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dc.contributor.authorValença, Neuzimar Inocêncio-
dc.date.accessioned2024-11-27T13:02:04Z-
dc.date.available2024-11-27T13:02:04Z-
dc.date.issued2023-11-21-
dc.identifier.citationVALENÇA, Neuzimar Inocêncio. Ensino de geografia: o estudo do meio para a efetivação da educação ambiental na escola municipal Pera Flor, em Nova Iguaçu/RJ. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19203-
dc.description.abstractHoje vivenciamos um cenário onde o aumento de problemas socioambientais surge como uma das consequências do atual crescimento populacional e da ocupação desordenada do espaço. Problemas estes que são marcados pelas condições precárias de moradia, baixa mobilidade urbana, contaminação de mananciais por esgoto e lixo, assoreamento de rios e córregos, enchentes, alagamentos e inundações que levam a perdas materiais e imateriais, entre tantos outros. Com base neste contexto, esta dissertação tem como objetivo geral Analisar como o Estudo do Meio pode dar sentido aos conteúdos geográficos e contribuir para compreensão dos problemas socioambientais vivenciados no seu Bairro pelos estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental, da escola Municipal Pera Flor, no Bairro Prados Verdes, Nova Iguaçu, RJ. A metodologia desta pesquisa contempla: 1) levantamento de referencial teórico sobre como o Estudo do Meio pode colaborar na efetivação da educação ambiental escolar; 2) contextualização dos conteúdos geográficos acerca dos problemas socioambientais encontrados na Região Sudeste; 3) aplicação e análise de questionário respondido pelos alunos do 7o ano do Ensino Fundamental sobre o bairro Prados Verdes; 4) realização de um projeto de Educação Ambiental e Jardinagem que fomentou a construção de uma Agenda de ações; 5) atividades práticas em locais estratégicos do bairro Prados Verdes, visando a sustentabilidade do meio ambiente. Para esta pesquisa foram utilizados autores como Cavalcanti (2012), Pontuschka (2004, 2007), Kozel (1998, 2007), Callai (2011) – dentre outros, contribuindo para as discussões sobre o Estudo do Meio, o ensino de Geografia, a formação da cidadania e a educação ambiental. Seu desenvolvimento utilizou como recursos e estratégias, conversas dirigidas, entrevistas, abordagem dos conteúdos programáticos, aplicativos de geotecnologia, além da produção de mapas mentais. Percebemos que, através do uso da metodologia do estudo do meio, os alunos tiveram um protagonismo fundamental no seu processo de ensino- aprendizado, agindo de forma muito ativa em todas as fases da pesquisa, sempre colaborando para uma percepção e análise do espaço geográfico do bairro Prados Verdes, identificando e construindo durante as aulas reflexões sobre problemas ambientais do lugar, e buscando, de forma coletiva, as possíveis soluções. Dentre os resultados, destacam-se a instalação de lixeiras recicladas em locais estratégicos, a criação de um depósito de garrafas PET no bairro e as ações de jardinagem na praça local, demonstrando a relevância da metodologia do Estudo do Meio vinculado ao ensino de Geografia, na efetivação da Educação Ambiental, possibilitando a contextualização da realidade, facultando o entendimento e desenvolvendo nos alunos a criticidade, que pode possibilitar a ressignificação do espaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectProblemas socioambientaispt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPrados Verdespt_BR
dc.subjectStudy of the environmentpt_BR
dc.subjectSocio-environmental problemspt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectGreen Meadowspt_BR
dc.titleEnsino de geografia: o estudo do meio para a efetivação da educação ambiental na escola municipal Pera Flor, em Nova Iguaçu/RJpt_BR
dc.title.alternativeTeaching of geography: the study of the environment for the effectiveness of environmental education at the municipal school Pera Floren
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherToday we are experiencing a scenario where the increase in socio-environmental problems appears as one of the consequences of current population growth and the disorderly occupation of space. These problems are marked by precarious housing conditions, low urban mobility, contamination of water sources by sewage and garbage, silting of rivers and streams, floods, floods and floods that lead to material and immaterial losses, among many others. Based on this context, this dissertation has the general objective of analyzing how the Study of the Environment can give meaning to geographic content and contribute to the understanding of the socio-environmental problems experienced in their neighborhood by students in the 7th year of Elementary School, at the Pera Flor Municipal School, in Prados Verdes neighborhood, Nova Iguaçu, RJ. The methodology of this research includes: 1) survey of theoretical references on how the Study of the Environment can contribute to the implementation of school environmental education; 2) contextualization of geographic content about socio- environmental problems found in the Southeast Region; 3) application and analysis of a questionnaire answered by 7th year elementary school students about the Prados Verdes neighborhood; 4) carrying out an Environmental Education and Gardening project that encouraged the construction of an Action Agenda; 5) practical activities in strategic locations in the Prados Verdes neighborhood, aiming at environmental sustainability. For this research, authors such as Cavalcanti (2012), Pontuschka (2004, 2007), Kozel (1998, 2007), Callai (2011) were used – among others, contributing to the discussions on the Study of the Environment, the teaching of Geography, the citizenship formation and environmental education. Its development used as resources and strategies, guided conversations, interviews, approach to programmatic contents, geotechnology applications, in addition to the production of mind maps. We realized that, through the use of the environmental study methodology, students had a fundamental role in their teaching-learning process, acting very actively in all phases of the research, always contributing to a perception and analysis of the geographic space of the environment. Prados Verdes neighborhood, identifying and constructing reflections on the local environmental problems during classes, and collectively seeking possible solutions. Among the results, we highlight the installation of recycled bins in strategic locations, the creation of a deposit of PET bottles in the neighborhood and gardening actions in the local square, demonstrating the relevance of the Study of the Environment methodology linked to the teaching of Geography, in the implementation of Environmental Education, enabling the contextualization of reality, providing understanding and developing criticality in students, which can enable the resignification of space.en
dc.contributor.advisor1Cardoso, Cristiane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7301-357Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Cristiane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7301-357Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Michele Souza da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8356-0334pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9424194517022866pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5732439185341221pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
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dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
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