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dc.contributor.authorOliveira, Marcus Vinicius Gomes de-
dc.date.accessioned2024-10-30T11:54:20Z-
dc.date.available2024-10-30T11:54:20Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcus Vinicius Gomes de. Plantas medicinais no quilombo de Sobara, Araruama, Rio de Janeiro: um estudo no contexto da educação quilombola. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18886-
dc.description.abstractRecentemente estudos historiográficos e arqueológicos têm fornecido novos entendimentos sobre os quilombos onde a antiga percepção de isolamento deu lugar a percepção de que sobreviveram graças à sua capacidade de articulação, contato e cooptação com outros espaços e grupos sociais de suas cercanias. A pesquisa descreve as plantas e sua utilização pelo Quilombo de Sobara, no município de Araruama, Rio de Janeiro, com a finalidade de registrar o uso de plantas medicinais para o resgate dos conhecimentos ancestrais e possibilidades pedagógicas no ensino fundamental. A pesquisa é caracterizada por análise descritiva e qualitativa, através da amostragem de dados quantitativos, na coleta de dados foi utilizado questionário semi-estruturado, onde a seleção dos entrevistados que participaram da pesquisa foi fundamentada na técnica de "Snowball"; os dados analisados por frequência de citações por cada item apresentado de acordo com equação do Fator de Consenso do Informante, sendo desdobrada em dois momentos, realizada na comunidade, através das visitas domiciliares e na escola com atividades pedagógicas. Os usos, formas de uso e partes usadas foram comparados com a literatura científica, onde catalogamos 38 espécies e as práticas educativas foram propostas como modo de popularizar o conhecimento no contexto da turma de 5o ano do Ensino Fundamental. As plantas medicinais e seus usos pela comunidade quilombola de Sobara e as informações coletadas geraram suportes que viabilizaram a dialógica dos saberes entre a comunidade, escola e a ancestralidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPlantas Medicinaispt_BR
dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
dc.subjectEtnofarmacologiapt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectMedicinal Plantspt_BR
dc.subjectQuilombola Educationpt_BR
dc.subjectEthnopharmacologypt_BR
dc.subjectEthnobotanypt_BR
dc.titlePlantas medicinais no quilombo de Sobara, Araruama, Rio de Janeiro: um estudo no contexto da educação quilombolapt_BR
dc.title.alternativeMedicinal plants in quilombo de Sobara, Araruama, Rio de Janeiro: a study in the context of quilombola educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherRecently historiographic and archaeological studies have provided new understandings about quilombos where the old perception of isolation gave way to the perception that they survived thanks to their ability to articulate, contact and co-opt with other spaces and social groups in their surroundings. The research describes the plants and their use by Quilombo de Sobara, in the municipality of Araruama, Rio de Janeiro, with the purpose of recording the use of medicinal plants to rescue ancestral knowledge and pedagogical possibilities in elementary education. The research is characterized by descriptive and qualitative analysis, through the sampling of quantitative data, in data collection a semi-structured questionnaire was used, where the selection of interviewees who participated in the research was based on the "Snowball" technique; the data analyzed by frequency of citations for each item presented according to the Informant Consensus Factor equation, being split into two moments, carried out in the community, through home visits and at school with pedagogical activities. The uses, forms of use and parts used were compared with scientific literature, where we cataloged 38 species and educational practices were proposed as a way of popularizing knowledge in the context of the 5th year elementary school class. Medicinal plants and their uses by the quilombola community of Sobara and the information collected generated support that enabled the dialogue of knowledge between the community, school and ancestry.en
dc.contributor.advisor1Breier, Tiago Böer-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8678-1175pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752243514113137pt_BR
dc.contributor.referee1Breier, Tiago Böer-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8678-1175pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5752243514113137pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, André Luís Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8857028422479286pt_BR
dc.contributor.referee3Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8991-8947pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474940220980318pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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