Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18935
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Mário Jorge Pereira de-
dc.date.accessioned2024-10-31T12:15:51Z-
dc.date.available2024-10-31T12:15:51Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Mário Jorge Pereira de. Programa educacional ginásio carioca: aproximações e desafios da gestão democrática na escola municipal Coelho Neto. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) -Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18935-
dc.description.abstractA temática sobre gestão educacional na escola pública mostra-se relevante para os estudos na área de educação e para a sociedade, pois oferece a oportunidade de reflexão acerca dos processos, das relações interpessoais e da aproximação com a comunidade escolar. Nesta perspectiva, a concepção de gestão democrática e participativa deve ser o foco da educação pública, gratuita e de qualidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a gestão escolar instituída na Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) no período do Programa Educacional Ginásio Carioca (2014-2017). A investigação de natureza qualitativa, seguiu os requisitos exploratórios para descrever e analisar o cenário de estudo de caso. Para tanto, abordamos as concepções de gestão educacional na educação pública, com base em referenciais teóricos e legais. Destacamos as características inerentes às gestões empreendidas ao longo do tempo, especialmente as relacionadas à concepção democrática e participativa, em que se considera a diversidade, a pluralidade e os distintos contextos sociais. Descrevemos o processo histórico do Programa idealizado pela SME – RJ, situando outras experiências pregressas. Dentre elas, a proposta de educação integral idealizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano em 2003 e nos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs, no Rio de Janeiro, na década de 1983. Situamos os pressupostos históricos da E.M.C.N, apresentando as principais mudanças estruturais e institucionais, referenciadas especialmente em suas nomenclaturas, o que revelou os distintos rumos da educação no município do Rio de Janeiro. Nesta trajetória, identificamos fragmentos e indícios das concepções de gestão ora instituídas em diferentes ambiências estruturais da educação, notadamente, em tempo integral. Apresentamos os resultados do estudo de caso da escola, por meio da pesquisa de campo realizada com a comunidade escolar. A investigação foi realizada através de um questionário misto, visando analisar a percepção dos atores sociais sobre o Programa em questão e a gestão educacional instituída. A análise de dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo, delineada com a estruturação de categorias, as quais nutriram o processo de sistematização de dados. Buscamos as aproximações de sentidos e significados, próprios da metodologia, privilegiando os diferentes contextos e leituras de mundo. Buscamos compreender as tessituras das singularidades das falas dos membros da comunidade, acerca da gestão realizada na instituição, bem como as concepções referenciadas no cotidiano escolar. A pesquisa revelou que a gestão instituída na escola se aproximou das características conceituais da gestão democrática e participativa no período do Programa. Além disso, o estudo desvelou o significado e sentido das práticas pedagógicas e relacionais ao longo da formação escolar dos educandos, como uma importante fonte de descobertas artísticas, de valores, de conhecimentos e de inspiração para o exercício da cidadania e da vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Coelho Netopt_BR
dc.subjectPrograma Educacional Ginásio Cariocapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectCoelho Neto Municipal Schoolpt_BR
dc.subjectGinásio Carioca Educational Programpt_BR
dc.subjectintegrated educationpt_BR
dc.subjectGestión democráticapt_BR
dc.subjectEscuela Municipal Coelho Netopt_BR
dc.subjectPrograma Educativo Ginásio Cariocapt_BR
dc.subjectEducación Integralpt_BR
dc.titlePrograma educacional ginásio carioca: aproximações e desafios da gestão democrática na escola municipal Coelho Netopt_BR
dc.title.alternativeRio gymnasium educational program: approaches and challenges of democratic management at the Coelho Neto municipal schoolen
dc.title.alternativePrograma educativo del gimnasio Rio: enfoques y desafíos de la gestión democrática en la escuela municipal Coelho Netoes
