Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18603
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popular |
Título(s) alternativo(s): | Belforroxense resistance against racism and other forms of exploitation and oppression in popular education projects Resistencia belforroxense contra el racismo y otras formas de explotación y opresión en proyectos de educación popular |
Autor(es): | Pinto, Jane Quintino |
Orientador(a): | Pereira, Amauri Mendes |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Amauri Mendes |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Regina Maria de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro Neto, Alexandre |
Quarto membro da banca: | Santos, Sales Augusto dos |
Palavras-chave: | Belford Roxo;Projetos Populares;Racismo;Popular Projects;Racism;Proyectos Populares;Racismo |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 17-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | PINTO, Jane Quintino. Resistência belforrroxense contra o racismo e outras formas de exploração e opressão nos projetos de educação popular. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. |
Resumo: | Este trabalho investiga as práticas antirracistas na educação de Belford Roxo e seus possíveis reflexos positivos ou negativos em cinco Projetos de Educação Popular que atuam nas sub-regiões municipais, são eles: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra social Crescendo Juntos e Preparatório Comunitário Paulo Freire. Registro através de pesquisa qualitativa e bibliográfica um panorama das propostas de ensino formal a nível municipal, estadual e federal e as ações dos projetos sociais diante das demandas populares causadas pela opressão e pelo racismo vividos no território. Após pesquisas de campo e entrevistas presenciais e online foi possível averiguar que nos âmbitos da educação formal a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 pouco é implementada. Em contrapartida, os projetos de educação popular atuam constantemente através da arte, da educação e da saúde física e mental da população negra e indígena em suas ações coordenadas e assertivas. |
Abstract: | This work investigates anti-racist practices in education in Belford Roxo and their possible
positive or negative impacts on five Popular Education Projects that operate in the municipal
sub-regions, namely: Centro Cultural Donana, Instituto de Mulheres Negras Candaces, Mais
por Nós, Obra social Growing Together and Paulo Freire Community Preparatory. I record,
through qualitative and bibliographical research, an overview of formal education proposals at
municipal, state and federal level and the actions of social projects in the face of popular
demands caused by the oppression and racism experienced in the territory. After field research
and face-to-face and online interviews, it was possible to ascertain that little is implemented in
the areas of formal education. On the other hand, popular education projects constantly work
through art, education and the physical and mental health of the black and indigenous
population in their coordinated and assertive actions. Este trabajo investiga las prácticas antirracistas en la educación en Belford Roxo y sus posibles impactos positivos o negativos en cinco Proyectos de Educación Popular que operan en las subregiones municipales, a saber: Centro Cultural Doñana, Instituto de Mujeres Negras Candaces, Mais por Nós, Obra Social Creciendo Juntos y Preparatoria Comunitaria Paulo Freire. Registro, a través de una investigación cualitativa y bibliográfica, un panorama de las propuestas de educación formal a nivel municipal, estatal y federal y las acciones de proyectos sociales frente a las demandas populares provocadas por la opresión y el racismo vividos en el territorio. Luego de investigaciones de campo y entrevistas presenciales y en línea, se pudo constatar que poco se implementa en las áreas de educación formal. Por otro lado, los proyectos de educación popular trabajan constantemente a través del arte, la educación y la salud física y mental de la población negra e indígena en sus acciones coordinadas y asertivas. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18603 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - JANE QUINTINO PINTO.pdf | 5.36 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.