Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18521
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Gabriel dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T13:30:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T13:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Gabriel dos Santos. Trigonometria e funções trigonométricas com tecnologias digitais: Uma pesquisa-formação na Licenciatura em Matemática. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18521 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva contribuir com o ensino e a aprendizagem de trigonometria com tecnologias digitais, particularmente mediante atividades com uso de softwares. Apresenta-se um mapeamento feito na Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. Foram capturados nove estudos referentes aos temas trigonometria e funções trigonométricas com a utilização do GeoGebra. Além disso, foram catalogados conteúdos pertencentes aos portais Matemática Multimídia e Conteúdos Digitais em Matemática para o Ensino Médio. Analisam- se também duas implementações – uma em 2022 e outra em 2023 – com Licenciandos em Matemática da UFRRJ mediante sequência de atividades elaboradas a partir da revisão de literatura. Os dados foram produzidos através de registros escritos, captura de tela, fotos, diários do pesquisador e grupo de WhatsApp. Observa-se que os dois grupos de graduandos possuem dificuldades no quesito funções trigonométricas e, mais ainda, nos números complexos. Quanto à revisão de literatura destaca-se uma diferença no quantitativo de trabalhos relacionados à trigonometria e funções trigonométricas, 2 e 6 respectivamente, e 1 referente ao cálculo de área. Quanto à tecnologia, todos os trabalhos comentam sobre as potencialidades da utilização de tecnologia em sala de aula. Em contrapartida, os materiais catalogados tiveram uma abordagem histórica. A pesquisa sublinha que a utilização de tarefas de trigonometria com GeoGebra em aula promove interação (sujeito-sujeito e sujeito- dispositivo) e reflexão do que é representado de forma algébrica em suas anotações e descobertas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Números Complexos | pt_BR |
dc.subject | Funções Trigonométricas | pt_BR |
dc.subject | Trigonometry | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Complex Number | pt_BR |
dc.subject | Trigonometric Functions | pt_BR |
dc.title | Trigonometria e funções trigonométricas com tecnologias digitais: Uma pesquisa-formação na licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Trigonometry and trigonometric functions with digital technologies: a research-training in the degree in Mathematics | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research aims to contribute with teaching and learning of trigonometry with digital technologies, particularly through activities using software. A mapping carried out in the Journal of the Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo is presented. Nine studies relating to the topics of trigonometry and trigonometric functions were captured using GeoGebra. In addition, content belonging to the Mathematics Multimedia and Digital Contents in Mathematics for High School portals were catalogued. Two implementations are also analyzed – one in 2022 and the other in 2023 – with Prospective Mathematics Teachers at UFRRJ through a sequence of tasks prepared from the literature review. The data was produced through written records, screen captures, photos, researcher diaries and WhatsApp groups. It is observed that both groups of undergraduates have difficulties with trigonometric functions and, even more so, with complex numbers. Regarding the literature review, a difference stands out in the number of works related to trigonometry and trigonometric functions, 2 and 6 respectively, and 1 referring to the calculation of area. As for technology, all works comment on the potential of using technology in the classroom. In contrast, the catalogued materials had a historical approach. The research highlights that the use of tasks concerning trigonometry with GeoGebra in classroom promotes interaction (subject-subject and subject-device) and reflection on what is represented algebraically in their notes and discoveries. | en |
dc.contributor.advisor1 | Bairral, Marcelo Almeida | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-5432-9261 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bairral, Marcelo Almeida | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5432-9261 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kindel, Dora Soraia | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0169-932X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4640914548778898 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Frant, Janete Bolite | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6448067915827359 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4719773305542221 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | BAIRRAL, Marcelo; LOBO, Rafael. Uso do GeoGebra em Cálculo Diferencial e Integral: Um mapeamento sobre a aprendizagem de Limite. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 3, p. 74-88, 2020 - ISSN 2237-9657. BALDINI, Loreni A.; CYRINO, Marcia Cristina. Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática. 1a Conferência Latino Americana de GeoGebra, pp. CL - CLXIV, 2012, ISSN 2237- 9657. BRAZ, Lúcia et at. O GeoGebra no estudo das funções trigonométricas: uma experiência em um minicurso com alunos do 2o ano do Ensino Médio. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 8, n. 1, p. 70-84, 2019 - ISSN 2237-9657. BRITO, Crisolita et al. Estudo da Trigonometria no 11o Ano Com Recurso ao Software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 7 n. 1, pp. 65-80, 2018, ISSN 2237- 9657. SILVEIRA, Astrigilda; CABRITA, Isabel. O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transformações Geométricas Isométricas. Indagatio Didactica, v. 5, n. 1, julho 2013, ISSN: 1647-3582. CASTRO, Gustavo et al. Estudo das funções trigonométricas com o uso do software GeoGebra: uma experiência com calouros do curso de engenharia elétrica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 03-19, 2020 - ISSN 2237-9657. CRUZ, Marcos Paulo; FILHO, Ivan de Oliveira H. Variação de Soluções na Geometria com a utilização do GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 8, n. 2, p. 78-101, 2019 - ISSN 2237-9657. HOMA, Agostinho et al. Um estudo sobre a execução de sons e criação de músicas no software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, ISSN 2237- 9657, v. 6 n. 2, pp. 25-45, 2017. JÚNIOR, Reinaldo; BERNARDES, Eduardo. Ensino e aprendizagem da trigonometria com o auxílio do software GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 7, n. 2, p. 03-28, 2018 - ISSN 2237-9657 JÚNIOR, Reinaldo; HENRIQUES, Afonso. Modelagem trigonométrica de cálculo de distâncias usando GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v. 3 n. 2, pp. 80-103, 2014, ISSN 2237- 9657. JÚNIOR, Reinaldo; SILVA, Ednailton. Funções trigonométricas e números complexos: uma abordagem possível na Educação Básica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, pp. 88-102, 2015, ISSN 2237- 9657. PEREIRA, Edcarlos; GUERRA, Ediel. A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no Ensino Médio. REnCiMa, v. 7, n. 3, p. 53-72, 2016. 68 SANTOS, Edmea; Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. ISBN: 978-85-509-0541-9 SILVA, Maria; LIMA, Airlan. Trigonometria: uma discussão histórica. Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática. 19 de fevereiro de 2021. VERCEZI, Luciane. Número p, funções trigonométricas e aplicações. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Dep. de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2021 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - GABRIEL DOS SANTOS MUNIZ.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.