Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorUchôa Júnior, Cezar Augusto Sales-
dc.date.accessioned2024-11-08T21:48:43Z-
dc.date.available2024-11-08T21:48:43Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationUCHÔA JÚNIOR, Cezar Augusto Sales. Autoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048-
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo analisar a relação entre prática e reflexões teóricas no Ensino de História a partir da experiência docente dialogando com as diretrizes curriculares da BNCC-História (Brasil-MEC, 2017). Considerando os objetivos do Ensino de História e seus desdobramentos nos objetos de conhecimento histórico, nas competências gerais, específicas, assim como nas habilidades e na atitude historiadora (BNCC) em articulação com a reflexão da experiência docente, buscou-se articular conhecimento histórico, pensamento histórico e experiência histórica numa proposta para estruturação de uma formação docente a partir de uma rede de diálogos entre professores de História. Possibilitando o estabelecimento de caminhos para reflexões críticas sobre as teorias do currículo, os imperativos impostos à prática e à experiência docente em História. Tendo como ponto de partida a relação entre fenomenologia da ação de Hannah Arendt, fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur e a Didática da História de Rüsen, pretende-se considerar o docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência histórica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectDidática da Históriapt_BR
dc.subjectConsciência Históricapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectDidactics of Historypt_BR
dc.subjectHistorical Consciousnesspt_BR
dc.titleAutoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiênciapt_BR
dc.title.alternativeTeacher self-reflection in History teaching. The History Teacher as a subject of knowledge, thought and experiencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe work aims to analyze the relationship between practice and theoretical reflections in History Teaching based on teaching experience in dialogue with the BNCC-História curricular guidelines (Brasil-MEC, 2017). Considering the objectives of History Teaching and its developments in the objects of historical knowledge, in general and specific competencies, as well as in the skills and historian attitude (BNCC), in conjunction with the reflection of the teaching experience, we sought to articulate historical knowledge, historical thinking and historical experience in a proposal for structuring teacher training based on a network of dialogues between History teachers, enabling the establishment of paths for critical reflections on curriculum theories, the imperatives imposed on the practice and teaching experiences in History . Taking as a starting point the relationship between Hannah Arendt's phenomenology of action, Paul Ricoeur's hermeneutic phenomenology and Rüsen's Didactics of History, we intend to consider the History teacher as a subject of knowledge, thought and historical experience.en
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDCPF 186.049.618-01pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787065440504096pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria da Glória-
dc.contributor.referee3Alves, Ronaldo Cardoso-
dc.creator.IDCPF 083.344.227-92pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8420376598880031pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Cezar Augusto Sales Uchôa Júnior.Pdf923.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.