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dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Araujo da-
dc.date.accessioned2024-11-27T17:12:32Z-
dc.date.available2024-11-27T17:12:32Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Maria Araujo da. Passado, presente e expectativa de futuro da educação profissional: a experiência do PRONATEC/CTUR. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19210-
dc.description.abstractNo Brasil, a partir da década de 1990, se intensifica e se fortalece o processo de reestruturação produtiva do capital, por meio de diversas políticas públicas que significaram um projeto de ajuste à nova ordem neoliberal. O Estado para se adaptar aos impulsos globais promove uma série de contrarreformas, que foram observadas em diversos campos, resultando no aumento do desemprego, da informalidade e da flexibilização do mercado de trabalho. Além disso, essas transformações impactaram os processos educacionais traduzindo princípios neoliberais na Constituição de 1988, materializados através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A contrarreforma burguesa no sistema educacional brasileiro foi moldada para o processo de formação e organização da nova qualificação profissional e as políticas de educação profissional passaram a atender às necessidades do modo de produção capitalista. A força de trabalho mais qualificada e compatível com os novos interesses do mercado, culminou na formação de um novo tipo de profissional, mais dinâmico, flexível, polivalente, afinado com as mudanças tecnológicas e o desenvolvimento de atividades empreendedoras. Diante dessa realidade, nosso objetivo é compreender a política pública de qualificação profissional materializada por meio do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego PRONATEC ofertado pelo Colégio Técnico (CTUR) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Partimos da hipótese de que o programa atuou para satisfazer uma necessidade estrutural do capital, promovendo formação rápida com estímulo a atividades empreendedoras e dissociado da realidade local. Metodologicamente, a pesquisa considera a análise qqualitativa e de abordagem de caráter explicativo, tomando como referência o materialismo histórico-dialético que busca a compreensão de um fenômeno em sua concretude, tomando-se como amostra os alunos concluintes do programa PRONATEC/CTUR do município de Seropédica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectReestruturação Produtivapt_BR
dc.subjectEducação Neoliberalpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectPRONATECpt_BR
dc.subjectProductive Restructuringen
dc.subjectNeoliberal Educationen
dc.subjectProfessional Educationen
dc.titlePassado, presente e expectativa de futuro da educação profissional: a experiência do PRONATEC/CTURpt_BR
dc.title.alternativePast, present and expectations for the future of professional education: the experience of PRONATEC/CTURen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn Brazil, beginning in the 1990s, the process of capital's productive restructuring intensified and strengthened through various public policies aimed at adjusting to the new neoliberal order. To adapt to global impulses, the State promoted a series of counter-reforms observed across various fields, resulting in increased unemployment, informality, and labor market flexibility. Additionally, these transformations impacted educational processes, embedding neoliberal principles in the 1988 Constitution, materialized through the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB). The bourgeois counter-reform in the Brazilian educational system was shaped to align with the formation and organization of new professional qualifications, and vocational education policies began to meet the needs of the capitalist mode of production. This led to the creation of a new type of professional—dynamic, flexible, versatile, attuned to technological changes and entrepreneurial activities.Given this reality, our objective is to understand the public policy of professional qualification materialized through the National Program for Technical Education and Employment (PRONATEC) offered by the Technical College (CTUR) of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) in the modality of Initial and Continuing Education (FIC). We hypothesize that the program served to satisfy a structural need of capital, promoting rapid training with an emphasis on entrepreneurial activities, detached from local realities. Methodologically, the research incorporates quantitative and qualitative analysis with an explanatory approach, grounded in historical-dialectical materialism to comprehend the phenomenon in its concreteness. The sample consists of graduates of the PRONATEC/CTUR program from the municipality of Seropédica.en
dc.contributor.advisor1Costa, Aldenilson dos Santos Vitorino-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2567-0302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4660914198065434pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Aldenilson dos Santos Vitorino-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Bruno de Oliveira-
dc.contributor.referee3Silva, Robson Dias da-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0005-2977-5867pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054834041865163pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspt_BR
dc.subject.cnpqEcologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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