Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Galdino, Gabriela Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T14:09:25Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08T14:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | GALDINO, Gabriela Pereira. Formação continuada no programa Escola da Terra: a experiência dos educadores de classes multisseriadas no município de Angra dos Reis/RJ. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18522 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetivou investigar as contribuições do Programa Escola da Terra na formação docente para classes multisseriadas, mais especificamente, no estado do Rio de Janeiro, município de Angra dos Reis. Para isso apresenta uma breve contextualização dos programas Escola Nueva, Escola Ativa e Escola da Terra, na formação dos educadores das escolas do campo com turmas multisseriadas. Comum em escolas do campo, as classes multisseriadas estão presentes sobretudo em áreas de difícil acesso, já que algumas escolas têm um número pequeno de matrículas e a mudança para outras escolas nem sempre é possível, por conta da distância. O Programa Escola da Terra foi criado com o objetivo de desenvolver a formação continuada de professores que atuam com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se insere na categoria de pesquisa bibliográfico-documental e pesquisa de campo, utilizando entrevistas narrativas como instrumento de coleta de dados. Como resultado, apresentamos que o Programa Escola da Terra, indica caminhos possíveis com vistas a construção de um projeto-pedagógico para a Educação do Campo no Rio de Janeiro, as ações desta política educacional têm contribuído para as práticas pedagógicas de escolas de ilhas com classes multisseriadas no munícipio de Angra dos Reis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | classes multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Angra dos Reis | pt_BR |
dc.subject | educational policies | pt_BR |
dc.subject | Multigrade classes | pt_BR |
dc.title | Formação continuada no programa Escola da Terra: a experiência dos educadores de classes multisseriadas no município de Angra dos Reis/RJ | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing training in the Escola da Terra program: the experience of educators in multigrade classes in the municipality of Angra dos Reis/RJ | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The present work aimed to investigate the contributions of the Escola da Terra Program in teacher training for multigrade classes, more specifically, in the state of Rio de Janeiro, municipality of Angra dos Reis. To this end, it presents a brief contextualization of the Escola Nueva, Escola Ativa and Escola da Terra programs, in the training of educators in rural schools with multigrade classes. As in rural schools, multigrade classes are present especially in areas that are difficult to access, as some schools have a small number of enrollments and moving to other schools is not always possible, due to the distance. The Escola da Terra Program was created with the aim of developing the continued training of teachers who work with students in the early years of elementary school. This is a qualitative research study that falls into the category of bibliographic-documentary research and field research, using narrative interviews as a data collection instrument. As a result, I presented that the Escola da Terra Program indicates possible paths with a view to building a pedagogical project for Rural Education in Rio de Janeiro. The actions of this educational policy have contributed to the pedagogical practices of schools on islands with classes multiseries in the municipality of Angra dos Reis. | en |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8976-0035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0728241677912831 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Martins, Leonardo Rauta | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8652441698463693 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Macedo, Pedro Clei Sanches | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8977011963577378 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-7860-7000 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6191097817696529 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ABREU, Airan Celina. Educação do Campo em classes multisseriadas: uma prática docente multifacetada. Anais do VII CONEDU - Volume 02, Campina Grande, 2021. ALMEIDA, Débora Guimarães de. Campo Alegre, presente: uma análise da formação do professor na escola do campo. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. ALVES, Maria Isabel Alonso et al. Um olhar para as educadoras do campo a partir do Escola da Terra do Pronacampo. