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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sant'Ana, Michele da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-01T12:44:00Z | - |
dc.date.available | 2024-11-01T12:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
dc.identifier.citation | SANT‘ANA, Michele da Costa. Uma proposta de projeto de letramento: “a vida em versos de D. Umbelina”. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18968 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino de leitura e produção textual por meio de projeto de letramento a fim de proporcionar aos educandos - uma turma do 9o Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada no município de Mendes, no sul do estado do Rio de Janeiro - oportunidade de desenvolvimento pleno como leitores e escritores. Seu objetivo geral foi desenvolver uma proposta de projeto de letramento por meio de atividades diversificadas de leitura e produção textual, tendo como ponto de partida a leitura e análise de poemas de Umbelina do Nascimento Nunes Reis, patrimônio cultural da cidade de Mendes. Espera-se ampliar a habilidade de leitura, bem como a capacidade leitora de textos literários e promover a valorização cultural local por meio da produção de uma biografia da poetisa. Para tanto, foram apresentadas estratégias de leitura capazes de aperfeiçoar o letramento literário dos estudantes, além de atividades capazes de orientá-los no desenvolvimento das habilidades de produção de textos coerentes e coesos utilizando recursos linguísticos e interacionais. Como base, esta dissertação fundamenta-se nas considerações de Marcuschi (2010a; 2010b) sobre os gêneros e tipos textuais e de compreensão de textos; nas orientações previstas tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), quanto na Base Nacional Comum Curricular (2018); nos sentidos dos letramentos e na relação desses com as práticas sociais apontados por Street (2014) e Kleiman (1995); na importância de um processo de alfabetização e letramento sólido descrita por Soares (2020); na relevância de letramentos múltiplos e multiletramentos, apontados por Rojo (2009, 2012), para a leitura envolvendo práticas sociais; na pertinência do trabalho com projetos em sala de aula, de acordo com Oliveira, Tinoco e Santos (2014); no contrato de leitura estabelecido no processo, segundo Emediato (2007); no percurso gerativo apresentado por Fiorin (2022); e na proposta de sequência didática inspirada em Schneuwly e Dolz (2011). Seguindo a proposta da pesquisa-ação, de Thiollent (1996), o trabalho se fez colaborativo entre professora e alunos. Dessa forma, a sequência didática apresentada oportunizou aos alunos, por meio dos poemas, ler além da superfície do texto, acessando conhecimentos prévios e outros adquiridos durante o processo, numa postura ativa na construção de sentidos do texto. Nesse processo, vale destacar o trabalho interdisciplinar realizado com as disciplinas de Artes e História, criando uma rede de saberes relevante para a construção de cidadãos atuantes na sociedade e reflexivos. Assim, ao final, foi possível notar que os alunos amadureceram enquanto leitores, uma vez que conseguiram (em maior ou menor desempenho) utilizar estratégias antes não dominadas. Além disso, tem-se uma produção de texto construída coletiva e conscientemente onde se perceberam avanços em relação à situação inicial em que se encontrava a turma (considerando o nível de conhecimento) e aspectos que ainda podem ser melhorados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Projeto de letramento | pt_BR |
dc.subject | produção textual | pt_BR |
dc.subject | letramento literário | pt_BR |
dc.subject | poema | pt_BR |
dc.subject | biografia | pt_BR |
dc.subject | Literacy project | pt_BR |
dc.subject | text production | pt_BR |
dc.subject | literary literacy | pt_BR |
dc.subject | poem | pt_BR |
dc.subject | biography | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de projeto de letramento: “a vida em versos de D. Umbelina” | pt_BR |
dc.title.alternative | A literacy project proposal: “the life in verses of D. Umbelina” | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This research presents an experience of the teaching of reading and text production through a literacy project aiming to provide the students - from 9th grade in Middle School at a state school, in the city of Mendes, to the south of Rio de Janeiro state - with an opportunity for thorough development as reader and writer. Its general objective was to develop a literacy project proposal through diversified activities of reading and text production, with the starting point being the reading and analysis of poems from Umbelina do Nascimento Nunes Reis, a cultural heritage of the city of Mendes. It is expected to expand the reading skill, as well as the reading of literary texts capacity, and to promote the local cultural appreciation through the production of a biography of the poet. Therefore, reading strategies capable of improving the literary literacy of the students were presented, besides activities capable of orienting the students in the development of skills for the production of coherent and cohesive texts making use of linguistics and interactive resources. As a base, this dissertation is founded on Marcuschi's (2010a; 2010b) considerations about textual genres and types, and the comprehension of texts; on the orientations predicted both in the National Curricular Parameters (1998) and in the Common Curricular National Base (2018); on the motives of literacies and their relationship with the social practices pointed out by Street (2014) and Kleiman (1995); on the importance of a solid alphabetization and literacy process described by Soares (2020); on the relevance of multiple literacies and multiliteracies, pointed out by Rojo (2009, 2012), for the reading involving social practices; on the importance of the work with projects in classrooms, according to Oliveira, Tinoco and Santos (2014); on the reading contract established in the process, conforming to Emediato (2007); on the generative journey presented by Fiorin (2022); and on the didactic sequence proposal inspired on Schneuwly and Dolz (2011). Following the research-action proposal, by Thiollent (1996), the study was of collaborative nature between teacher and students. This way, the didactic sequence presented gave students the opportunity, through poems, of reading beyond the surface of the text, accessing previous knowledge and others acquired during the process, in an active attitude towards the construction of meanings of the text. In this process, it is important to highlight the interdisciplinary work carried out with the subjects of Arts and History, building a web of knowledge that is relevant for the construction of reflective and active citizens in society. Thus, in the end, it was possible to notice that students matured as readers, as they could (in higher or lower performance) use strategies once not mastered. In addition, a text production is obtained by being constructed collectively and consciously, where it could be noticed advances in relation to the initial stage that the class was in previously (considering the knowledge level) and aspects that can still be improved. | en |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Marli Hermenegilda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5872540373589107 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Beauclair, Marcelo Gomes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8179102263031120 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6907445315804541 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.relation.references | ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. ANTUNES, Irandé. Aula de Português – Encontro & Interação. 6. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. BAGNO, Marcos. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. BRASIL, SEB/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: https://www.edocente.com.br/blog/bncc/o-ensino-de-lingua-portuguesa-pelo- vies-da-bncc/. Acesso em 10 jan. 2022. BRASIL, SEB/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf/. Acesso em 10 jan. 2022 BRASIL, Inep/MEC. Relatório de resultados do SAEB 2019 – v. 1. Brasília-DF Inep/MEC 2022. 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dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
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