Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18275
Tipo do documento: Tese
Título: Crianças no cativeiro agência infantil africana nos oitocentos, na cidade do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Children in captivity african children’s agency in the 19th, in the city of Rio de Janeiro
Autor(es): Gutman, Cátia Regina
Orientador(a): Santos Junior, Renato Nogueira dos
Primeiro membro da banca: Santos Junior, Renato Nogueira dos
Segundo membro da banca: Pereira, Amilcar Araujo
Terceiro membro da banca: Santos, Carlos Alberto Ivanir dos
Quarto membro da banca: Nascimento, Elisabete
Quinto membro da banca: Cazumba, Luis da Silva
Palavras-chave: Infância Afrocêntrica;Agência Infantil;Criança Africana;Escravizada;Afrocentric Childhood;Child Agency;African Child;Enslave
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: GUTMAN, Cátia Regina. Crianças no Cativeiro Agência Infantil Africana nos Oitocentos, na Cidade do Rio de Janeiro. 2023. 230 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) -Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Há necessidade de se visibilizar a presença da criança escravizada nos Oitocentos na Cidade do Rio de Janeiro. O objetivo desta tese é discutir a mobilidade das crianças africanas escravizadas como resistência nas fugas trazendo à tona a voz e visibilidade dessa infância. Para isso, catalogo e quantifico anúncios de crianças escravizadas fugidas do Jornal O Diário do Rio de Janeiro de 1839 a 1849. Para discutir essa infância africana escravizada, buscou-se uma construção histórica baseada em estudos no Brasil, sobre a criança africana escravizada, (MOTT, 1979; MATTOSO, 1988; DEL PRIORE, 1999; JOVINO, 2010), em contrapondo com os Estados Unidos, (KING, 2011; DIPTEE, 2012; VASCONCELOS, 2015), da historiografia da escravidão, (CONRAD, 1975, 1985; REIS, 1989; SILVA, 1989; SOARES, 1998; LOVEJOY, 2006; KLEIN, 2011; SLENES, 2011; KARASCH, 2000). Estudos sobre a Infância, (ARIÉS, 1986; CORSARO, 1997; HEYWOOD, 2004; CUNNINGHAM, 2005; JENKS, 2002; MAYALL, 2002; QVORTRUP, 2010; SARMENTO, 2011; HENICK, 2015) e Infância Africana (VAZ , 1970; VAZ, 1972; MARTINS 1972; SOMÉ, 1999; GOTTLIEB, 2004; JUNOD, 2009). Utilizo o conceito de Afrocentricidade de e partindo de uma proposta Afrocêntrica de infância, que minha tese cria, pois não existe este termo para infância (GUTMAN, 2022), utilizando os estudos afrocêntricos (ASANTE, 1988; OYABADE, 1990; MAZAMA, 2009; MUNANGA, 2011; MHLONGO, 2013). Procurou-se mostrar a ação de fuga como uma construção de agência, onde a criança africana escravizada é sujeito da sua própria história, mudança e transformação. Realizou-se também um exercício de analisar os anúncios, quantificando nações, idade, gênero e moradias, procurando localizar as culturas infantis africanas, na troca entre seus pares, caminhos de encontros e rotas de fuga, contribuindo para um entendimento e relacionando com a construção de uma agência infantil africana, na Cidade do Rio de Janeiro, nos Oitocentos.
Abstract: There is a need to make visible the presence of enslaved children in the 19th century in city of Rio de Janeiro. The ai of this thesis isto discuss the mobility of enslaved, African chidreen as resistance in their escapes, bringing up the voice and visibility of that childhood. For this, i catalog and quantify advertisements of escaped enslaved children in the newspaper O Diário do Rio de janeiro from 1839 to 1840. To discuss this enslaved African Childhood, we soudht a historical construction based on studies in Barzil, about the enslaved African child, (MOTT, 1979, MATTOSO, 1988, DEL PRIORE, 1999, JOVINO,2010), in opposition to the United States, (KING, 2011, DIPTEE, 2012, VASCONCELLOS, 2015), the historography of slavery, (CONRAD, 1975, REIS, 1989, SILVA, 1989, SOARES, 1998, KARASCH, 200, LOVEJOY, 2006, KLEIN, 2011, SLENES, 2011). Studies on childhood, (ARIÉS, 1986, CORSARO, 1997, HEYWOOD, 2004, CUNNINGHAM, 2005, JENKS, 2002, MAYALL, 2002, QVORTTRUP, 2010, SARMENTO, 2011, HENICK, 2015), and African Childhood, (VAZ, 1970, VAZ, 1970, MARTINS,1972, SOMÉ,1999, GOTTLIEB, 2004, JUNOD, 2009). I use the conceptt of Afrocentricity from and starting from na Afrocentric proposal of childhood, which my thesis creates, because there is no such term for childhood, (GUTMAN, 2022), using the Afrocentric studies, of (ASANTE, 1988), and the studies of (OYABADE, 1990, MAZAMA, 2009, MUNANGA, 2011, MHOLONGO, 20130, we tried, to show the action of scape as construction of agency, where the slaved African child is the subject of its own history, change and housing, seeking to locate African children‘s cultures, in the Exchange between their peers, meeting paths and escapes routes, contributing to na understandingrelating to the construction of na african children agency, in the city of Rio de Janeiro, in the 19th century.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18275
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - CÁTIA REGINA GUTMAN.pdf12.04 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.