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dc.contributor.authorCastro, Amanda Neres de-
dc.date.accessioned2024-12-04T19:22:17Z-
dc.date.available2024-12-04T19:22:17Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationCASTRO, Amanda Neres de. O COPENE e a reflexão decolonial em educação. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19252-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um mapeamento das produções decoloniais em educação, metodologicamente conhecida como estado da arte, tendo como lócus de pesquisa os Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE. Entendendo sua relevância e contribuição para os educadores e os demais atores sociais no enfrentamento do racismo, da discriminação racial e do preconceito, aliado a perspectiva teórica Modernidade/Colonialidade, seu potencial crítico se mostra de grande relevância para a educação brasileira na proposição de pensar, a partir da realidade em que estamos inseridos, possibilidades educacionais outras, através dos estudos que já foram e estão sendo realizados nesse espaço de fomento. Neste sentido, no decorrer da pesquisa, é feita uma explanação dos descritores (decolonial, descolonial, decolonizar, descolonizar, colonialidade e descolonização) utilizados para o mapeamento das produções no período de 2000 a 2020, e sua construção vai se fazendo em diálogo com as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" e a Pedagogia Decolonial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectOpção Decolonialpt_BR
dc.subjectCopenept_BR
dc.subjectEstado da Artept_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectDecolonial Optionpt_BR
dc.subjectState of the Artpt_BR
dc.titleO COPENE e a reflexão decolonial em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeCOPENE and the Decolonizing thought in educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present reserarch proposes a mapping of decolonial productions in education, methodologically known as the state of the art, having as its research locus the Annals of the Brazilian Congress of Black Researchers - COPENE. Understanding its relevance and contribution to educators and other social actors in the facing of racism, racial discrimination and prejudice, allied to the Modernity/Coloniality theoretical perspective, its critical potential is extremelly relevant to Brazilian education in the proposition of thinking, from the reality in which we are inserted, other educational possibilities, through the studies that have been and are being carried out in this fostering space. In this sense, during the research, an explanation of the descriptors (decolonial, decolonizing, decolonize, decoloniality, coloniality and decolonization) used for the mapping of the productions in the period from 2000 to 2020, and its construction is done in dialogue with the "National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture" and Decolonial Pedagogy.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee2Zephiro, Katia Antunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6971634509508654pt_BR
dc.contributor.referee3Antunes, Viviane Conceição-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322639097507507pt_BR
dc.contributor.referee4Lins, Mônica Regina Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823740197871001pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133647049825553pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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