Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18516
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dc.contributor.authorSilva, Fabricio Fonseca da-
dc.date.accessioned2024-10-07T14:18:41Z-
dc.date.available2024-10-07T14:18:41Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fabrício Fonseca da. O associativismo empresarial na educação: um estudo do Movimento Brasil Competitivo na difusão da pedagogia da competitividade na educação pública. 2023. 178 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18516-
dc.description.abstractO tema desta tese é o estudo do associativismo empresarial na educação nas primeiras décadas do século XXI, no Brasil. Para isso, tomamos como objeto empírico o estudo do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O Movimento Brasil Competitivo, desde a sua criação, é a principal organização da sociedade civil responsável por dar continuidade aos programas de qualidade total, à reforma do Estado e à reforma educacional no país. A noção de competitividade é um valor fundamental a ser difundido pelos intelectuais orgânicos do MBC em todas as esferas da vida social. A educação, nesse sentido, ocupa um papel de destaque no processo de construção do consenso em torno da pedagogia da competitividade. A pedagogia da competitividade, centrada nos conceitos de produtividade, competência e qualidade total, forjou-se a partir da resposta da burguesia mundial à crise orgânica do capital da década de 1970. Na educação, o discurso da competitividade se repete ao longo da história educacional brasileira, circulando em diferentes entidades associativas empresariais. Apontamos que o MBC assimilou esse discurso da competitividade e o difundiu tanto na sociedade civil quanto na sociedade política. O movimento também atuou por outros meios na conformação da pedagogia da competitividade. Nesse sentido, o objetivo desta tese é analisar o papel desempenhado pelo MBC na difusão da pedagogia da competitividade na educação. Além disso, propomos identificar e analisar a natureza da ação do MBC na educação. Como procedimento metodológico, sistematizamos a análise de dados primários e secundários, tais como: documentos oficiais produzidos pelo MBC; entrevistas retiradas de sítios; literatura científica relacionada ao tema (artigos, dissertações e teses; notícias e artigos vinculados em periódicos de grande circulação relacionados ou produzidos pelo MBC e seus membros. Dessa forma, por meio da matriz teórica-metodológica gramsciana, compreendemos o MBC como um aparelho privado de hegemonia estruturado a partir de empresários pertencentes às diferentes frações da grande burguesia brasileira e representantes da sociedade política, que cumpre a tarefa histórica da classe dominante de incorporar e operar os seus interesses no aparelho do Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEstado ampliadopt_BR
dc.subjectPedagogia da Competitividadept_BR
dc.subjectMovimento Brasil Competitivopt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectExtended Statept_BR
dc.subjectPedagogy of Competitivenesspt_BR
dc.subjectCompetitive Brazil Movementpt_BR
dc.subjectEducación Básicapt_BR
dc.subjectMovimiento Brasil Competitivopt_BR
dc.subjectPedagogía de la Competitividadpt_BR
dc.titleO associativismo empresarial na educação: um estudo do Movimento Brasil Competitivo na difusão da pedagogia da competitividade na educação públicapt_BR
dc.title.alternativeThe Business Associativism in Education: A study of the Movimento Brasil Competitivo in the dissemination of the pedagogy of competitiveness in public educationen
dc.title.alternativeAsociativismo empresarial en la educación: un estudio del Movimiento Brasil Competitivo en la difusión de la pedagogía de la competitividad en la educación públicaes
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe theme of this thesis is the study of business associativism in education in the early decades of the 21st century in Brazil. For this purpose, we take the study of the Movimento Brasil Competitivo (MBC) as the empirical object. The Movimento Brasil Competitivo, since its inception, has been the primary organization of civil society responsible for continuing total quality programs, state reform, and educational reform in the country. The notion of competitiveness is a fundamental value to be disseminated by the organic intellectuals of the MBC in all spheres of social life. In this sense, education plays a prominent role in the process of consensus-building around the pedagogy of competitiveness. The pedagogy of competitiveness, centered on the concepts of productivity, competence, and total quality, emerged as a response of the global bourgeoisie to the organic crisis of capital in the 