Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMiranda, Claudia Celencina Carvalho de-
dc.date.accessioned2024-11-11T14:12:07Z-
dc.date.available2024-11-11T14:12:07Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationMIRANDA, Claudia Celencina Carvalho de. Direitos humanos e inclusão em Educação: perspectivas político-epistêmicas do Sul Global para pensar a deficiência. 2024. 332 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19052-
dc.description.abstractEsta tese teve por centralidade a interface entre os Direitos Humanos, a Inclusão em Educação e as Concepções de Deficiência. O objetivo geral foi identificar se o Direto Fundamental à Educação vem garantindo a Inclusão na perspectiva da Diversidade e Equidade. Alguns objetivos específicos foram delineados na busca das respostas a este questionamento principal: a) caracterizar a indissociabilidade entre os conceitos de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais à Inclusão em Educação b) compreender o que é a Epistemologia da Inclusão em Educação c) caracterizar a Epistemologia da Inclusão em Educação sob o viés da Teoria Crítica d) caracterizar os pensamentos críticos, epistemológicos e políticos de Inclusão na América Latina e no Caribe e) identificar os percursos da constituição das políticas públicas brasileiras de Educação Especial e da Educação Inclusiva f) caracterizar diferentes concepções sobre a Deficiência na perspectiva dos Paradigmas Históricos e nos contextos de Políticas Públicas. O estudo teve como premissa realizar discussões críticas, epistemológicas e ontológicas para transformação da Inclusão, como uma concepção inovadora de conceber um mundo de outras possibilidades. A pesquisa configurou-se como um estudo teórico. A concepção metodológica deste estudo foi de abordagem qualitativa; quanto aos objetivos delineou-se como pesquisa exploratória. O percurso metodológico foi feito através de revisão e análise documental e bibliográfica. Como técnica, utilizamos a pesquisa bibliográfica exploratória, recorrendo às fontes secundárias - material teórico/acadêmico produzido e analisado, sobre o tema da pesquisa, para categorizar os dados coletados, realizando a análise dos mesmos. Na coleta de dados do Sul Global, delimitamos o lócus da pesquisa para a região da América Latina e do Caribe, reduzindo a escala de observação no material documental para dezenove países. Direcionamos as buscas para a microanálise do objeto de estudo, que se concentrou nas políticas públicas de Inclusão, realizando análises comparativas com o Brasil. A lente analítica que inspira e subsidia esta pesquisa, está em consonância com o pensamento de Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969), sobre a questão da emancipação no processo educacional. O Direito Fundamental à Educação, engloba direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais e existe um contingente enorme de indivíduos que não têm acesso a eles, comprometendo o pleno gozo de sua cidadania e a possibilidade de usufruírem dos mesmos. Os achados nos mostram que os direitos básicos à educação não estão sendo contemplados como preconizados nas políticas públicas em vigência. Não há a possibilidade de modificações estruturais numa sociedade multifacetada sem o protagonismo da Educação. A Inclusão em Educação, visa democratizar e universalizar o acesso aos níveis e etapas do ensino, pautada nos princípios dos Direitos Humanos, tornando as experiências diversas, inclusivas e reparando trajetórias de sujeitos historicamente excluídos e invisibilizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInclusão em Educação;pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusion in Educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.titleDireitos humanos e inclusão em Educação: perspectivas político-epistêmicas do Sul Global para pensar a deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeHuman Rights and inclusion in Education: political-epistemic perspectives from the global south to think about disabilityen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThis Thesis focused on the interface between Human Rights, Inclusion in Education and Conceptions of Disability. The general objective was to identify whether the Fundamental Right to Education has guaranteed Inclusion from the perspective of Diversity and Equity. Some specific objectives were outlined in the search for answers to this main question: a) characterize the inseparability between the concepts of Human Rights and Fundamental Rights to Inclusion in Education b) understand what the Epistemology of Inclusion in Education is c) characterize the Epistemology of Inclusion in Education from the perspective of Critical Theory d) characterize the critical, epistemological and political thoughts of Inclusion in Latin America and the Caribbean e) identify the paths of the constitution of Brazilian public policies on Special Education and Inclusive Education f) characterize different conceptions on Disability from the perspective of Historical Paradigms and in the contexts of Public Policies. The study's premise was to carry out critical, epistemological and ontological discussions to transform Inclusion, as an innovative concept of conceiving a world of other possibilities. The research was configured as a theoretical study. The methodological design of this study was a qualitative approach; As for the objectives, it was outlined as exploratory research. The methodological path was carried out through documentary and bibliographic review and analysis. As a technique, we used exploratory bibliographic research, using secondary sources - theoretical/academic material produced and analyzed, on the research topic, to categorize the collected data, carrying out their analysis. When collecting data from the Global South, we delimited the research locus to the Latin America and Caribbean region, reducing the scale of observation in the documentary material to nineteen countries. We directed the searches towards the microanalysis of the object of study, which focused on public inclusion policies, carrying out comparative analyzes with Brazil. The research was configured as a theoretical study. The methodological design of this study was a qualitative approach; As for the objectives, it was outlined as exploratory research, using technical procedures from bibliographical research. As a data collection instrument, we used content analysis. The methodological path was carried out through documentary and bibliographic review and analysis.As a technique, we used exploratory bibliographic research, using secondary sources - theoretical/academic material produced and analyzed, on the research topic, to categorize the collected data, performing content analysis. When collecting data from the Global South, we delimited the research locus to the Latin America and Caribbean region, reducing the scale of observation in the documentary material to nineteen countries. We directed the searches towards the microanalysis of the object of study, which focused on public inclusion policies, carrying out comparative analyzes with Brazil. The analytical lens that inspires and supports this research is in line with the thoughts of Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969), on the issue of emancipation in the educational process. The Fundamental Right to Education encompasses civil, political, social, economic and cultural rights and there is a huge number of individuals who do not have access to them, compromising the full enjoyment of their citizenship and the possibility of benefiting from them. The findings show us that the basic rights to education are not being covered as recommended in current public policies. There is no possibility of structural changes in a multifaceted society without the leading role of Education. Inclusion in Education aims to democratize and universalize access to levels and stages of education, based on the principles of Human Rights, making experiences diverse, inclusive and repairing the trajectories of historically excluded and invisible subjects.pt_BR
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise-
dc.contributor.referee3Silva Junior, Aureliano Lopes da-
dc.contributor.referee4Guimarães, Décio-
dc.contributor.referee5Nozu, Washington Cesar Shoiti-
dc.creator.IDCPF 821.598.077-53pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6826913513829209pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Claudia Celencina Carvalho de Miranda.Pdf4.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.