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Tipo do documento: Dissertação
Título: O COPENE e a reflexão decolonial em educação
Título(s) alternativo(s): COPENE and the Decolonizing thought in education
Autor(es): Castro, Amanda Neres de
Orientador(a): Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Segundo membro da banca: Zephiro, Katia Antunes
Terceiro membro da banca: Antunes, Viviane Conceição
Quarto membro da banca: Lins, Mônica Regina Ferreira
Palavras-chave: Relações étnico-raciais;Opção Decolonial;Copene;Estado da Arte;Ethnic-Racial Relations;Decolonial Option;State of the Art
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: CASTRO, Amanda Neres de. O COPENE e a reflexão decolonial em educação. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe um mapeamento das produções decoloniais em educação, metodologicamente conhecida como estado da arte, tendo como lócus de pesquisa os Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE. Entendendo sua relevância e contribuição para os educadores e os demais atores sociais no enfrentamento do racismo, da discriminação racial e do preconceito, aliado a perspectiva teórica Modernidade/Colonialidade, seu potencial crítico se mostra de grande relevância para a educação brasileira na proposição de pensar, a partir da realidade em que estamos inseridos, possibilidades educacionais outras, através dos estudos que já foram e estão sendo realizados nesse espaço de fomento. Neste sentido, no decorrer da pesquisa, é feita uma explanação dos descritores (decolonial, descolonial, decolonizar, descolonizar, colonialidade e descolonização) utilizados para o mapeamento das produções no período de 2000 a 2020, e sua construção vai se fazendo em diálogo com as "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" e a Pedagogia Decolonial.
Abstract: The present reserarch proposes a mapping of decolonial productions in education, methodologically known as the state of the art, having as its research locus the Annals of the Brazilian Congress of Black Researchers - COPENE. Understanding its relevance and contribution to educators and other social actors in the facing of racism, racial discrimination and prejudice, allied to the Modernity/Coloniality theoretical perspective, its critical potential is extremelly relevant to Brazilian education in the proposition of thinking, from the reality in which we are inserted, other educational possibilities, through the studies that have been and are being carried out in this fostering space. In this sense, during the research, an explanation of the descriptors (decolonial, decolonizing, decolonize, decoloniality, coloniality and decolonization) used for the mapping of the productions in the period from 2000 to 2020, and its construction is done in dialogue with the "National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture" and Decolonial Pedagogy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19252
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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