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dc.contributor.authorGaldino, Gabriela Pereira-
dc.date.accessioned2024-10-08T14:09:25Z-
dc.date.available2024-10-08T14:09:25Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationGALDINO, Gabriela Pereira. Formação continuada no programa Escola da Terra: a experiência dos educadores de classes multisseriadas no município de Angra dos Reis/RJ. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18522-
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou investigar as contribuições do Programa Escola da Terra na formação docente para classes multisseriadas, mais especificamente, no estado do Rio de Janeiro, município de Angra dos Reis. Para isso apresenta uma breve contextualização dos programas Escola Nueva, Escola Ativa e Escola da Terra, na formação dos educadores das escolas do campo com turmas multisseriadas. Comum em escolas do campo, as classes multisseriadas estão presentes sobretudo em áreas de difícil acesso, já que algumas escolas têm um número pequeno de matrículas e a mudança para outras escolas nem sempre é possível, por conta da distância. O Programa Escola da Terra foi criado com o objetivo de desenvolver a formação continuada de professores que atuam com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se insere na categoria de pesquisa bibliográfico-documental e pesquisa de campo, utilizando entrevistas narrativas como instrumento de coleta de dados. Como resultado, apresentamos que o Programa Escola da Terra, indica caminhos possíveis com vistas a construção de um projeto-pedagógico para a Educação do Campo no Rio de Janeiro, as ações desta política educacional têm contribuído para as práticas pedagógicas de escolas de ilhas com classes multisseriadas no munícipio de Angra dos Reis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectclasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectAngra dos Reispt_BR
dc.subjecteducational policiespt_BR
dc.subjectMultigrade classespt_BR
dc.titleFormação continuada no programa Escola da Terra: a experiência dos educadores de classes multisseriadas no município de Angra dos Reis/RJpt_BR
dc.title.alternativeContinuing training in the Escola da Terra program: the experience of educators in multigrade classes in the municipality of Angra dos Reis/RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aimed to investigate the contributions of the Escola da Terra Program in teacher training for multigrade classes, more specifically, in the state of Rio de Janeiro, municipality of Angra dos Reis. To this end, it presents a brief contextualization of the Escola Nueva, Escola Ativa and Escola da Terra programs, in the training of educators in rural schools with multigrade classes. As in rural schools, multigrade classes are present especially in areas that are difficult to access, as some schools have a small number of enrollments and moving to other schools is not always possible, due to the distance. The Escola da Terra Program was created with the aim of developing the continued training of teachers who work with students in the early years of elementary school. This is a qualitative research study that falls into the category of bibliographic-documentary research and field research, using narrative interviews as a data collection instrument. As a result, I presented that the Escola da Terra Program indicates possible paths with a view to building a pedagogical project for Rural Education in Rio de Janeiro. The actions of this educational policy have contributed to the pedagogical practices of schools on islands with classes multiseries in the municipality of Angra dos Reis.en
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0571-6481pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955pt_BR
dc.contributor.referee2Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Leonardo Rauta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8652441698463693pt_BR
dc.contributor.referee4Macedo, Pedro Clei Sanches-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8977011963577378pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7860-7000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6191097817696529pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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