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dc.contributor.authorGutman, Cátia Regina-
dc.date.accessioned2024-09-30T15:06:16Z-
dc.date.available2024-09-30T15:06:16Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationGUTMAN, Cátia Regina. Crianças no Cativeiro Agência Infantil Africana nos Oitocentos, na Cidade do Rio de Janeiro. 2023. 230 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) -Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18275-
dc.description.abstractHá necessidade de se visibilizar a presença da criança escravizada nos Oitocentos na Cidade do Rio de Janeiro. O objetivo desta tese é discutir a mobilidade das crianças africanas escravizadas como resistência nas fugas trazendo à tona a voz e visibilidade dessa infância. Para isso, catalogo e quantifico anúncios de crianças escravizadas fugidas do Jornal O Diário do Rio de Janeiro de 1839 a 1849. Para discutir essa infância africana escravizada, buscou-se uma construção histórica baseada em estudos no Brasil, sobre a criança africana escravizada, (MOTT, 1979; MATTOSO, 1988; DEL PRIORE, 1999; JOVINO, 2010), em contrapondo com os Estados Unidos, (KING, 2011; DIPTEE, 2012; VASCONCELOS, 2015), da historiografia da escravidão, (CONRAD, 1975, 1985; REIS, 1989; SILVA, 1989; SOARES, 1998; LOVEJOY, 2006; KLEIN, 2011; SLENES, 2011; KARASCH, 2000). Estudos sobre a Infância, (ARIÉS, 1986; CORSARO, 1997; HEYWOOD, 2004; CUNNINGHAM, 2005; JENKS, 2002; MAYALL, 2002; QVORTRUP, 2010; SARMENTO, 2011; HENICK, 2015) e Infância Africana (VAZ , 1970; VAZ, 1972; MARTINS 1972; SOMÉ, 1999; GOTTLIEB, 2004; JUNOD, 2009). Utilizo o conceito de Afrocentricidade de e partindo de uma proposta Afrocêntrica de infância, que minha tese cria, pois não existe este termo para infância (GUTMAN, 2022), utilizando os estudos afrocêntricos (ASANTE, 1988; OYABADE, 1990; MAZAMA, 2009; MUNANGA, 2011; MHLONGO, 2013). Procurou-se mostrar a ação de fuga como uma construção de agência, onde a criança africana escravizada é sujeito da sua própria história, mudança e transformação. Realizou-se também um exercício de analisar os anúncios, quantificando nações, idade, gênero e moradias, procurando localizar as culturas infantis africanas, na troca entre seus pares, caminhos de encontros e rotas de fuga, contribuindo para um entendimento e relacionando com a construção de uma agência infantil africana, na Cidade do Rio de Janeiro, nos Oitocentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInfância Afrocêntricapt_BR
dc.subjectAgência Infantilpt_BR
dc.subjectCriança Africanapt_BR
dc.subjectEscravizadapt_BR
dc.subjectAfrocentric Childhoodpt_BR
dc.subjectChild Agencypt_BR
dc.subjectAfrican Childpt_BR
dc.subjectEnslavept_BR
dc.titleCrianças no cativeiro agência infantil africana nos oitocentos, na cidade do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeChildren in captivity african children’s agency in the 19th, in the city of Rio de Janeiroen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThere is a need to make visible the presence of enslaved children in the 19th century in city of Rio de Janeiro. The ai of this thesis isto discuss the mobility of enslaved, African chidreen as resistance in their escapes, bringing up the voice and visibility of that childhood. For this, i catalog and quantify advertisements of escaped enslaved children in the newspaper O Diário do Rio de janeiro from 1839 to 1840. To discuss this enslaved African Childhood, we soudht a historical construction based on studies in Barzil, about the enslaved African child, (MOTT, 1979, MATTOSO, 1988, DEL PRIORE, 1999, JOVINO,2010), in opposition to the United States, (KING, 2011, DIPTEE, 2012, VASCONCELLOS, 2015), the historography of slavery, (CONRAD, 1975, REIS, 1989, SILVA, 1989, SOARES, 1998, KARASCH, 200, LOVEJOY, 2006, KLEIN, 2011, SLENES, 2011). Studies on childhood, (ARIÉS, 1986, CORSARO, 1997, HEYWOOD, 2004, CUNNINGHAM, 2005, JENKS, 2002, MAYALL, 2002, QVORTTRUP, 2010, SARMENTO, 2011, HENICK, 2015), and African Childhood, (VAZ, 1970, VAZ, 1970, MARTINS,1972, SOMÉ,1999, GOTTLIEB, 2004, JUNOD, 2009). I use the conceptt of Afrocentricity from and starting from na Afrocentric proposal of childhood, which my thesis creates, because there is no such term for childhood, (GUTMAN, 2022), using the Afrocentric studies, of (ASANTE, 1988), and the studies of (OYABADE, 1990, MAZAMA, 2009, MUNANGA, 2011, MHOLONGO, 20130, we tried, to show the action of scape as construction of agency, where the slaved African child is the subject of its own history, change and housing, seeking to locate African children‘s cultures, in the Exchange between their peers, meeting paths and escapes routes, contributing to na understandingrelating to the construction of na african children agency, in the city of Rio de Janeiro, in the 19th century.en
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.referee2Pereira, Amilcar Araujo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7781-6882pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6346712809070450pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Carlos Alberto Ivanir dos-
dc.contributor.referee4Nascimento, Elisabete-
dc.contributor.referee5Cazumba, Luis da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1940684579034121pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362455203363891pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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