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. ARAÚJO, Joana D ́Arc do Socorro Alexandrino. A escola rural brasileira: vencendo os desafios nos caminhos e descaminhos do tempo. UFPI, 2009. AZEVEDO, Márcio Adriano de. Avaliação do programa escola ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas: a experiência em jardim do seridó/rn (1998-2009). 2010. AZEVEDO, Márcio Adriano; DE QUEIROZ, Maria Aparecida; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Escola nova, educação do campo e a política educacional: a experiência do programa escola ativa. Roteiro, v. 47, n. 1, p. 27, 2022. BAGANHA, Andreia Chiesorin. Dificuldades e possibilidades do profissional da educação de uma escola multianual da Ilha Grande. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de curso, 2012. BICALHO, Ramofly; MACEDO, Pedro Clei Sanches; ESTEVAM, Suelen Pereira. O Programa Escola da Terra e a formação docente na UFRRJ. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, p. e13827-e13827, 2022. BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: Inep/MEC, 2002. BRASIL, Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Panorama da Educação do Campo. Brasília: Inep/MEC, 2006. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Manual do Programa Escola da Terra, 2013. CALDART, Roseli Salete. Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. Teoria e educação no labirinto do capital, v. 4, p. 317-363, 2015. CHAVES, Arilena do Nascimento. Vivências e desafios nas escolas do campo da rede municipal de Itaguaí/RJ. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; 91 CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. CMAR. LEI MUNICIPAL Nº 82, DE 18 DE ABRIL DE 1991. Câmara Municipal de Angra dos Reis, RJ, 1991. COLLARES, Darli; ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de; XAVIER, Nina Rosa Ventimiglia. Escola da terra: a formação docente como espaço reflexivo na interdependência entre extensão, ensino e pesquisa. Gestão, avaliação e inovação no ensino superior. Ponta Grossa: Atena, 2019. P. 139-150, 2019. CORRÊA, Elizabethe Cristina Ramos; LEITE, Isabella de Mello; ABREU, Luana. Educação do Campo em Nova Iguaçu: avanços e entraves nas práticas pedagógicas. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. CUNHA, Kátia Silva; DA SILVA, Janini Paula. Avaliação da política educacional: o Programa Escola da Terra e sua implementação no Estado de Pernambuco. DOS SANTOS, Manoel Gonçalves; NETO, Luiz Bezerra. Teorias pedagógicas na Educação do Campo: percepções e constatações a partir da análise de projetos político-pedagógicos no contexto da Ação Escola da Terra na UFBA. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, p. e13891-e13891, 2022. DRUZIAN, Franciele; MEURER, Ane Carine. Escola do campo multisseriada: experiência docente. Geografia Ensino & Pesquisa, p. 129-146, 2013. FREITAS, Alessandra Ferreira de Oliveira. Raízes de Japeri e o Programa Escola da Terra: uma proposta para a Educação do Campo no município. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho. Programa Escola Ativa: Educação do Campo e HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. A multissérie em pauta: para transgredir o paradigma seriado nas escolas do campo. MUNARIM, A.; BELTRAME, S.; CONDE, S, p. 123-144, 2008. HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro; DOS SANTOS, Maria Conceição Cost. Formação de professoras e professores na Amazônia paraense: regulação, resistências e experiências contra-hegemônicas. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 16, p. 126-141, 2020. HAGE, Salomão Mufarrej (Org). Programa Escola da Terra: cartografia da diversidade e complexidade de sua execução no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2018. 92 HAGE, Salomão Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro; FREITAS, Maria Natalina Mendes. Escola pública do campo no contexto das políticas educacionais. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, v. 30, n. 61, p. 299-314, 2021. JANATA, Natacha Eugênia; ANHAIA, Edson Marcos de. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, v. 40, p. 685-704, 2015. JUSTINO, Érica Fernanda. Escola da Terra: um estudo sobre os desafios e possibilidades na formação de professores em classes multisseriadas. Anais do III seminário nacional de estudos e pesquisas sobre Educação do Campo, 2015. LOBATO Aparecida Ferreira; ALMEIDA, Charlene da Silva Fortunato; BARROS, Fabiana Alves Pereira de. Os desafios da Educação do Campo: o ser educador do campo no município de Campos dos Goytacazes RJ. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. MACEDO, Pedro Clei Sanches. Políticas públicas em educação do campo na Amazônia Amapaense: o Programa Escola da Terra na formação continuada de professores de escolas com classes multisseriadas. 2022. 