Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18280Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Machado, Claudio Roberto Quaresma | - |
| dc.date.accessioned | 2024-09-30T17:12:02Z | - |
| dc.date.available | 2024-09-30T17:12:02Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
| dc.identifier.citation | MACHADO, Claudio Roberto Quaresma. A importância do conhecimento da história da Educação no Brasil na formação e prática do professor de História. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18280 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho busca refletir sobre a importância do conhecimento sobre a História da educação no Brasil na formação e prática do professor de História. Estas reflexões que intencionamos realizar neste trabalho de pesquisa partem da historicidade da educação brasileira como elemento importante para a formação docente no que se refere à compreensão do processo de constituição da educação no Brasil. Pretendeu- se analisar como este conhecimento pode contribuir na mobilização dos saberes dos professores de História em seu trabalho educativo. Como metodologia adotamos a pesquisa de ementas das disciplinas presentes na formação dos licenciandos de História e levantamento teórico. Neste sentido busca-se apontar histórica e empiricamente o lugar das disciplinas relacionadas aos saberes de caráter pedagógico nas grades curriculares dos cursos de licenciatura em história, como também a presença específica nestas grades, da disciplina História da Educação no Brasil. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | História da Educação no Brasil | pt_BR |
| dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
| dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
| dc.subject | History of Education in Brazil | pt_BR |
| dc.subject | Teaching Knowledge | pt_BR |
| dc.subject | Teacher Training | pt_BR |
| dc.title | A importância do conhecimento da história da Educação no Brasil na formação e prática do professor de História | pt_BR |
| dc.title.alternative | The importance of knowledge of the history of Education in Brazil in the training and practice of History teachers | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This work seeks to reflect on the importance of knowledge about the History of education in Brazil in the training and practice of History teachers. These reflections that we intend to carry out in this research work are based on the historicity of Brazilian education as an important element for teacher training in terms of understanding the process of constitution of education in Brazil. The aim was to analyze how this knowledge can contribute to mobilizing the knowledge of History teachers in their educational work. In this sense, we seek to point out historically and empirically the place of disciplines related to pedagogical knowledge in the curriculum of undergraduate history courses, as well as the specific presence in these curriculums of the History of Education in Brazil discipline. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-4987-2737 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1757475868025140 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-4987-2737 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1757475868025140 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0557589488604397 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7423435555223127 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| dc.relation.references | ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: Alarcão, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: Porto Editora, 1996. ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011. ALBERTI, Verena. O lugar da História Oral: o fascínio do vivido e as possibilidades de pesquisa. In: _______ Ouvir Contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 13 – 31. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Fazer defeitos nas memórias: para que servem a escrita e o ensino da história? In.: GONÇALVES, Márcia de Almeida; ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; Ana Maria Monteiro (org.). Qual o valor da História hoje? Rio de Janeiro: FGV Editora, p. 21-39, 2012. ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, vol. 21, n. esp., p. 281-298, jan./jun. 2013. ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. O curso de Pedagogia no Brasil: uma análise sobre a sua história e identidade (1939-2019). Interfaces da Educação. Paranaíba, v. 12, n. 34, p. 561-588, 2021. ARAÚJO, Denise Silva; BRZEZINSKI, Iria; SÁ, Helvécio Goulart Malta de. Políticas públicas para formação de professores: entre conquistas, retrocessos e resistências. Revista de Educação Pública, v.29, p. 1-26, jan./dez., 2020. ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. BATISTA, Aldrei Jesus Galhardo. O Ensino de História da Educação nos Cursos de Pedagogia. Tese (doutorado em educação); Universidade Federal de São Carlos, São Carlo – SP, 2019. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Ensino de Humanidades – Estudos Avançados. n. 32 (93), p. 127-149, mai./aug. 2018. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada a história profana. In: Revista Brasileira de História. v. 13, n. 25/26, p. 193-221, set.1992/ ago. 1993. BORGES, Bruno Gonçalves; JUNIOR GATTI, Décio. Ensino de História da Educação na Formação de Professores no Brasil Atual. