Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlves, Cristiano Calil da Costa-
dc.date.accessioned2024-10-02T13:31:27Z-
dc.date.available2024-10-02T13:31:27Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationALVES, Cristiano Calil da Costa. Racismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SP. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o racismo estrutural e os reflexos da segregação no sistema educacional, especificamente no segundo ciclo do ensino fundamental, na cidade de Bananal-SP. A fim de chegar na área educacional da sociedade bananalense nos dias atuais, torna-se necessário olhar ao redor e compreender as características sociais na história do município. Dessa forma, investiguei (a partir de entrevistas, análises documentais e pesquisas no próprio local) a estrutura da cidade, desde seus aspectos físicos, passando pela organização habitacional dos moradores, pelos grupos privilegiados e pelas características culturais da população, até a forma em que a educação do município reflete os valores tidos como relevantes pelos seus habitantes e continua a propagar, a partir de sua estrutura, os reflexos do racismo. A intenção é contribuir para a ressignificação das histórias, estimulando práticas antirracistas, orientadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 e nas DCNERERs, além de propiciar mais reflexões entre as pessoas, para a superação dos prejuízos sociais. Como consequência, espera-se que os privilégios da população abastada e branca da cidade sejam diminuídos, para que uma sociedade mais harmoniosa e justa seja apresentada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLei 10.639/03 e Lei 11.645/08pt_BR
dc.subjectEducação na Cidade de Bananal-SPpt_BR
dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03 and Law 11.645/08pt_BR
dc.subjectEducation in the City of Bananal-SPpt_BR
dc.subjectAfro- Brazilian History and Culturept_BR
dc.titleRacismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SPpt_BR
dc.title.alternativeStructural racism and educational consequences in the city of Bananal-SPen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of this research is to analyze structural racism and the consequences of segregation in the educational system, specifically in the second cycle of elementary school, in the city of Bananal-SP. In order to get to the educational area of Bananal society today, it is necessary to look around and understand the social characteristics of the municipality's history. In this way, I investigated (based on interviews, documentary analysis and on-site research) the structure of the city, from its physical aspects, through the housing organization of the residents, the privileged groups and the cultural characteristics of the population, to the way in which the municipality ́s education reflects the values considered relevant by its inhabitants and continues to propagate, from its structure, the reflections of racism. The intention is to contribute to the re-signification of stories, encouraging anti-racist practices, guided by Laws 10.639/03 and 11.645/08 and the DCNERERs, as well as encouraging more reflection among people, in order to overcome social prejudices. As a result, it is hoped that the privileges of the city's wealthy and white population will be reduced, so that a more harmonious and just society can be created.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Junior, Renato Noguera dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6609-9360pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7589245190503189pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Alessandra Pio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5302-029Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0968781274360926pt_BR
dc.contributor.referee4Andrade, Claudia Cristina dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995918986292104pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238765576111228pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. BANANAL, Gazeta de Bananal. Policia Civil de Bananal prende 16 pessoas por associação com o tráfico. Bananal: 02 set. 2020. 1 vídeo (1 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=e8sExv-Px5A . Acesso em 18 jul. 2022. BANDEIRA, Julio; LAGO, Pedro Corrêa do. Debret e o Brasil: obra completa, 1816-1831. Rio de Janeiro: Capivara, 2013. BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. BRASIL. Lei 10.639/03 de 9 de Janeiro de 2003. Brasília, DF. 2003. _______. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Brasília, DF. 2008. _______. Lei n.o 11.738/08, de 16 de julho de 2008. Brasília, DF. 2008. _______. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História afro-brasileira e africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004. CARDOSO, Ruth Corrêa Leite. A trajetória dos movimentos sociais. In: Oses anos 90: política e sociedade no Brasil[S.l: s.n.], 1994. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020. FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GEERTZ, Clifford. Obras e Vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2004. GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. V.16 n.47, 2011. GOMES, N. L. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2018. GONZALES, Lelia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro (Coleção 2 pontos). Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1982. GRAÇA, Plínio (org.). Estância turística e ecológica de Bananal: Terra dos barões do café. São Paulo: Noovha América, 2006. HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021. 93 JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática. 10a ed., 2020. MUNANGA, K. (org.) Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2005. PAIXÃO, Marcelo. A Lenda da Modernidade Encantada: por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre as relações raciais e projeto de Estado- Nação. Editora CRV, Curitiba, 2012. PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: uma visão histórica, 2006. PEREIRA, A. M. A lei 10639/03 e os agentes da lei. Portal Gelédes, 18 set. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/lei-10-63903-e-os-agentes-da-lei/. Acesso em: 15 abr. 2022. PEREIRA, A. M. Guerrilhas na educação: a ação pedagógica do movimento negro na escola pública. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 2, n. 46, p. 26-35, 2003. ROCHA, Pretinho. Terreiro da Fazenda - Mestrando Pretinho. Bananal: 01 fev. 2023. 1 vídeo (3 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YOtBWsEEMDo . Acesso em 29 jul. 2023. RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. 1 ed. - Rio de Janeiro: Mórula, 2021. SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significados, Brasília, 2015. SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei no 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do Movimento Negro. In: SECAD, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. p. 21-37. VAINER, Carlos B. Estado e raça no Brasil. Notas exploratórias. In: Cadernos Cândido Mendes. Centro de Estudos Afro-Asiáticos - CEAA. Rio de Janeiro: no. 18, 1990pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - CRISTIANO CALIL DA COSTA ALVES.pdf6.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.