Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Cristiano Calil da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T13:31:27Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T13:31:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Cristiano Calil da Costa. Racismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SP. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o racismo estrutural e os reflexos da segregação no sistema educacional, especificamente no segundo ciclo do ensino fundamental, na cidade de Bananal-SP. A fim de chegar na área educacional da sociedade bananalense nos dias atuais, torna-se necessário olhar ao redor e compreender as características sociais na história do município. Dessa forma, investiguei (a partir de entrevistas, análises documentais e pesquisas no próprio local) a estrutura da cidade, desde seus aspectos físicos, passando pela organização habitacional dos moradores, pelos grupos privilegiados e pelas características culturais da população, até a forma em que a educação do município reflete os valores tidos como relevantes pelos seus habitantes e continua a propagar, a partir de sua estrutura, os reflexos do racismo. A intenção é contribuir para a ressignificação das histórias, estimulando práticas antirracistas, orientadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 e nas DCNERERs, além de propiciar mais reflexões entre as pessoas, para a superação dos prejuízos sociais. Como consequência, espera-se que os privilégios da população abastada e branca da cidade sejam diminuídos, para que uma sociedade mais harmoniosa e justa seja apresentada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 | pt_BR |
dc.subject | Educação na Cidade de Bananal-SP | pt_BR |
dc.subject | História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Law 10.639/03 and Law 11.645/08 | pt_BR |
dc.subject | Education in the City of Bananal-SP | pt_BR |
dc.subject | Afro- Brazilian History and Culture | pt_BR |
dc.title | Racismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SP | pt_BR |
dc.title.alternative | Structural racism and educational consequences in the city of Bananal-SP | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The aim of this research is to analyze structural racism and the consequences of segregation in the educational system, specifically in the second cycle of elementary school, in the city of Bananal-SP. In order to get to the educational area of Bananal society today, it is necessary to look around and understand the social characteristics of the municipality's history. In this way, I investigated (based on interviews, documentary analysis and on-site research) the structure of the city, from its physical aspects, through the housing organization of the residents, the privileged groups and the cultural characteristics of the population, to the way in which the municipality ́s education reflects the values considered relevant by its inhabitants and continues to propagate, from its structure, the reflections of racism. The intention is to contribute to the re-signification of stories, encouraging anti-racist practices, guided by Laws 10.639/03 and 11.645/08 and the DCNERERs, as well as encouraging more reflection among people, in order to overcome social prejudices. As a result, it is hoped that the privileges of the city's wealthy and white population will be reduced, so that a more harmonious and just society can be created. | en |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Amauri Mendes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amauri Mendes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos Junior, Renato Noguera dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6609-9360 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7589245190503189 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Alessandra Pio | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5302-029X | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0968781274360926 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Andrade, Claudia Cristina dos Santos | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4995918986292104 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8238765576111228 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. BANANAL, Gazeta de Bananal. Policia Civil de Bananal prende 16 pessoas por associação com o tráfico. Bananal: 02 set. 2020. 1 vídeo (1 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e8sExv-Px5A . Acesso em 18 jul. 2022. BANDEIRA, Julio; LAGO, Pedro Corrêa do. Debret e o Brasil: obra completa, 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2013. BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BRASIL. Lei 10.639/03 de 9 de Janeiro de 2003. Brasília, DF. 2003. _______. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Brasília, DF. 2008. _______. Lei n.o 11.738/08, de 16 de julho de 2008. Brasília, DF. 2008. _______. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004. CARDOSO, Ruth Corrêa Leite. A trajetória dos movimentos sociais. In: Oses anos 90: política e sociedade no Brasil[S.l: s.n.], 1994. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GEERTZ, Clifford. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. V.16 n.47, 2011. GOMES, N. L. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2018. GONZALES, Lelia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro (Coleção 2 pontos). Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982. GRAÇA, Plínio (org.). Estância turística e ecológica de Bananal: Terra dos barões do café. São Paulo: Noovha América, 2006. HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021. 93 JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática. 10a ed., 2020. MUNANGA, K. (org.) Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2005. PAIXÃO, Marcelo. A Lenda da Modernidade Encantada: por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre as relações raciais e projeto de Estado- Nação. Editora CRV, Curitiba, 2012. PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: uma visão histórica, 2006. PEREIRA, A. M. A lei 10639/03 e os agentes da lei. Portal Gelédes, 18 set. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/lei-10-63903-e-os-agentes-da-lei/. Acesso em: 15 abr. 2022. PEREIRA, A. M. Guerrilhas na educação: a ação pedagógica do movimento negro na escola pública. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n. 46, p. 26-35, 2003. ROCHA, Pretinho. Terreiro da Fazenda - Mestrando Pretinho. Bananal: 01 fev. 2023. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YOtBWsEEMDo . Acesso em 29 jul. 2023. RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. 1 ed. - Rio de Janeiro: Mórula, 2021. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados, Brasília, 2015. SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei no 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro. In: SECAD, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. p. 21-37. VAINER, Carlos B. Estado e raça no Brasil. Notas exploratórias. In: Cadernos Cândido Mendes. Centro de Estudos Afro-Asiáticos - CEAA. Rio de Janeiro: no. 18, 1990 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - CRISTIANO CALIL DA COSTA ALVES.pdf | 6.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.