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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa educacional ginásio carioca: aproximações e desafios da gestão democrática na escola municipal Coelho Neto
Título(s) alternativo(s): Rio gymnasium educational program: approaches and challenges of democratic management at the Coelho Neto municipal school
Programa educativo del gimnasio Rio: enfoques y desafíos de la gestión democrática en la escuela municipal Coelho Neto
Autor(es): Souza, Mário Jorge Pereira de
Orientador(a): Paiva, Liz Denize Carvalho
Primeiro membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Segundo membro da banca: Costa, Adriana Alves Fernandes
Terceiro membro da banca: Barbosa, Jane Rangel Alves
Palavras-chave: Gestão democrática;Escola Municipal Coelho Neto;Programa Educacional Ginásio Carioca;Educação integral;Democratic management;Coelho Neto Municipal School;Ginásio Carioca Educational Program;integrated education;Gestión democrática;Escuela Municipal Coelho Neto;Programa Educativo Ginásio Carioca;Educación Integral
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 21-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SOUZA, Mário Jorge Pereira de. Programa educacional ginásio carioca: aproximações e desafios da gestão democrática na escola municipal Coelho Neto. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) -Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: A temática sobre gestão educacional na escola pública mostra-se relevante para os estudos na área de educação e para a sociedade, pois oferece a oportunidade de reflexão acerca dos processos, das relações interpessoais e da aproximação com a comunidade escolar. Nesta perspectiva, a concepção de gestão democrática e participativa deve ser o foco da educação pública, gratuita e de qualidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a gestão escolar instituída na Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) no período do Programa Educacional Ginásio Carioca (2014-2017). A investigação de natureza qualitativa, seguiu os requisitos exploratórios para descrever e analisar o cenário de estudo de caso. Para tanto, abordamos as concepções de gestão educacional na educação pública, com base em referenciais teóricos e legais. Destacamos as características inerentes às gestões empreendidas ao longo do tempo, especialmente as relacionadas à concepção democrática e participativa, em que se considera a diversidade, a pluralidade e os distintos contextos sociais. Descrevemos o processo histórico do Programa idealizado pela SME – RJ, situando outras experiências pregressas. Dentre elas, a proposta de educação integral idealizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano em 2003 e nos Centros Integrados de Educação Pública – CIEPs, no Rio de Janeiro, na década de 1983. Situamos os pressupostos históricos da E.M.C.N, apresentando as principais mudanças estruturais e institucionais, referenciadas especialmente em suas nomenclaturas, o que revelou os distintos rumos da educação no município do Rio de Janeiro. Nesta trajetória, identificamos fragmentos e indícios das concepções de gestão ora instituídas em diferentes ambiências estruturais da educação, notadamente, em tempo integral. Apresentamos os resultados do estudo de caso da escola, por meio da pesquisa de campo realizada com a comunidade escolar. A investigação foi realizada através de um questionário misto, visando analisar a percepção dos atores sociais sobre o Programa em questão e a gestão educacional instituída. A análise de dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo, delineada com a estruturação de categorias, as quais nutriram o processo de sistematização de dados. Buscamos as aproximações de sentidos e significados, próprios da metodologia, privilegiando os diferentes contextos e leituras de mundo. Buscamos compreender as tessituras das singularidades das falas dos membros da comunidade, acerca da gestão realizada na instituição, bem como as concepções referenciadas no cotidiano escolar. A pesquisa revelou que a gestão instituída na escola se aproximou das características conceituais da gestão democrática e participativa no período do Programa. Além disso, o estudo desvelou o significado e sentido das práticas pedagógicas e relacionais ao longo da formação escolar dos educandos, como uma importante fonte de descobertas artísticas, de valores, de conhecimentos e de inspiração para o exercício da cidadania e da vida.
