Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18750
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Marcos Antonio da | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T15:44:02Z | - |
dc.date.available | 2024-10-22T15:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Marcos Antonio da. Estudo de figuras geométricas planas com arte: uma experiência com alunos de sexto e sétimo anos do ensino fundamental de uma escola pública. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18750 | - |
dc.description.abstract | O retorno presencial às aulas, após o afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, trouxe grandes desafios para professores e alunos. Infelizmente, vários desses estudantes ficaram sem acesso ao conteúdo das disciplinas, o que acentuou o déficit de aprendizagem. Também houve prejuízo para as relações interpessoais no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os processos de ensino-aprendizagem e de socialização de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em atividades envolvendo Arte e Matemática, no estudo de figuras geométricas planas. O referencial teórico foi composto pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998a, 1998b) e por trabalhos de Barros (2017), Conceição e Moreira (2019), Silva (2021), Santos (2006) e Campos (2020), dentre outros. A metodologia consistiu em uma pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 17 alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental, que frequentaram o Laboratório de Aprendizagem em Matemática de um Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), no Município de Maricá – RJ, no ano de 2022. Primeiramente, os participantes responderam a dois questionários: um deles, sobre hábitos e recursos de estudo durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e sobre suas expectativas em relação às atividades que seriam realizadas no laboratório; o outro, para verificação inicial de aprendizagem sobre formas geométricas planas. Depois, foram realizadas diversas atividades, envolvendo o estudo de formas geométricas planas, com a utilização de algumas obras de arte do pintor holandês Piet Mondrian e com a manipulação de figuras geométricas planas na construção de mosaicos com emborrachado E.V.A. (Etil, Vinil e Acetato). Finalmente, os participantes responderam a dois novos questionários: um deles de verificação da aprendizagem sobre formas geométricas planas, similar ao primeiro; o outro, sobre hábitos de estudos após o retorno presencial e suas impressões sobre as atividades realizadas no laboratório. Em relação à aprendizagem dos conteúdos trabalhados, verificou-se uma melhora significativa. Além disso, a maioria dos participantes melhorou a interação entre eles e com o professor-pesquisador, aumentou a confiança nas suas habilidades e na figura do professor, o que são fatores importantes e necessários para o desenvolvimento social e escolar dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa servir como fonte de consulta para todos que se interessem pelo assunto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Piet Mondrian | pt_BR |
dc.subject | Mosaicos | pt_BR |
dc.subject | Geometria Plana | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Mosaics | pt_BR |
dc.subject | Plane Geometry | pt_BR |
dc.title | Estudo de figuras geométricas planas com arte: uma experiência com alunos de sexto e sétimo anos do ensino fundamental de uma escola pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of plane geometric figures with art: an experience with sixth and seventh-grade students at a public school | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The in-person return to classes, after the social distancing caused by the COVID-19 pandemic, brought great challenges for teachers and students. Unfortunately, several of these students were left without access to the subject content, which accentuated the learning deficit. There was also harm to interpersonal relationships in the school environment. Therefore, the main objective of this work was to analyze the teaching- learning and socialization processes of students at the middle school in activities involving Art and Mathematics, in the study of plane geometric figures. The theoretical framework was composed of the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998a, 1998b) and works by Barros (2017), Conceição and Moreira (2019), Silva (2021), Santos (2006) and Campos (2020), among others. The methodology consisted of action research with a qualitative approach. The research subjects were 17 sixth and seventh-grade students, who attended the Mathematics Learning Laboratory of a Transformative Public Education Center (CEPT), in the Municipality of Maricá – RJ, in the year 2022. Firstly, participants responded to two questionnaires: one of them, about study habits and resources during the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic and about their expectations regarding the activities that would be carried out in the laboratory; the other, for initial verification of learning about plane geometric shapes. Afterwards, several activities were carried out, involving the study of plane geometric shapes, using some works of art by the Dutch painter Piet Mondrian and the manipulation of plane geometric figures in the construction of mosaics with E.V.A. (Ethyl, Vinyl and Acetate). Finally, participants answered two new questionnaires: one to verify their learning about plane geometric shapes, similar to the first; the other, about study habits after returning in person and their impressions about the activities carried out in the laboratory. In relation to learning the content covered, there was a significant improvement. Furthermore, the majority of participants improved interaction among themselves and with the teacher-researcher, increasing confidence in their abilities and in the teacher, which are important and necessary factors for the social and academic development of students. It is hoped that this research can serve as a source of reference for anyone interested in the subject. | en |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Aline Mauricio | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3926-8648 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3478764638469476 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Aline Mauricio | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3926-8648 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3478764638469476 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Douglas Monsôres de Melo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8339690725325820 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Venceslau, Marilis Bahr Karam | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1469022160931686 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.relation.references | AIDAR, Laura. Piet Mondrian: obras e biografia. Toda matéria. [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/piet-mondrian-obras-biografia/. Acesso em: 04 nov. 2023. BARROS, Priscila Bezerra Zioto. A Arte na Matemática: contribuições para o ensino de Geometria. