Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389
Tipo do documento: Dissertação
Título: Racismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SP
Otros títulos: Structural racism and educational consequences in the city of Bananal-SP
Autor: Alves, Cristiano Calil da Costa
Orientador(a): Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Santos Junior, Renato Noguera dos
Terceiro membro da banca: Silva, Alessandra Pio
Quarto membro da banca: Andrade, Claudia Cristina dos Santos
Palabras clave: Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08;Educação na Cidade de Bananal-SP;História e Cultura Afro-Brasileira;Law 10.639/03 and Law 11.645/08;Education in the City of Bananal-SP;Afro- Brazilian History and Culture
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 11-dic-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: ALVES, Cristiano Calil da Costa. Racismo estrutural e os reflexos educacionais na cidade de Bananal-SP. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o racismo estrutural e os reflexos da segregação no sistema educacional, especificamente no segundo ciclo do ensino fundamental, na cidade de Bananal-SP. A fim de chegar na área educacional da sociedade bananalense nos dias atuais, torna-se necessário olhar ao redor e compreender as características sociais na história do município. Dessa forma, investiguei (a partir de entrevistas, análises documentais e pesquisas no próprio local) a estrutura da cidade, desde seus aspectos físicos, passando pela organização habitacional dos moradores, pelos grupos privilegiados e pelas características culturais da população, até a forma em que a educação do município reflete os valores tidos como relevantes pelos seus habitantes e continua a propagar, a partir de sua estrutura, os reflexos do racismo. A intenção é contribuir para a ressignificação das histórias, estimulando práticas antirracistas, orientadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 e nas DCNERERs, além de propiciar mais reflexões entre as pessoas, para a superação dos prejuízos sociais. Como consequência, espera-se que os privilégios da população abastada e branca da cidade sejam diminuídos, para que uma sociedade mais harmoniosa e justa seja apresentada.
Abstract: The aim of this research is to analyze structural racism and the consequences of segregation in the educational system, specifically in the second cycle of elementary school, in the city of Bananal-SP. In order to get to the educational area of Bananal society today, it is necessary to look around and understand the social characteristics of the municipality's history. In this way, I investigated (based on interviews, documentary analysis and on-site research) the structure of the city, from its physical aspects, through the housing organization of the residents, the privileged groups and the cultural characteristics of the population, to the way in which the municipality ́s education reflects the values considered relevant by its inhabitants and continues to propagate, from its structure, the reflections of racism. The intention is to contribute to the re-signification of stories, encouraging anti-racist practices, guided by Laws 10.639/03 and 11.645/08 and the DCNERERs, as well as encouraging more reflection among people, in order to overcome social prejudices. As a result, it is hoped that the privileges of the city's wealthy and white population will be reduced, so that a more harmonious and just society can be created.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18389
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - CRISTIANO CALIL DA COSTA ALVES.pdf6.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.