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dc.contributor.authorPinto, Jane Quintino-
dc.date.accessioned2024-10-09T16:02:23Z-
dc.date.available2024-10-09T16:02:23Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationPINTO, Jane Quintino. Resistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popular. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18603-
dc.description.abstractEste trabalho investiga as práticas antirracistas na educação de Belford Roxo e seus possíveis reflexos positivos ou negativos em cinco Projetos de Educação Popular que atuam nas sub-regiões municipais, são eles: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra social Crescendo Juntos e Preparatório Comunitário Paulo Freire. Registro através de pesquisa qualitativa e bibliográfica um panorama das propostas de ensino formal a nível municipal, estadual e federal e as ações dos projetos sociais diante das demandas populares causadas pela opressão e pelo racismo vividos no território. Após pesquisas de campo e entrevistas presenciais e online foi possível averiguar que nos âmbitos da educação formal a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 pouco é implementada. Em contrapartida, os projetos de educação popular atuam constantemente através da arte, da educação e da saúde física e mental da população negra e indígena em suas ações coordenadas e assertivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBelford Roxopt_BR
dc.subjectProjetos Popularespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPopular Projectspt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectProyectos Popularespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleResistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popularpt_BR
dc.title.alternativeBelforroxense resistance against racism and other forms of exploitation and oppression in popular education projectsen
dc.title.alternativeResistencia belforroxense contra el racismo y otras formas de explotación y opresión en proyectos de educación populares
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work investigates anti-racist practices in education in Belford Roxo and their possible positive or negative impacts on five Popular Education Projects that operate in the municipal sub-regions, namely: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra social Growing Together and Paulo Freire Community Preparatory. I record, through qualitative and bibliographical research, an overview of formal education proposals at municipal, state and federal level and the actions of social projects in the face of popular demands caused by the oppression and racism experienced in the territory. After field research and face-to-face and online interviews, it was possible to ascertain that little is implemented in the areas of formal education. On the other hand, popular education projects constantly work through art, education and the physical and mental health of the black and indigenous population in their coordinated and assertive actions.en
dc.description.abstractOtherEste trabajo investiga las prácticas antirracistas en la educación en Belford Roxo y sus posibles impactos positivos o negativos en cinco Proyectos de Educación Popular que operan en las subregiones municipales, a saber: Centro Cultural Doñana, Instituto de Mujeres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra Social Creciendo Juntos y Preparatoria Comunitaria Paulo Freire. Registro, a través de una investigación cualitativa y bibliográfica, un panorama de las propuestas de educación formal a nivel municipal, estatal y federal y las acciones de proyectos sociales frente a las demandas populares provocadas por la opresión y el racismo vividos en el territorio. Luego de investigaciones de campo y entrevistas presenciales y en línea, se pudo constatar que poco se implementa en las áreas de educación formal. Por otro lado, los proyectos de educación popular trabajan constantemente a través del arte, la educación y la salud física y mental de la población negra e indígena en sus acciones coordinadas y asertivas.es
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro Neto, Alexandre-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464630034663568pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Sales Augusto dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0856-6653pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7618539078741437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7783620009239345pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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