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe theme of educational management in public schools is relevant for studies in the area of education and for society, as it offers the opportunity to reflect on processes, interpersonal relationships and rapprochement wi th the school community. From this perspective, the concept of democratic and participatory management should be the focus of free, quality public education. The general objective of the research was to analyze the school management established at Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) during the period of the Ginásio Carioca Educational Program (2014-2017). The qualitative investigation followed the exploratory requirements to describe and analyze the case study scenario. To this end, we address the concepts of educational management in public education, based on theoretical and legal references. We highlight the characteristics inherent to the management undertaken over time, especially those related to the democratic and participatory conception, in which diversity, plurality and different social contexts are considered. We describe the historical process of the Program designed by SME – RJ, situating other past experiences. Among them, the proposal for comprehensive education idealized at the Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano in 2003 and at the Integrated Centers for Public Education – CIEPs, in Rio de Janeiro, in the 1983. We situate the historical assumptions of the E.M.C.N, presenting the main structural and institutional changes, referenced especially in its nomenclatures, which revealed the different directions of education in the city of Rio de Janeiro. In this trajectory, we identified fragments and signs of management concepts now established in different structural environments of education, notably full-time education. We present the results of the school case study, through field research carried out with the school community. The investigation was carried out using a mixed questionnaire, aiming to analyze the perception of social actors about the Program in question and the educational management established. Data analysis followed the assumptions of content analysis, outlined with the structuring of categories, which nourished the data systematization process. We seek approximations of senses and meanings, typical of the methodology, privileging different contexts and readings of the world. We seek to understand the textures of the singularities of the speeches of community members, about the management carried out in the institution, as well as the concepts referenced in everyday school life. The research revealed that the management established at the school approached the conceptual characteristics of democratic and participatory management during the Program period. Furthermore, the study revealed the meaning and meaning of pedagogical and relational practices throughout the students' educational training, as an important source of artistic discoveries, values, knowledge and inspiration for the exercise of citizenship and life.en
dc.description.abstractOtherA El tema de la gestión educativa en las escuelas públicas es relevantes para los estudios en el área de la educación y para la sociedad, ya que ofrece la oportunidad de reflexionar sobre los procesos, las relaciones interpersonales y el acercamiento con la comunidad escolar. Desde esta perspectiva, el concepto de gestión democrática y participativa debe ser el eje de una educación pública gratuita y de calidad. El objetivo general de la investigación fue analizar la gestión escolar establecida en la Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) durante el período del Programa Educativo del Ginásio Carioca (2014-2017). La investigación cualitativa siguió los requisitos exploratorios para describir y analizar el escenario del estudio de caso. Para ello, abordamos los conceptos de gestión educativa en la educación pública, a partir de referentes teóricos y jurídicos. Destacamos las características inherentes a la gestión realizada a lo largo del tiempo, especialmente aquellas relacionadas con la concepción democrática y participativa, en las que se considera la diversidad, la pluralidad y los diferentes contextos sociales. Describimos el proceso histórico del Programa diseñado por SME – RJ, situando otras experiencias pasadas. Entre ellos, la propuesta de educación integral idealizada en el Centro de Enseñanza Experimental Ginásio Pernambucano en 2003 y en los Centros Integrados de Educación Pública – CIEP, en Río de Janeiro, en la década de 1983. Situamos los supuestos históricos de la E.M.C.N, presentando los principales cambios estructurales e institucionales, referenciados especialmente en sus nomenclaturas, que revelaron las diferentes orientaciones de la educación en la ciudad de Río de Janeiro. En esta trayectoria, identificamos fragmentos y signos de conceptos de gestión ahora establecidos en diferentes entornos estructurales de la educación, en particular la educación a tiempo completo. Presentamos los resultados del estudio de caso escolar, a través de una investigación de campo realizada con la comunidad escolar. La investigación se realizó mediante un cuestionario mixto, con el objetivo de analizar la percepción de los actores sociales sobre el Programa en cuestión y la gestión educativa establecida. El análisis de los datos siguió los supuestos del análisis de contenido, delineados con la estructuración de categorías, que nutrieron el proceso de sistematización