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Tipo do documento: Dissertação
Título: Resistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popular
Título(s) alternativo(s): Belforroxense resistance against racism and other forms of exploitation and oppression in popular education projects
Resistencia belforroxense contra el racismo y otras formas de explotación y opresión en proyectos de educación popular
Autor(es): Pinto, Jane Quintino
Orientador(a): Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Quarto membro da banca: Santos, Sales Augusto dos
Palavras-chave: Belford Roxo;Projetos Populares;Racismo;Popular Projects;Racism;Proyectos Populares;Racismo
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 17-Nov-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: PINTO, Jane Quintino. Resistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popular. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Este trabalho investiga as práticas antirracistas na educação de Belford Roxo e seus possíveis reflexos positivos ou negativos em cinco Projetos de Educação Popular que atuam nas sub-regiões municipais, são eles: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra social Crescendo Juntos e Preparatório Comunitário Paulo Freire. Registro através de pesquisa qualitativa e bibliográfica um panorama das propostas de ensino formal a nível municipal, estadual e federal e as ações dos projetos sociais diante das demandas populares causadas pela opressão e pelo racismo vividos no território. Após pesquisas de campo e entrevistas presenciais e online foi possível averiguar que nos âmbitos da educação formal a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 pouco é implementada. Em contrapartida, os projetos de educação popular atuam constantemente através da arte, da educação e da saúde física e mental da população negra e indígena em suas ações coordenadas e assertivas.
Abstract: This work investigates anti-racist practices in education in Belford Roxo and their possible positive or negative impacts on five Popular Education Projects that operate in the municipal sub-regions, namely: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra social Growing Together and Paulo Freire Community Preparatory. I record, through qualitative and bibliographical research, an overview of formal education proposals at municipal, state and federal level and the actions of social projects in the face of popular demands caused by the oppression and racism experienced in the territory. After field research and face-to-face and online interviews, it was possible to ascertain that little is implemented in the areas of formal education. On the other hand, popular education projects constantly work through art, education and the physical and mental health of the black and indigenous population in their coordinated and assertive actions.
Este trabajo investiga las prácticas antirracistas en la educación en Belford Roxo y sus posibles impactos positivos o negativos en cinco Proyectos de Educación Popular que operan en las subregiones municipales, a saber: Centro Cultural Doñana, Instituto de Mujeres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra Social Creciendo Juntos y Preparatoria Comunitaria Paulo Freire. Registro, a través de una investigación cualitativa y bibliográfica, un panorama de las propuestas de educación formal a nivel municipal, estatal y federal y las acciones de proyectos sociales frente a las demandas populares provocadas por la opresión y el racismo vividos en el territorio. Luego de investigaciones de campo y entrevistas presenciales y en línea, se pudo constatar que poco se implementa en las áreas de educación formal. Por otro lado, los proyectos de educación popular trabajan constantemente a través del arte, la educación y la salud física y mental de la población negra e indígena en sus acciones coordinadas y asertivas.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18603
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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