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dc.contributor.authorOliveira, Rafaela dos Santos Alves-
dc.date.accessioned2024-12-02T14:12:21Z-
dc.date.available2024-12-02T14:12:21Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafaela dos Santos Alves. Afetividade na educação de jovens e adultos: a relação educador e educando na construção de vínculos com os conhecimentos. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19236-
dc.description.abstractA presente pesquisa propôs-se a identificar como as professoras da EJA percebem que a dimensão afetiva de suas práticas pedagógicas afeta a construção de vínculos dos educandos com os conhecimentos. Pretendeu-se identificar a repercussão da construção de sentidos e significados decorrentes do processo de inserção nas práticas sociais dos conhecimentos, a partir das relações afetivas entre sujeito e educadora, bem como o vínculo sócio-histórico dos conhecimentos na/da educação do povo e o compromisso social das práticas docentes. Para compreender como o afeto interfere no comportamento, na percepção de mundo e explicitar a fundamentação da afetividade, sentidos e significados na constituição do sujeito e sua relação com a aprendizagem, tomou-se por base a abordagem de Almeida (1999), Leite (2018) e Donadon (2020), que pautaram seus estudos na teoria Vigotskiana e Walloniana. Para trazer o vínculo sócio-histórico dos conhecimentos na/da educação do povo e o compromisso social das práticas docentes, assim como a formação do conhecimento socialmente construído e sua relevância para educação do povo, contamos com Brandão (2006), Freire e Faundez (1998). A coleta de dados foi baseada na metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas semipadronizadas. O aporte para o desenvolvimento teórico-metodológico teve como base Flick (2009) e Severino (2016). As participantes, professoras atuantes da EJA, foram incentivadas a rememorar suas práticas educativas, verbalizando seus sentimentos e significados em relação a tais práticas. Os dados foram transcritos e agrupados em núcleos de significação, propondo-se a identificar os diversos sentidos construídos pelos sujeitos no processo vivenciado, isso para explicitar a fundamentação da afetividade, dos sentidos e significados na constituição do sujeito e a sua relação com a aprendizagem. Os resultados indicaram que as relações afetivas construídas entre educandos e educadoras estão intimamente ligadas a aproximação dos alunos com os conhecimentos e com a escola. Nas narrativas, foi possível identificar que as práticas educativas afetivas contribuem para a permanência e continuidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectVínculos e Conhecimentospt_BR
dc.subjectYouth and Youth Educationpt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subjectBonds and Knowledgept_BR
dc.subjectEducación de Jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectAfectividadpt_BR
dc.subjectPrácticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectvínculos y conocimientospt_BR
dc.titleAfetividade na educação de jovens e adultos: a relação educador e educando na construção de vínculos com os conhecimentospt_BR
dc.title.alternativeAffectivity in youth and adult education: the relationship between educator and student in the construction of links with knowledgeen
dc.title.alternativeAfectividad en la educación de jóvenes y adultos: la relación educador y educando en la construcción de vínculos con los conocimientoses
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research proposed to identify how EJA teachers perceive that the affective dimension of their pedagogical practices affects the construction of bonds between students and knowledge. It intends to identify the repercussion of the construction of senses and meanings resulting from the process of insertion in the social practices of knowledge, from the affective relations between subject and educator as well as the social-historical bond of knowledge in/on the education of the people and the social commitment of the teaching practices. In order to understand how affection interferes with behavior and how one perceives the world, and to explain the basis of affectivity, senses and meanings in the constitution of the subject and its relationship with learning, the approach of Almeida (1999), Leite (2018), and Donadon (2020) is based on Vygotskyian and Wallonian theories. To bring the social-historical link of knowledge in/of the education of the people and the social commitment of teaching practices and the formation of socially constructed knowledge, its relevance to the education of the people we will rely on Brandão (2006), Freire and Faundez (1998). Data collection was based on qualitative methodology, with the conduct of interviews semi-structured. The theoretical support for the methodological development was based on Flick (2009) and Severino (2016). The participants, active EJA teachers, were encouraged to recall their educational practices, verbalizing their feelings and meanings of such practices. The data were transcribed and grouped into cores of meaning, proposing to identify the various meanings constructed by the subjects in the process experienced to explain the rationale of affectivity, senses and meanings in the constitution of the subject and its relationship with learning. The results indicated that the affective relationships built between student and educator are closely linked to the approximation of the student with the knowledge and with the school. In the narratives, it was possible to identify that the affective educative practices contribute to the permanence and continuity.en
dc.description.abstractOtherEn la presente investigación se propuso identificar cómo las profesoras de EJA perciben que la dimensión afectiva de sus prácticas pedagógicas afecta la construcción de vínculos de los educandos con los conocimientos. Se pretendió identificar la repercusión de la construcción de sentidos y significados derivados del proceso de inserción en las prácticas sociales de los conocimientos, por medio de las relaciones afectivas entre sujeto y educadora, así como el vínculo sociohistórico de los conocimientos en la/de la educación del pueblo y el compromiso social de las prácticas docentes. Para comprender cómo el afecto interfiere en el comportamiento, en la percepción de mundo y explicitar la fundamentación de la afectividad, sentidos y significados en la constitución del sujeto y su relación con el aprendizaje, se utilizó como base los aportes de Almeida (1999), Leite (2018) y Donadon (2020), que guiaron sus estudios en la teoría Vigotskiana y Walloniana. Para traer la vinculación sociohistórica de los conocimientos en la/de la educación del pueblo y el compromiso social de las prácticas docentes, así como la formación del conocimiento socialmente construido y su relevancia para la educación del pueblo, contamos con Brandão (2006), Freire y Faundez (1998). La recolección de datos se basó en la metodología cualitativa, con la realización de entrevistas semiestructuradas. El aporte para el desarrollo teórico y metodológico tuvo como base Flick (2009) y Severino (2016). Las participantes, profesoras con actuación en la EJA, fueron incentivadas a recordar sus prácticas educativas, verbalizando sus sentimientos y significados en relación con tales prácticas. Los datos fueron transcritos y agrupados en núcleos de significación, proponiéndose identificar los diversos sentidos construidos por los sujetos en el proceso vivenciado, eso para explicitar la fundamentación de la afectividad, de los sentidos y significados en la constitución del sujeto y su relación con el aprendizaje. Los resultados indicaron que las relaciones afectivas construidas entre educandos y educadoras están íntimamente vinculadas a la aproximación de los alumnos con los conocimientos y con la escuela. En las narrativas, fue posible identificar que las prácticas educativas afectivas contribuyen para la permanencia y continuidad.es
dc.contributor.advisor1Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762675379021738pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Donadon, Daniela Gobbo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293926797946159pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762675379021738-
dc.contributor.referee2Donadon, Daniela Gobbo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293926797946159-
dc.contributor.referee3Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831-
dc.contributor.referee4Spigolon, Nima Imaculada-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4451956281539938pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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