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/150698. Acesso em: 04 nov. 2023. BRANDINO, Luiza. Cubismo. Brasil Escola. [S. l.], 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/cubismo.htm. Acesso em: 04 nov. 2023. BRASIL, Lais Santos. Estudo de isometrias no plano por meio da Arte de M. C. Escher: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, [2018]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: MEC/INEP, [2023]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e- indicadores/ideb. Acesso em: 20 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sistema Nacional de Avaliação Básica – SAEB 2021. Brasília: MEC/INEP, [2022]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/institucional/apresentacao_saeb_ideb_2021.pdf. Acesso em: 23 out. 2023. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Arte. Brasília: MEC/SEF, [1998a]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Matemática. Brasília: MEC/SEF, [1998b]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023. CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da teoria de Van Hiele. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – 122 PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Centro de Tecnologia e Ciências, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=5813&id2=170471041. Acesso em: 02 nov. 2023. CATTA PRÊTA, Juliana Mattos. Uma reflexão sobre o ensino da unidade temática Grandezas e Medidas, à luz da BNCC, dos PCN e de relatos de professores sobre suas práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=5713&id2=171052491. Acesso em: 02 nov. 2023. COGNANDO. Pensamento Analógico e Nossas Atitudes. Unicamp. Campinas, 02 dez. 2010. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/cognando2/2010/12/02/pensamento-analogico-e- nossas- atitudes/#:~:text=O%20pensamento%20anal%C3%B3gico%20envolve%20a,das%2 0outras%20esp%C3%A9cies%20de%20animais. Acesso em: 04 nov. 2023. CONCEIÇÃO, Iara Rodrigues da; MOREIRA, Marli Duffles Donato. Mondrian e a Geometria: o uso da arte no ensino de matemática na Educação Básica. In: ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 18., 2019, Ilhéus. Anais [...]. Ilhéus: UESC, 2019. p. 1-8. Disponível em: https://docplayer.com.br/149388072- Mondrian-e-a-geometria-o-uso-da-arte-no-ensino-de-matematica-na-educacao- basica.html. Acesso em: 31 maio 2022. COSTA, Marcos Antonio da. Proposta para o ensino da adição das medidas dos ângulos internos das figuras geométricas planas com a utilização de material concreto para deficientes visuais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. CRUZ, Guilherme Nascimento da. Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=5714&id2=171052492. Acesso em: 02 nov. 2023. FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria. Sobre Aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 22-38, abr. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/FyCY44jtx8YqB97MxGbSh8s/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 maio 2022. GRÜNBAUM, Branko; SHEPHARD, Geoffrey Colin. Tilings & Patterns. 2 ed. New York: Dover Publication, 2016. 123 LEAL, Thalita Fagundes; RAMOS, Filipe Henrique; ALVES; Luana Leal. O ensino de Matemática e os desafios dos professores frente à pandemia. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14., 2021, Pelotas. Anais [...]. Pelotas: UFPel (edição virtual), 2021. p. 1-10. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/egem2021/files/2021/07/027.pdf. Acesso em: 31 maio 2023. LORENZATO, Sergio Apparecido. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista - SBEM, Blumenau, ano 3, n. 4, p. 3-13, 1. sem. 1995. Disponível em: https://professoresdematematica.com.br/wa_files/0_20POR_20QUE_20NAO_20EN SINAR_20GEOMETRIA.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023. NEOPLASTICISMO: Descubra o movimento artístico que inspirou a Arquitetura Moderna. Viva Decora. [S. l.], 15 jan. 2020. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/pro/neoplasticismo/. Acesso em: 04 nov. 2023. OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. “O Antes, o Agora e o Depois”: Alguns desafios para a Educação Básica frente à Pandemia de COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 19-25, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/73. Acesso em: 01 jun. 2022. PIET Mondrian. Wikipédia. [S. l.], 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian. Acesso em: 04 nov. 2023. SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do Plano: um estudo com professores de Matemática e Arte. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/91130. Acesso em: 02 nov. 2023. SILVA, Lívia Pedro da. Um estudo da intencionalidade Matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal da Paraíba, Patos, 2021. SOARES, Henrique de Oliveira. Um estudo sobre a pavimentação do plano euclidiano. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=4818&id2=170860374. Acesso em: 02 nov. 2023. SOUZA JÚNIOR, José Lucas de. Dificuldades e desafios do ensino da Matemática na Pandemia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática a Distância) – Centro de Ciências e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19246. Acesso em: 02 nov. 2023. SOUZA, Warley. Impressionismo. Brasil Escola. [S. l.], 2023. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/impressionismo.htm. Acesso em: 04 nov. 2023. 124 TEOSOFIA. Wikipédia. [S. l.], 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teosofia#:~:text=Teosofia%20refere%2Dse%20a%20um ,origem%20e%20prop%C3%B3sito%20do%20universo. Acesso em: 04 nov. 2023. VALE, Isabel; BARBOSA, Ana. Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM, Seropédica, RJ, n. 65, p. 3-16, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.011. Acesso em: 02 nov. 2023. ZALESKI FILHO, Dirceu. Matemática e Arte. São Paulo: Autêntica. 2013. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - MARCOS ANTONIO DA COSTA.pdf | 10.92 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.