de los datos. Buscamos aproximaciones de sentidos y significados, propios de la metodología, privilegiando diferentes contextos y lecturas del mundo. Buscamos comprender las texturas de las singularidades de los discursos de los comunitarios, sobre la gestión realizada en la institución, así como los conceptos referenciados en el cotidiano escolar. La investigación reveló que la gestión establecida en la escuela se acercó a las características conceptuales de la gestión democrática y participativa durante el período del Programa. Además, el estudio reveló el significado y significado de las prácticas pedagógicas y relacionales a lo largo de la formación educativa de los estudiantes, como fuente importante de descubrimientos artísticos, valores, conocimientos e inspiración para el ejercicio de la ciudadanía y la vida.es
dc.contributor.advisor1Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2611-640Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762675379021738pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1922394613566498pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesARROYO, M. G. (2005). Da escola carente a escola possível. Rio de Janeiro: Loyola. BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 3. edição, 1985. BRANDÃO, Zaia. Escola de tempo integral e cidadania escolar. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 97-108, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/XZEGyc>. Acesso em: 2 maio 2017. BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Seção 1, p. 1 - 5/10/1988. BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, no 248, Seção 1, p. 27.833, 23 dez. 1996. BRASIL. Lei no 13.005/2014/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. jun. 2014. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 20 ago. 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. BRASIL, SME-RIO DE JANEIRO. Escolas Cariocas em Turno Único. Ensino Fundamental I e II. SME - Prefeitura do Rio, RJ, 2020, 282p. BRASIL. Instituto Nacional e Estudos e de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb). Acesso em 02 dez 2023. CARTA CAPITAL. EDUCAÇÃO. CIEPS completam 30 anos. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/criados-por-darcy-ribeiro-cieps-completam-30- anos/>. 2015. Acesso em 02/08/2022. CASTRO, Adriana. A Escola em Tempo Integral. A implantação do Projeto em uma escola do interior Paulista. Dissertação de Mestrado. UFSCar, São Carlos. SP. CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, 2009. Disponível em: <https://goo.gl/XZEGyc>. Acesso em: 15 ago 2022. CURY, Carlos Roberto Jamil. Qualidade em educação. Nuances: estudos sobre Educação, v. 17, n. 18, 2010. 51 CORTES, Luciana Ferreira. Ginásios Cariocas: Um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, RJ, UNIRIO,2017. DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. SP, Atlas, 1987. DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987, p. 36. DEWEY, J. Vida e Educação. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. DIÁRIO CARIOCA, Inaugurou-se a “Escola Coelho Netto”. Rio de Janeiro, n. 2829, p. 3, 31 ago. 1937. Disponível em: <http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx>. Acesso em: 20 jul. 2022. DOURADO, Luiz Fernandes Dourado. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites E Perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 921-946, out. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 21 ago. 2021. ESTEBAN, Maria Tereza. Uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 1a. reimpressão, 2021. Campinas: Editora Autores Associados., 2021. FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. A Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação. São Paulo: UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In: Caldart, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012 GADOTTI, M. Gestão democrática e qualidade de ensino. 1o Fórum Nacional Desafio da Qualidade Total no Ensino Público, 28 a 30 de julho de 1994. Belo Horizonte: Minas Centro, 1994. GANDIN, D. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes. 1994. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 52 HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998. LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 6a ed. -São Paulo: Cortez, 2011. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6a. ed. rev. amp. São Paulo: Heccus Editora, 2013. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. Coleção Magistério. 2o. Grau. Série formação do professor. 1994 LINO, Lucília Augusta; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira; CAVALCANTE, José Airton Chaves. Conselho escolar: desafios cotidianos na gestão democrática. Seropédica: UFRRJ, 2017. LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e implicações quanto à formação de Seus Gestores. Artigo da publicação, Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev. /jun. 2000. LÜCK, H. A gestão participativa na escola. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2006. