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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Identidade de Integrantes do “Grupo Cultural Batidas e Rimas” de Queimados/RJ: A Relação Entre Cultura e Sociedade na Construção do Sujeito
Other Titles: The Identity of Members of the “Batidas e Rimas Cultural Group” from Queimados/RJ: The Relationship Between Culture and Society in the Construction of the Subject
Authors: Cassiano, Sarah Martins
Orientador(a): Angelo, Elis Regina Barbosa
Primeiro membro da banca: Angelo, Elis Regina Barbosa
Segundo membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Terceiro membro da banca: Reis, Thiago de Souza dos
Quarto membro da banca: Barbosa, Conceicao Aparecida
Keywords: Identidade;Cultura;Sociedade;Batidas e Rimas;Identity;Culture;Society;Beats and Rhymes
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 11-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citation: CASSIANO, Sarah Martins. A Identidade de Integrantes do “Grupo Cultural Batidas e Rimas” de Queimados/RJ: A Relação Entre Cultura e Sociedade na Construção do Sujeito, 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: O presente trabalho é um estudo sobre o modo como o sujeito oriundo e morador da periferia se coloca em sociedade, sua percepção sobre elementos culturais, sociais e sobre sua própria identidade. Observa-se que o modo como se enxerga enquanto indivíduo está mudando, em especial se comparado a gerações anteriores. Constata-se uma relação entre cultura e sociedade, associadas à identidade que se reflete nos modos de falar, de vestir, de agir e de se posicionar, sejam no campo político ou social. Este texto busca compreender os aspectos identitários de parte de um grupo cultural específico, conhecido como Batidas e Rimas, criado e localizado no município de Queimados, Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O coletivo origina-se da cultura Hip-Hop: música, break e grafitti, mas também como uma forma de vida que gira em torno de uma linguagem, de símbolos e códigos próprios que possibilitam identificações que fazem parte do que seus integrantes são. Esses agentes produzem cultura e a expressam por meio de uma identidade. As práticas sociais carregam uma dimensão cultural que se alastra e gera impacto direto na construção do sujeito e no modo como o mesmo se posiciona como ator social. Tanto o “Batidas e Rimas” como outros coletivos que serão mencionados fazem a diferença na periferia e enxergam a cultura hip-hop como um modo de vida, de ser e estar no mundo. Discutir sobre cultura e identidade na Baixada não representa um ineditismo, mas faz parte de um processo de desconstrução da concepção de que esse território reduza a criminalidade.
Abstract: The present work is a study on the way in which the subject from and resident of the periphery places himself in society, his perception of cultural and social elements and his own identity. It is observed that the way you see yourself as an individual is changing, especially compared to previous generations. There is a relationship between culture and society, associated with the identity that is reflected in the ways of speaking, dressing, acting and positioning, whether in the political or social field. This text seeks to understand the identity aspects of part of a specific cultural group, known as Batidas e Rimas, created and located in the municipality of Queimados, Baixada Fluminense in the State of Rio de Janeiro. The collective originates from the Hip-Hop culture: music, break and graffiti, but also as a way of life that revolves around a language, symbols and codes that allow identifications that are part of what its members are. These agents produce culture and express it through an identity. Social practices carry a cultural dimension that spreads and generates a direct impact on the construction of the subject and on the way in which it positions itself as a social actor. Both “Batidas e Rimas” and other collectives that will be mentioned make a difference in the periphery and see hip-hop culture as a way of life, of being and being in the world. Discussing culture and identity in the Baixada is not unprecedented, but is part of a process of deconstructing the concept that this territory reduces crime.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18267
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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