Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19177
Tipo do documento: Dissertação
Title: A horta escolar como espaço pedagógico para construção de saberes e percepção ambiental: um estudo na EMCOR Padre Fulgêncio do Menino Jesus
Other Titles: The school garden as a pedagogical space for building knowledge and environmental perception: a study at EMCOR Padre Fulgêncio do Menino Jesus
Authors: Soares, Breno Santos
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
Terceiro membro da banca: Benácchio, Rosilda Nascimento
Keywords: Ensino-aprendizagem;Relação Teoria-Prática;Pedagogia da Alternância;Ensino Fundamental;Teaching-learning;Theory-practice relationship;Pedagogy of Alternation;Primary education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOARES, Santos Breno. A horta escolar como espaço pedagógico para construção de saberes e percepção ambiental: um estudo na EMCOR Padre Fulgêncio do Menino Jesus. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Abstract: A presente proposta de pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da horta escolar ao processo de ensino-aprendizagem e à percepção ambiental em uma instituição que possui como princípios as práticas da Educação do Campo, utilizando como estudo de caso a Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, localizada em Colatina, Espirito Santo (ES). Os sujeitos da pesquisa foram estudantes e educadores dos anos finais do ensino básico fundamental, mais especificamente estudantes do 6º ano. A abordagem metodológica adotada se embasou nos pressupostos da pesquisa qualitativa, numa perspectiva de observação participante, com enfoque nas percepções, mudanças de comportamento e atitudes. Para aprofundar os estudos foram utilizados como instrumentos de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e a documental. Dentre os autores que fundamentaram a concepção do trabalho e a análise dos dados, destacam-se Paulo Freire, Mônica Molina, Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Marcos Reigota, Isabel Carvalho, Maurice Tardif, dentre outros que surgiram e corroboraram com as reflexões da pesquisa. Este estudo também apresenta a análise do documento utilizado na elaboração do diagnóstico, para isso utilizou-se do Projeto Político Pedagógico para verificar como se consolidavam os objetivos, princípios, metodologias da educação, desta escola, mediante a horta escolar e a inserção da Educação Ambiental. Mediante as constatações, pressupõe-se que a horta escolar deveria ser explorada com o intuito de se tornar um laboratório de aprendizagem e interligar os conteúdos científicos com a prática. Então, espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a valorização e as reflexões referentes à Educação do Campo e às suas práticas, vinculando os saberes desse campo do conhecimento à Educação Ambiental e Científica, na perspectiva de um mundo sócio ambientalmente melhor, mais justo e voltado para a cultura camponesa.
Abstract: The present research proposal aimed to investigate the contributions of the school garden to the teaching-learning process and environmental perception in an institution whose are principles are based on Rural Education practices, using as a case study the Rural Community School "Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, located in Colatina (ES). The research subjects were students and educators from the final years of elementary school. The methodological approach adopted in this proposal was based on the premises of qualitative research, from the perspective of participant observation, focusing on perceptions, changes in behavior and attitudes. In order to deepen the studies, bibliographical and documentary research were used as research tools, along with a semi-structured questionnaire. Among the authors who underpinned the conception of the work and the data analysis we highlight Paulo Freire, Mônica Molina, Roseli Caldart, Miguel Arroyo, Marcos Reigota, Isabel Carvalho, Maurice Tardif, among others who emerged and corroborated the reflections of the research. This study also presents an analysis of the document used to prepare the diagnosis, using the Pedagogical Political Project to see how the school's educational objectives, principles and methodologies were consolidated, through the school garden and the inclusion of Environmental Education. These findings suggest that the school garden should be explored with the aim of turning it into a learning laboratory and linking scientific content with practice. It is therefore hoped that this research can contribute to the appreciation and reflections on Rural Education and its practices, linking the knowledge of this field of knowledge to Environmental and Scientific Education, in the perspective of a world that is socio-environmentally better, fairer and focused on peasant culture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19177
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Breno Santos Soares.Pdf2.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.