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Editora Vozes Limitada, 2012. MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002, p. 95. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 16a. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010. MINAYO, M. C. de S. (org.); DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. MOLL, Jaqueline Moll (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. PAIVA, Liz Denize Carvalho. Autoavaliação institucional: Perspectiva no âmbito dos Institutos Federais. Curitiba: Appris, 2015. PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: Introdução crítica. São Paulo: Cortez 2002. PARO, Vitor Henrique. Escolha e formação do diretor escolar. Cadernos de Pesquisa. Curitiba, v. 6, n. 14, set-dez 2011. RAMOS, Marise. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Todos os direitos reservados. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. 2009. Disponível em: < http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/pedcom.html>. Acesso em 2 dez. 2023. RIBEIRO, DARCY. Escola de Tempo integral e o projeto dos CIEPS – RJ, 1988. 53 RIO DE JANEIRO, Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?id=6612676. Acesso em 20/07/2022. ROSA, Sandra Valéria Limonta; BRANDÃO, André Alcantara; FREITAS, Vilmar Luiz de, SANTOS, Luciane Martins dos. (Orgs). Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral: Formação de professores, currículo e trabalho pedagógico. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014. ROSA, Alessandra Vitor Nascimento. Pesquisando a relação Educação integral e(m) tempo integral e Currículo no Brasil - período 2000-2012 O que revelam as pesquisas de mestrado e doutorado? PUC RIO – Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, 2016. SME-Rio de Janeiro-RJ. Relatórios de Gestão da Escola Municipal Coelho Neto, 2020. SME-Rio de Janeiro-RJ. Atas de Reuniões de Docentes e Funcionários da Escola Municipal Coelho Neto, 2013-2017. SME-Rio de Janeiro-RJ. Atas do Conselho Escola-Comunidade (CEC) da Escola Municipal Coelho Neto, 2013-2017. SAVIANI, Demerval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, setembro/dezembro de 2017.p. 653-662. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SME-Rio). Decreto No 33649/2011 de 11 de abril de 2011. Programa Ginásio Carioca, Prefeitura do Rio (RJ), 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. (SME-Rio). Ginásio Carioca. Publicação Especial, Rio de Janeiro, 2014. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. (SME-Rio). Experiências Programa Escola do Amanhã. Publicação especial. Rio de Janeiro. 2016. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SME-RJ). Projeto Político Pedagógico da E.M.A.C. Coelho Neto (06.22.009) - Sonhando juntos somos mais. Valorizando as competências socioemocionais em busca da formação integral do aluno e da Excelência. RJ, SME-RJ, 2019. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SME-Rio). PLANO DE GESTÃO DA E.M.A.C. COELHO NETO (06.22.009). RJ, SME-RJ, 2021. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (SME-Rio). COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, 2023. Disponível em:<https://sistemas.rj.def.br/publico/sarova.ashx/Portal/sarova/imagem- dpge/public/arquivos/3.1_CREs_no_Municipio_do_Rio_de_Janeiro.pdf.> Acesso em 02 12 2023. 54 SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma Introdução às Teorias do Currículo. Editora Autêntica 2007. SOUSA, Nadia Maria Pereira de.; PAIVA, Liz Denize Carvalho. Avaliação do ensino- aprendizagem na formação de professores de Educação Física. In. Formação de professores de Educação Física: diálogos e saberes. Monteiro, Aloisio J.J. CUPOLLILO, Amparo Villa (orgs). 1a.ed. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011, p. 103. TARDIF Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: Didática, currículo e saberes escolares. CANDAU, Vera Maria. Ro de Janeiro: DP&A editora, 2000, p. 121. TEIXEIRA, Anísio. Uma experiência de educação primária integral no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.38, n.87, jul./set. 1962. p.21-33. TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969. VASCONCELOS, C.S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002. VASCONCELOS, C.S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político- Pedagógico ao Cotidiano da Sala de Aula. 6a Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e projeto educacional. Elementos metodológicos para elaboração e realização. São Paulo. Cortez, 1995. VEIGA, Ilma passos Alencastro. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. 23 ed. Campinas: Papirus, 2001. VEIGA, Ilma passos Alencastro. A Escola em Debate: gestão, projeto político-pedagógico e Avaliação. Revista Retratos da Escola, Brasília, 2013. In: <https://pep.ifsp.edu.br/wp- content/uploads/2015/01/A-escola-em-debate.pdf>. Acesso em 16 out. 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - MARIO JORGE PEREIRA DE SOUZA.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.