449 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022. MACEDO, Pedro Clei Sanches; SANTOS, Ana Maria Viana Guerra dos. Formação de professores de escolas do campo com classes multisseriadas: a experiência do programa escola da terra no Amapá. In: BICALHO, Ramofly; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias (Orgs). Interfaces entre o Programa Escola da Terra e a educação do campo no Estado do Rio de Janeiro. Seropédica: Edur, 2020. MARTINIC, Sergio; DE GREGORIO, Martin. O programa Escola Nova da Colômbia, 2019. MELLO, Amarildo Paes Leme de. Programa escola ativa e seu legado no município de Japeri - RJ. 86 f (Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola). - Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. NERY, Siomara Castro. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas [e-ISSN: 2527-0141], v. 4, n. 2, p. 01-23, 2019. NEVES, Ana Cristina Ferreira. Trajetória da Educação do Campo em Angra dos Reis: memórias, vivências e desafios. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de 93 Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. NOGUEIRA, Alvanilde Araujo. O coordenador pedagógco e as turmas multsseriadas da zona rural do município de Pinheiro-MA. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Maranhão, 2016. PIMENTA, Alessandro. Dossiê Escola da Terra. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, p. e14606-e14606, 2022. PMAR. Resolução SECT Nº 05/ 2012. Dispõe sobre as diretrizes da educação do campo na rede municipal de ensino de Angra dos Reis. Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, RJ, 2012. PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos. Série “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias”-Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2003. ROCHA, Maria Isabel Antunes; HAGE, Salomão Mufarrej. (Orgs). Escola de direito:reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva et al. Nucleação de Escolas no Campo: conflitos entre formação e desenraizamento. Educação e Realidade, v. 42, n. 2, p. 707-728, 2017. ROSA, Júlia Mazinini; DOS SANTOS BEZERRA, Maria Cristina. A busca pelo consenso neoliberal no campo: aspectos históricos do programa Escola Ativa. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 50, p. 31-47, 2013. SACRAMENTO, Clodoaldo Ferreira de Oliveira do. Escolas do campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e reserva biológica de Tinguá. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. SALES, Suze Silva; PIMENTA, Alessandro. “Educação do/no campo: análise hermenêutica de conceitos e a experiência do programa “escola da terra” In: BICALHO, Ramofly; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias (Orgs). Interfaces entre o Programa Escola da Terra e a educação do campo no Estado do Rio de Janeiro. Seropédica: Edur, 2020. SANDOVAL, Rodrigo Parra. La escuela nueva. Plaza y Janes Editores Colombia SA, 1996. SANTOS, Débora Aparecida dos; CRUZ, Fernanda Chaves da; FEIJÓ, Gabriela de Carvalho. Do campo para a escola da escola para o mundo: oportunizando a educação integral e a valorização da cultura local em Miguel Pereira RJ. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. SILVA, Caciandra Viana Gomes da. A Educação do Campo no município de São 94 Francisco de Itabapoana: presente, passado e futuro. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. SILVA, Jadilson Lourenço da. A rotatividade docente numa escola da rede estadual de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. SOUZA, Aline Serafim Almeida de. Potencialidades e dificuldades da educação em turmas multianuais nos territórios de Paraty. In: BICALHO, Ramofly; ARAÚJO, Fabiana de Carvalho Dias; CAMPOS, Marília Lopes de; FALEIRO, Wender (Orgs). Classes Multisseriadas, Práticas Pedagógicas e Estudo da Realidade nas Escolas do Campo do estado do Rio de Janeiro. Goiânia: Kelps, 2020. TORRES, Rosa Maria. Alternativas dentro de la educación formal: el programa Escuela Nueva de Colombia Revista trimestral de educación comparada, n. 4, p. 549-558, 1992. Trabalho Docente. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. UFBA. (2017). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa Escola da Terra –Curso de Aperfeiçoamento (200 horas) SECADI/MEC em Pedagogia Histórico-Crítica para as escolas do campo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Projeto Pedagógico do Programa Escola da Terra. Belém: GEPERUAZ/SECADI/MEC, 2014. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Projeto Pedagógico do Programa Escola da Terra. Rio de Janeiro, 2018. VIEIRA, Dayana Doria; GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação escolar no quilombo Santa Rita do Bracuí: avanços e desafios. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 8, n. 18, p. 132-155, 2016. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - GABRIELA PEREIRA GALDINO.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.