Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Aline Andrade da-
dc.date.accessioned2024-11-07T18:21:13Z-
dc.date.available2024-11-07T18:21:13Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Andrade da. Ensino de história e memória – uma análise da história local de Magé. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca, através da construção de um jogo didático, articular o currículo das disciplinas de História, História, Geografia, Turismo e Meio Ambiente de Magé (HGTM) e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (EHCAI) com a vivência dos educandos de forma a valorizar seus saberes, memórias e contribuir para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem onde o aluno é protagonista no ensino de História. Cientes da importância da escola e da memória para a construção de saberes e para a formação de identidades, se faz necessária a implementação de práticas educativas onde o educando é visto como sujeito e não mero receptáculo. Dessa forma, o jogo didático proposto articula elementos da história e do território mageense.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMagépt_BR
dc.subjectGameficationpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.titleEnsino de história e memória – uma análise da história local de Magépt_BR
dc.title.alternativeTeaching history and memory – an analysis of the local history of Magéen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research seeks, through the construction of a didactic game, to articulate the curriculum of the subjects of History, History, Geography, Tourism and Environment of Magé (HGTM) and Teaching of History and Afro- Brazilian and Indigenous Culture (EHCAI) with the experience of educating students in order to value their knowledge, memories and contribute to the promotion of a teaching-learning process, where the student is the protagonist in teaching History. Aware of the importance of school and memory for the construction of knowledge and formation of identities, it is necessary to implement educational practices where the student is seen as a subject and not a mere receptacle, in this way the proposed didactic game articulates elements of the history and territory of Magé.en
dc.contributor.advisor1Kaly, Alain Pascal-
dc.contributor.advisor1IDCPF 717.108.685-20pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7388330777837115pt_BR
dc.contributor.referee1Kaly, Alain Pascal-
dc.contributor.referee1IDCPF 717.108.685-20pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7388330777837115pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDCPF 186.049.618-01pt_BR
dc.contributor.referee3Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos-
dc.contributor.referee3IDCPF 087.925.387-89pt_BR
dc.creator.IDCPF 129.007.907-27pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406610423188815pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2021. ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2019. AS CAUSAS e os homens da revolta. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 28, 28 jan.1895. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_01&pesq=horr ores%20de%20magé&hf=memoria.bn.br&pagfis=3860 Acessado em: 11/09/2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. CARVALHO, Camila Abreu de. Quilombo de Maria Conga em Magé: Memória, Identidade e Ensino de História. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional de Ensino de História, 2016. CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 19 – 34, 2013. FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. FERNANDES, Florestan. Investigação etnológica no Brasil e outros ensaios. Petrópolis: Vozes, 1975. FIGUEIREDO, Joana Lima. Fábrica Santo Aleixo: Magé, arte e patrimônio da industrialização (1847 – 1979). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Artes e Comunicação Social, Departamento de Ciência da Arte, 2008. FLORES, Mariana F. da C Thompson (org.). Cartas, tabuleiros e cartelas [recurso eletrônico]: os jogos no ensino e aprendizagem de história. Santa Maria: FACOS, UFSM, 2020. FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar é aprender. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Jogos e ensino de história [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. GLÉNISSON, J. Uma história entre duas erudições. Revista de História, v. 55, n. 110, 1977. GODOY, Maria do Carmo. Patrimônio cultural: conceituação e subsídios para uma política. In: Anais do IV Encontro Estadual de História. Belo Horizonte: ANPUH – MG, 1985. HORRORES de Magé. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, n. 5, 6 jan.1895. Jornal do Brasil (RJ) – 1890 a 1899. Ano 1895. Edição 00005 (1). Domingo, 6 de Janeiro de 1893. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_01&pesq=horr ores%20de%20magé&hf=memoria.bn.br&pagfis=3860 Acessado em: 11/09/2023. HORTA, Mari de Lourdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN: Museu Imperial, 1999. KONDER, Leandro. Marx e a sociologia da educação. In: KONDER, Leandro; TURA, Maria de Lourdes Rangel (org.). Sociologia para educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2016. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003. LOBO, Alex; SANTOS, Lucimar Felisberto (org.). Guapimirim: a cidade da gente. Guapimirim: [s.n.], 2022 MAPA da desigualdade. Associação Casa Fluminense. MELLO, Juçara da Silva Barbosa de. Identidade, memória e história em Santo Aleixo: aspectos do cotidiano operário na construção de uma cultura fabril. Curitiba: Appris, 2019. Ministério da Cultura ISBN - Mitra Diocesana de Petrópolis – Os Horrores de Magé 1894 - Reproarte Gráfica e Editora Ltda – 2002. OLIVEIRA, Djanice Marinho de; BARRETO, Kadydja Menezes da Rocha. Educação patrimonial na modalidade de ensino EJA como revelação de valores da comunidade. In: Anais IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Campina Grande: Realize Editora, 2017. OLIVINDO, Mário Sérgio Pereira de. Ensino de história e memória: usos do passado e desafios do historiador e do professor. In: XXIX Simpósio Nacional de História. ANPUH, Brasília, 2017. OMAR, Denisse Kátia Soares. A importância da valorização da história local no ensino de história em Moçambique. Espacialidades, Natal/RN, 2022.1, v. 18, n.1. ORÁ, Ricardo. Memória e ensino de história. In: BITTENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2017 PERRONE-MOISÉS, Beatriz; SZTUTMAN, Renato. Notícias de uma certa confederação Tamoio. Mana 16 (2), out. 2010. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989. RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de história. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 397- 411, set.- dez. 2010. RAMOS, Francisco Régis Lopes. O direito à memória no ensino de história. Revista Trajetos. Fortaleza, v. 7, n. 13, 2009. RIBEIRO, Felipe. A foice, o martelo e outras ferramentas de ação política: os trabalhadores rurais e têxteis de Magé/RJ (1956-1973). 2015. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), Rio de Janeiro. RIBEIRO, Felipe. Memórias da Moscouzinho: Os tecelões de Santo Aleixo e a liderança de Astério dos Santos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. SANTOS, Catarina Sofia Oliveira. O uso dos jogos didáticos na aula de História: Press start to play. Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2020. SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007. SEFFNNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet (org.). Jogos e ensino de história [recurso eletrônico]. Porto Alegre: UFRGS, 2018. SILVA, Edna Lúcia da e MENEZES, Estela M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001, 121p. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 2003 SOUZA, Marciane. Ensino de história, memória e patrimônio: as (re)significações e percepções dos estudantes acerca dos territórios urbanos. Dissertação (Mestrado profissional) – Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Cuiabá, 2019. TANABE, Roberta. O uso das telas e o desenvolvimento infantil. Entrevista concedida a Suely Amarante. Núcleo Saúde e Brincar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, 3 jan. 2022. Disponível em: https://www.iff.fiocruz.br/index.php?view=article&id=35:uso-das-telas&catid=8 Acesso em: 16 jan. 2024. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1992. WANDERLEY, Sonia. Memória, história e ensino. Revista Vozes em Diálogo (CEH – UER), Rio de Janeiro, n. 4, jul.-dez. 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Aline Andrade da Silva.Pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.