Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de história e memória – uma análise da história local de Magé
Other Titles: Teaching history and memory – an analysis of the local history of Magé
Authors: Silva, Aline Andrade da
Orientador(a): Kaly, Alain Pascal
Primeiro membro da banca: Kaly, Alain Pascal
Segundo membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Keywords: Jogo;Ensino de História;Memória;História local;Magé;Gamefication;History Teaching;Memory;Local History
Área(s) do CNPq: Educação
História
Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: SILVA, Aline Andrade da. Ensino de história e memória – uma análise da história local de Magé. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A presente pesquisa busca, através da construção de um jogo didático, articular o currículo das disciplinas de História, História, Geografia, Turismo e Meio Ambiente de Magé (HGTM) e Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena (EHCAI) com a vivência dos educandos de forma a valorizar seus saberes, memórias e contribuir para a promoção de um processo de ensino-aprendizagem onde o aluno é protagonista no ensino de História. Cientes da importância da escola e da memória para a construção de saberes e para a formação de identidades, se faz necessária a implementação de práticas educativas onde o educando é visto como sujeito e não mero receptáculo. Dessa forma, o jogo didático proposto articula elementos da história e do território mageense.
Abstract: This research seeks, through the construction of a didactic game, to articulate the curriculum of the subjects of History, History, Geography, Tourism and Environment of Magé (HGTM) and Teaching of History and Afro- Brazilian and Indigenous Culture (EHCAI) with the experience of educating students in order to value their knowledge, memories and contribute to the promotion of a teaching-learning process, where the student is the protagonist in teaching History. Aware of the importance of school and memory for the construction of knowledge and formation of identities, it is necessary to implement educational practices where the student is seen as a subject and not a mere receptacle, in this way the proposed didactic game articulates elements of the history and territory of Magé.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19038
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Aline Andrade da Silva.Pdf2.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.