Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18750
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo de figuras geométricas planas com arte: uma experiência com alunos de sexto e sétimo anos do ensino fundamental de uma escola pública |
Otros títulos: | Study of plane geometric figures with art: an experience with sixth and seventh-grade students at a public school |
Autor: | Costa, Marcos Antonio da |
Orientador(a): | Barbosa, Aline Mauricio |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Aline Mauricio |
Segundo membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Terceiro membro da banca: | Venceslau, Marilis Bahr Karam |
Palabras clave: | Arte;Piet Mondrian;Mosaicos;Geometria Plana;COVID-19;Art;Mosaics;Plane Geometry |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 11-dic-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citación: | COSTA, Marcos Antonio da. Estudo de figuras geométricas planas com arte: uma experiência com alunos de sexto e sétimo anos do ensino fundamental de uma escola pública. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumen: | O retorno presencial às aulas, após o afastamento social causado pela pandemia da COVID-19, trouxe grandes desafios para professores e alunos. Infelizmente, vários desses estudantes ficaram sem acesso ao conteúdo das disciplinas, o que acentuou o déficit de aprendizagem. Também houve prejuízo para as relações interpessoais no ambiente escolar. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os processos de ensino-aprendizagem e de socialização de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental em atividades envolvendo Arte e Matemática, no estudo de figuras geométricas planas. O referencial teórico foi composto pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998a, 1998b) e por trabalhos de Barros (2017), Conceição e Moreira (2019), Silva (2021), Santos (2006) e Campos (2020), dentre outros. A metodologia consistiu em uma pesquisa-ação com uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 17 alunos do sexto e do sétimo anos do Ensino Fundamental, que frequentaram o Laboratório de Aprendizagem em Matemática de um Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), no Município de Maricá – RJ, no ano de 2022. Primeiramente, os participantes responderam a dois questionários: um deles, sobre hábitos e recursos de estudo durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 e sobre suas expectativas em relação às atividades que seriam realizadas no laboratório; o outro, para verificação inicial de aprendizagem sobre formas geométricas planas. Depois, foram realizadas diversas atividades, envolvendo o estudo de formas geométricas planas, com a utilização de algumas obras de arte do pintor holandês Piet Mondrian e com a manipulação de figuras geométricas planas na construção de mosaicos com emborrachado E.V.A. (Etil, Vinil e Acetato). Finalmente, os participantes responderam a dois novos questionários: um deles de verificação da aprendizagem sobre formas geométricas planas, similar ao primeiro; o outro, sobre hábitos de estudos após o retorno presencial e suas impressões sobre as atividades realizadas no laboratório. Em relação à aprendizagem dos conteúdos trabalhados, verificou-se uma melhora significativa. Além disso, a maioria dos participantes melhorou a interação entre eles e com o professor-pesquisador, aumentou a confiança nas suas habilidades e na figura do professor, o que são fatores importantes e necessários para o desenvolvimento social e escolar dos alunos. Espera-se que esta pesquisa possa servir como fonte de consulta para todos que se interessem pelo assunto. |
Abstract: | The in-person return to classes, after the social distancing caused by the COVID-19 pandemic, brought great challenges for teachers and students. Unfortunately, several of these students were left without access to the subject content, which accentuated the learning deficit. There was also harm to interpersonal relationships in the school environment. Therefore, the main objective of this work was to analyze the teaching- learning and socialization processes of students at the middle school in activities involving Art and Mathematics, in the study of plane geometric figures. The theoretical framework was composed of the Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998a, 1998b) and works by Barros (2017), Conceição and Moreira (2019), Silva (2021), Santos (2006) and Campos (2020), among others. The methodology consisted of action research with a qualitative approach. The research subjects were 17 sixth and seventh-grade students, who attended the Mathematics Learning Laboratory of a Transformative Public Education Center (CEPT), in the Municipality of Maricá – RJ, in the year 2022. Firstly, participants responded to two questionnaires: one of them, about study habits and resources during the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic and about their expectations regarding the activities that would be carried out in the laboratory; the other, for initial verification of learning about plane geometric shapes. Afterwards, several activities were carried out, involving the study of plane geometric shapes, using some works of art by the Dutch painter Piet Mondrian and the manipulation of plane geometric figures in the construction of mosaics with E.V.A. (Ethyl, Vinyl and Acetate). Finally, participants answered two new questionnaires: one to verify their learning about plane geometric shapes, similar to the first; the other, about study habits after returning in person and their impressions about the activities carried out in the laboratory. In relation to learning the content covered, there was a significant improvement. Furthermore, the majority of participants improved interaction among themselves and with the teacher-researcher, increasing confidence in their abilities and in the teacher, which are important and necessary factors for the social and academic development of students. It is hoped that this research can serve as a source of reference for anyone interested in the subject. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18750 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - MARCOS ANTONIO DA COSTA.pdf | 10.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.