Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18280
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A importância do conhecimento da história da Educação no Brasil na formação e prática do professor de História |
Otros títulos: | The importance of knowledge of the history of Education in Brazil in the training and practice of History teachers |
Autor: | Machado, Claudio Roberto Quaresma |
Orientador(a): | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia |
Segundo membro da banca: | Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Palabras clave: | História da Educação no Brasil;Saberes Docentes;Formação Docente;History of Education in Brazil;Teaching Knowledge;Teacher Training |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 13-nov-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
Citación: | MACHADO, Claudio Roberto Quaresma. A importância do conhecimento da história da Educação no Brasil na formação e prática do professor de História. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumen: | Este trabalho busca refletir sobre a importância do conhecimento sobre a História da educação no Brasil na formação e prática do professor de História. Estas reflexões que intencionamos realizar neste trabalho de pesquisa partem da historicidade da educação brasileira como elemento importante para a formação docente no que se refere à compreensão do processo de constituição da educação no Brasil. Pretendeu- se analisar como este conhecimento pode contribuir na mobilização dos saberes dos professores de História em seu trabalho educativo. Como metodologia adotamos a pesquisa de ementas das disciplinas presentes na formação dos licenciandos de História e levantamento teórico. Neste sentido busca-se apontar histórica e empiricamente o lugar das disciplinas relacionadas aos saberes de caráter pedagógico nas grades curriculares dos cursos de licenciatura em história, como também a presença específica nestas grades, da disciplina História da Educação no Brasil. |
Abstract: | This work seeks to reflect on the importance of knowledge about the History of education in Brazil in the training and practice of History teachers. These reflections that we intend to carry out in this research work are based on the historicity of Brazilian education as an important element for teacher training in terms of understanding the process of constitution of education in Brazil. The aim was to analyze how this knowledge can contribute to mobilizing the knowledge of History teachers in their educational work. In this sense, we seek to point out historically and empirically the place of disciplines related to pedagogical knowledge in the curriculum of undergraduate history courses, as well as the specific presence in these curriculums of the History of Education in Brazil discipline. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18280 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - CLAUDIO ROBERTO QUARESMA MACHADO.pdf | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.