Abstract: The theme of educational management in public schools is relevant for studies in the area of education and for society, as it offers the opportunity to reflect on processes, interpersonal relationships and rapprochement wi th the school community. From this perspective, the concept of democratic and participatory management should be the focus of free, quality public education. The general objective of the research was to analyze the school management established at Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) during the period of the Ginásio Carioca Educational Program (2014-2017). The qualitative investigation followed the exploratory requirements to describe and analyze the case study scenario. To this end, we address the concepts of educational management in public education, based on theoretical and legal references. We highlight the characteristics inherent to the management undertaken over time, especially those related to the democratic and participatory conception, in which diversity, plurality and different social contexts are considered. We describe the historical process of the Program designed by SME – RJ, situating other past experiences. Among them, the proposal for comprehensive education idealized at the Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano in 2003 and at the Integrated Centers for Public Education – CIEPs, in Rio de Janeiro, in the 1983. We situate the historical assumptions of the E.M.C.N, presenting the main structural and institutional changes, referenced especially in its nomenclatures, which revealed the different directions of education in the city of Rio de Janeiro. In this trajectory, we identified fragments and signs of management concepts now established in different structural environments of education, notably full-time education. We present the results of the school case study, through field research carried out with the school community. The investigation was carried out using a mixed questionnaire, aiming to analyze the perception of social actors about the Program in question and the educational management established. Data analysis followed the assumptions of content analysis, outlined with the structuring of categories, which nourished the data systematization process. We seek approximations of senses and meanings, typical of the methodology, privileging different contexts and readings of the world. We seek to understand the textures of the singularities of the speeches of community members, about the management carried out in the institution, as well as the concepts referenced in everyday school life. The research revealed that the management established at the school approached the conceptual characteristics of democratic and participatory management during the Program period. Furthermore, the study revealed the meaning and meaning of pedagogical and relational practices throughout the students' educational training, as an important source of artistic discoveries, values, knowledge and inspiration for the exercise of citizenship and life.
A El tema de la gestión educativa en las escuelas públicas es relevantes para los estudios en el área de la educación y para la sociedad, ya que ofrece la oportunidad de reflexionar sobre los procesos, las relaciones interpersonales y el acercamiento con la comunidad escolar. Desde esta perspectiva, el concepto de gestión democrática y participativa debe ser el eje de una educación pública gratuita y de calidad. El objetivo general de la investigación fue analizar la gestión escolar establecida en la Escola Municipal Coelho Neto (E.M.C.N) durante el período del Programa Educativo del Ginásio Carioca (2014-2017). La investigación cualitativa siguió los requisitos exploratorios para describir y analizar el escenario del estudio de caso. Para ello, abordamos los conceptos de gestión educativa en la educación pública, a partir de referentes teóricos y jurídicos. Destacamos las características inherentes a la gestión realizada a lo largo del tiempo, especialmente aquellas relacionadas con la concepción democrática y participativa, en las que se considera la diversidad, la pluralidad y los diferentes contextos sociales. Describimos el proceso histórico del Programa diseñado por SME – RJ, situando otras experiencias pasadas. Entre ellos, la propuesta de educación integral idealizada en el Centro de Enseñanza Experimental Ginásio Pernambucano en 2003 y en los Centros Integrados de Educación Pública – CIEP, en Río de Janeiro, en la década de 1983. Situamos los supuestos históricos de la E.M.C.N, presentando los principales cambios estructurales e institucionales, referenciados especialmente en sus nomenclaturas, que revelaron las diferentes orientaciones de la educación en la ciudad de Río de Janeiro. En esta trayectoria, identificamos fragmentos y signos de conceptos de gestión ahora establecidos en diferentes entornos estructurales de la educación, en particular la educación a tiempo completo. Presentamos los resultados del estudio de caso escolar, a través de una investigación de campo realizada con la comunidad escolar. La investigación se realizó mediante un cuestionario mixto, con el objetivo de analizar la percepción de los actores sociales sobre el Programa en cuestión y la gestión educativa establecida. El análisis de los datos siguió los supuestos del análisis de contenido, delineados con la estructuración de categorías, que nutrieron el proceso de sistematización de los datos. Buscamos aproximaciones de sentidos y significados, propios de la metodología, privilegiando diferentes contextos y lecturas del mundo. Buscamos comprender las texturas de las singularidades de los discursos de los comunitarios, sobre la gestión realizada en la institución, así como los conceptos referenciados en el cotidiano escolar. La investigación reveló que la gestión establecida en la escuela se acercó a las características conceptuales de la gestión democrática y participativa durante el período del Programa. Además, el estudio reveló el significado y significado de las prácticas pedagógicas y relacionales a lo largo de la formación educativa de los estudiantes, como fuente importante de descubrimientos artísticos, valores, conocimientos e inspiración para el ejercicio de la ciudadanía y la vida.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18935
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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