1970s. In education, the discourse of competitiveness repeats throughout the history of Brazilian education, circulating in different business associational entities. We point out that the MBC assimilated this discourse of competitiveness and disseminated it in both civil and political society. The movement also acted through other means in shaping the pedagogy of competitiveness. In this regard, the objective of this thesis is to analyze the role played by the MBC in the diffusion of the pedagogy of competitiveness in education. Furthermore, we propose to identify and analyze the nature of the MBC's action in education. As a methodological procedure, we systematize the analysis of primary and secondary data, such as official documents produced by the MBC, interviews taken from websites, scientific literature related to the topic (articles, dissertations, and theses), news, and articles linked in widely circulated journals related to or produced by the MBC and its members. In this way, through the Gramscian theoretical-methodological framework, we understand the MBC as a private apparatus of hegemony structured from entrepreneurs belonging to different fractions of the Brazilian bourgeoisie and representatives of political society, which fulfills the historical task of the ruling class to incorporate and operate its interests within the State apparatus. Keywords: Basic Educaten
dc.description.abstractOtherEl tema de esta tesis es el estudio del asociacionismo empresarial en la educación en las primeras décadas del siglo XXI en Brasil. Para ello, tomamos como objeto empírico el estudio del Movimento Brasil Competitivo (MBC). El Movimento Brasil Competitivo, desde su creación, es la principal organización de la sociedad civil encargada de dar continuidad a los programas de calidad total, la reforma del Estado y la reforma educativa en el país. La noción de competitividad es un valor fundamental que debe difundirse por los intelectuales orgánicos del MBC en todas las esferas de la vida social. La educación, en este sentido, desempeña un papel destacado en el proceso de construcción de consenso en torno a la pedagogía de la competitividad. La pedagogía de la competitividad, centrada en los conceptos de productividad, competencia y calidad total, se forjó como respuesta de la burguesía mundial a la crisis orgánica del capital en la década de 1970. En la educación, el discurso de la competitividad se repite a lo largo de la historia educativa brasileña, circulando en diferentes entidades asociativas empresariales. Señalamos que el MBC asimiló este discurso de la competitividad y lo difundió tanto en la sociedad civil como en la sociedad política. El movimiento también actuó a través de otros medios en la conformación de la pedagogía de la competitividad. En este sentido, el objetivo de esta tesis es analizar el papel desempeñado por el MBC en la difusión de la pedagogía de la competitividad en la educación. Además, proponemos identificar y analizar la naturaleza de la acción del MBC en la educación. Como procedimiento metodológico, sistematizamos el análisis de datos primarios y secundarios, como documentos oficiales producidos por el MBC, entrevistas tomadas de sitios web, literatura científica relacionada con el tema (artículos, tesis y disertaciones), noticias y artículos vinculados en revistas de amplia circulación relacionados o producidos por el MBC y sus miembros. De esta manera, a través del marco teórico-metodológico gramsciano, comprendemos el MBC como un aparato privado de hegemonía estructurado a partir de empresarios pertenecientes a diferentes fracciones de la gran burguesía brasileña y representantes de la sociedad política, que cumple la tarea histórica de la clase dominante de incorporar y operar sus intereses en el aparato del Estado. Palabras clave: Educación Básica; Estado Ampliado; Pedagogía de la Competitividad, Movimiento Brasil Competitivo.es
dc.contributor.advisor1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913716021055272pt_BR
dc.contributor.referee2Guiot, Andre Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6813607214366595pt_BR
dc.contributor.referee3D'Avila, Eduardo da Costa Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9691653221113456pt_BR
dc.contributor.referee4Floriano, Marcio Douglas-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935387704885829pt_BR
dc.contributor.referee5Lamarão, Marco Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677011443280347pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7533-4054pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3601305363521112pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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