Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19206
Tipo do documento: Dissertação
Title: ANÁLISE DA INDUSTRIA 4.0 NA GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS DA LACCA DISTRIBUIDORA DE LATICÍNIOS LTDA
Authors: Silva, Carolina de Oliveira
Orientador(a): Jesus, Claudiana Guedes de
Primeiro membro da banca: Nunes, Jose Mauro Goncalves
Segundo membro da banca: Renault, Thiago Borges
Terceiro membro da banca: Jesus, Claudiana Guedes de
Keywords: Indústria 4.0;Gestão de Vendas;Competências Dinâmicas;Industry 4.0;Sales management;Dynamic Competencies
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 27-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: SILVA, Carolina de Oliveira. ANÁLISE DA INDUSTRIA 4.0 NA GESTÃO DA EQUIPE DE VENDAS DA LACCA DISTRIBUIDORA DE LATICÍNIOS LTDA. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O objetivo principal deste artigo foi analisar a gestão do setor de vendas de uma empresa de Alimentos e Bebidas do Rio de Janeiro com base nos princípios da Indústria 4.0. A necessidade de adaptação das empresas mediante a demanda do mercado, tornou-se mais intensa no início do século XXI, principalmente com a Indústria 4.0. A Indústria 4.0 tem sido caracterizada pela incorporação de emergentes tecnologias de informação ao ambiente de produção e de serviço, promovendo substanciais ganhos de produtividade e flexibilidade. A base metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, por ter uma aplicação prática e visa resolver problemas concretos da empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. O primeiro momento da pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e estruturação da base teórica, para que em seguida fosse elaborado o questionário para aplicação aos sujeitos de pesquisa, sendo estes os funcionários da equipe de vendas da empresa de estudo. Como principais resultados identificou-se que o maior gargalo da empresa são as atividades referentes à orientação ao mercado. Tendo dificuldades em responder rapidamente às ações da concorrência, em aderir às oportunidades de mercado, para obter vantagem competitiva. A empresa também apresentou problemas na comunicação entre os setores.
Abstract: The main objective of this article was to analyze the company in the sales sector of a food and beverage company in Rio de Janeiro based on the principles of Industry 4.0. The need for companies to adapt to market demand became more intense at the beginning of the 21st century, especially with Industry 4.0. Industry 4.0 has flexibility. The methodology base was the qualitative research of an applied nature, as it has a practical application and aims to solve concrete problems of the company of Empresa Lacca Distribuidora de Laticínios Ltda. The first bibliographic research and the structuring of the theoretical basis of the research for the research elaborated for the application to the sales studies, being the employees of the research team of the company of study elaborated. As main results-results it is that the biggest bottleneck of the company is the reference activities to the market. Having difficulties in responding quickly to the actions of the competition, in responding to market opportunities, in order to gain a competitive advantage. The company also had problems in communication between sectors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19206
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Carolina de Oliveira Silva.Pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.