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 40, p. 24-48, dez./2010. BORGES, Bruno Gonçalves; JUNIOR GATTI, Décio. Ensino de História da Educação na Formação de Professores no Brasil Atual. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, jul/2011. 120 BRASIL. Lei n.o 5.540, de 28 de novembro de 1968. BRASIL. Lei n.o 11.090, de 04 de abril de 1939. BRASIL. Lei n.o 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o curso de pedagogia: a tensão entre instituindo e instituinte. RBPAE, v. 23, n. 2, p. 229-251, mai./ago., 2007. BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas – SP: Papirus, 2020. CERRI, Luis Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. História, histórias. Brasília, v. 1, n. 2, p. 167-186, 2013. FERREIRA, Marieta de Moraes. O ensino da História na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ, v. 19, n. 2, abr./jun., p. 611-636, 2012. FLACH, Simone de Fátima. Direito à educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: entre a previsão legal e a realidade. Revista HISTEDBR, Campinas, n.43, p. 285-303, set. 2011. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizagens. Campinas: Papirus, 2005. FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. Barueri, SP: Manole, 2009. HOBSBAWM, E. A Era dos extremos: O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2019. MONTEIRO, Ana Maria. Professores: entre saberes e práticas. Revista Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, Abr. p. 121-142, 2001. NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. 1o Congresso Nacional da Formação Contínua de Professores (Formação Contínua de Professores: Realidades e Perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991. Disponível em: <repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf> NÓVOA, António. História da educação: Percursos de uma disciplina. In: Análise Psicológica. v. XIV, n. 4, p. 417-434, 1996. 121 NÓVOA, António. Apresentação. In: CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999. NÓVOA, António. Apresentação: Por que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena câmara. Memórias e memórias da educação no Brasil – Vol. I: Séculos XVI-XVII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. NUNES, Clarice. O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação. n. 6. jul./dez. p. 115-157, 2003. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005. RODRIGUES, Fabiana de Moura Maia. A reestruturação dos cursos de Pedagogia e Normal na Ditadura Militar (1964-1985): o caso da Faculdade Nacional de Filosofia e o do Instituto da Educação do Estado da Guanabara. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011. RODRIGUES, Fabiana de Moura Maia. Os anos iniciais da Faculdade de Educação da UFRJ: A era da improvisação. Revista Contemporânea de Educação, v. 8, n. 15, jan./jul., 2013. RODRIGUES, Fabiana de Moura Maia. Quem ensina ensinar? Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal – CFPEN (1966-1976): entre indefinições e incertezas. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017 RÜSEN, Jörn. Razão histórica – teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília/DF: Editora Universidade de Brasília, 2001. SAVIANI, Dermeval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Formação do educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. SAVIANI, Dermeval. História da Educação e Política Educacional. In: Histedbr on- line, v. julho/2001, n. 3, p. 1-3, 2001. SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005. SAVIANI, Dermeval. Política Educacional Brasileira: Limites e Perspectivas. In: Revista da Educação / PUC - Campinas, n. 24, p. 7-16, 2008. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143- 155, jan./abr., 2009. SAVIANI, Dermeval et al. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2019. 122 SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, Sp: Autores Associados, 2020. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação de professores de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. O saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloísa Murgel. Brasil: Uma Biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. SILVA, Amanda Moreira da; MOTTA, Vânia Cardoso da. O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 3, p. 1-20, set./dez., 2019. SILVA, Amanda Oech. A Importância do Ensino da História da Educação no curso de Pedagogia para a formação de Professores. In: Educere, XI Congresso Nacional de Educação; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. Pontifícia Universidade Católica-PR, Curitiba, 2013, p. 22373-22381. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena câmara. Memórias e memórias da educação no Brasil – Vol. I: Séculos XVI-XVII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena câmara. Histórias e memórias da educação no Brasil – Vol. III: Séculos XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. TANURI, Maria Leonor. História da formação de professores. Revista Brasileira da Educação, n. 14, mai./jun./jul./ago., 2000. TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação a formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./fev./mar./abr., 2000. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014. VIÑAO, Antonio. História das disciplinas escolares. Revista Brasileira De História Da Educação. n. 18, set./dez. 2008 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de História | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - CLAUDIO ROBERTO QUARESMA MACHADO.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
