Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19240
Tipo do documento: Tese
Title: Formação continuada de professoras em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Continuing training of teachers in Special Education from the perspective of Inclusive Education in the state of Rio de Janeiro
Authors: Araújo, Daniele Francisco de
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Terceiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Quarto membro da banca: Zardo, Sinara Pollom
Quinto membro da banca: Estef, Suzanli
Keywords: Formação continuada de professoras(es);Educação Especial;Educação Inclusiva;Estado do Rio de Janeiro;Continuing training of teachers;Special education;Inclusive education;Rio de Janeiro state.
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 12-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ARAUJO, Daniele Francisco de. Formação continuada de professoras em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no estado do Rio de Janeiro. 2024. 169 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A presente tese tem como objetivo analisar a formação continuada de profissionais no estado do Rio de Janeiro a partir da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica, fruto de uma parceria público-público da Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira pós-graduação pública a nível de especialização do estado do Rio de Janeiro nestes campos do conhecimento: Educação Especial e Inovação Tecnológica. Aconteceu na modalidade semipresencial, entre 2022 e 2023, com carga horária de 420 horas e contou com 1484 vagas preenchidas. Formações continuadas em Educação Especial como essa: pública, acessível e de longo prazo não são comuns no estado, o que logo levantou questionamentos sobre seu público: “Qual o perfil de profissionais que trabalham, de forma geral ou específica, com o público com deficiência da educação no estado do Rio de Janeiro?” e “O que levou esses profissionais a buscarem por essa formação continuada?”. Na tentativa de responder a essas questões, buscamos analisar o perfil de profissionais em Educação Especial do estado do Rio de Janeiro e discutir suas motivações para realizar formação continuada em Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa documental com uso de análise de conteúdo, em diálogo com referenciais teóricos especializados na literatura sobre a formação continuada de professores para a Educação Especial. Como instrumentos de produção de dados, foram utilizadas as fichas de inscrição e os memoriais de justificativa à Pós-Graduação, com a apresentação da trajetória profissional dos 1484 participantes. Dos resultados, evidencia-se que 85% são do gênero feminino, com faixa etária entre 30 e 49 anos, o que corrobora com a histórica feminização do magistério e explica o uso da palavra “professoras (es)” ao longo deste texto. Destacou-se que 1140 participantes da especialização são profissionais da educação e desses, 777 possuem como função atual a de professor em municípios do estado do Rio de Janeiro. A partir desse número, 85% têm atuação generalista na Educação Especial, enquanto 15% têm atuação especialista. A principal motivação para realização da formação ofertada foi a necessidade de conhecimentos sobre inclusão para atuar com pessoas e alunos com deficiência. Essa busca por conhecimento foi atrelada às demandas e dificuldades dos profissionais da educação para atuação com o referido público. Atrelada também à oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, formativo e profissional que uma formação dessas pode oferecer. Outro dado relevante foi a expectativa, confiança e credibilidade depositadas na Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial e Inovação Tecnológica, exatamente por ser uma formação pública, que mesmo na modalidade de Educação à Distância, preza pela interação dialógica entre os participantes e professoras (es) tutoras (es) do curso.
Abstract: This thesis aims to analyze the continued training of professionals in the state of Rio de Janeiro based on the Lato Sensu Postgraduate Course in Special Education and Technological Innovation, the result of a public-public partnership of the Extension School of the Federal Rural University of Rio de Janeiro with the Secretariat of Science and Technology of Rio de Janeiro and the Foundation Center for Science and Distance Higher Education of the State of Rio de Janeiro. It was the first public postgraduate degree at the level of specialization in the state of Rio de Janeiro in these fields of knowledge: Special Education and Technological Innovation. It took place in a blended format, between 2022 and 2023, with a workload of 420 hours and 1484 vacancies filled. Continuing training in Special Education like this: public, accessible and long-term are not common in the state, which soon raised questions about its audience: “What is the profile of professionals who work, in general or specifically, with people with disabilities? of education in the state of Rio de Janeiro?” and “What led these professionals to seek this continued training?”. In an attempt to answer these questions, we sought to analyze the profile of professionals in Special Education in the state of Rio de Janeiro and discuss their motivations for carrying out continued training in Special Education. This is a documentary research using content analysis, in dialogue with theoretical references specialized in the literature on the continuing training of teachers for Special Education. As data production instruments, registration forms and postgraduate justification memorials were used, presenting the professional trajectory of the 1484 participants. From the results, it is clear that 85% are female, aged between 30 and 49 years, which corroborates the historical feminization of teaching and explains the use of the word “teachers” throughout this text. It was highlighted that 1140 participants in the specialization are education professionals and of these, 777 currently work as teachers in municipalities in the state of Rio de Janeiro. From this number, 85% have a generalist role in Special Education, while 15% have a specialist role. The main motivation for carrying out the training offered was the need for knowledge about inclusion to work with people and students with disabilities. This search for knowledge was linked to the demands and difficulties of education professionals in working with this public. It is also linked to the opportunity for learning and personal, training and professional development that such training can offer. Another relevant fact was the expectation, trust and credibility placed on the Lato Sensu Postgraduate Course in Special Education and Technological Innovation, precisely because it is a public training, which even in the Distance Education modality, values dialogical interaction between participants and teachers course tutors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19240
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Daniele Francisco de Araújo.Pdf5.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.