Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência
Título(s) alternativo(s): Teacher self-reflection in History teaching. The History Teacher as a subject of knowledge, thought and experience
Autor(es): Uchôa Júnior, Cezar Augusto Sales
Orientador(a): Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria da Glória
Terceiro membro da banca: Alves, Ronaldo Cardoso
Palavras-chave: Ensino de História;Fenomenologia;Didática da História;Consciência Histórica;History Teaching;Phenomenology;Didactics of History;Historical Consciousness
Área(s) do CNPq: Educação
História
Idioma: por
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: UCHÔA JÚNIOR, Cezar Augusto Sales. Autoreflexão docente no ensino de História. O Docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a relação entre prática e reflexões teóricas no Ensino de História a partir da experiência docente dialogando com as diretrizes curriculares da BNCC-História (Brasil-MEC, 2017). Considerando os objetivos do Ensino de História e seus desdobramentos nos objetos de conhecimento histórico, nas competências gerais, específicas, assim como nas habilidades e na atitude historiadora (BNCC) em articulação com a reflexão da experiência docente, buscou-se articular conhecimento histórico, pensamento histórico e experiência histórica numa proposta para estruturação de uma formação docente a partir de uma rede de diálogos entre professores de História. Possibilitando o estabelecimento de caminhos para reflexões críticas sobre as teorias do currículo, os imperativos impostos à prática e à experiência docente em História. Tendo como ponto de partida a relação entre fenomenologia da ação de Hannah Arendt, fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur e a Didática da História de Rüsen, pretende-se considerar o docente em História como sujeito do conhecimento, do pensamento e da experiência histórica.
Abstract: The work aims to analyze the relationship between practice and theoretical reflections in History Teaching based on teaching experience in dialogue with the BNCC-História curricular guidelines (Brasil-MEC, 2017). Considering the objectives of History Teaching and its developments in the objects of historical knowledge, in general and specific competencies, as well as in the skills and historian attitude (BNCC), in conjunction with the reflection of the teaching experience, we sought to articulate historical knowledge, historical thinking and historical experience in a proposal for structuring teacher training based on a network of dialogues between History teachers, enabling the establishment of paths for critical reflections on curriculum theories, the imperatives imposed on the practice and teaching experiences in History . Taking as a starting point the relationship between Hannah Arendt's phenomenology of action, Paul Ricoeur's hermeneutic phenomenology and Rüsen's Didactics of History, we intend to consider the History teacher as a subject of knowledge, thought and historical experience.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19048
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Cezar Augusto Sales Uchôa Júnior.Pdf923.33 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.