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Tipo do documento: Dissertação
Title: Vozes, palavras, registros: narrativas, histórias de vida e formativas de professoras durante a pandemia
Other Titles: Voices, words, records: narratives, life stories and teachers’ training during the pandemic
Authors: Lino, Welton da Conceição
Orientador(a): Nascimento, Anelise Monteiro do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Segundo membro da banca: Guedes, Adrianne Ogêda
Terceiro membro da banca: Porto, Cristina Laclette
Keywords: Registro da prática;COVID-19;Formação de professoras;Memórias;Histórias de Vida;Registration of practice;Training of teachers;and memories;stories of life
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: LINO, Welton da Conceição. Vozes, palavras, registros: narrativas, histórias de vida e formativas de professoras durante a pandemia. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Abstract: A proposta dessa pesquisa foi analisar as experiência de professoras de creche ao longo da Pandemia do Covid 19 através das histórias de vida. Buscamos responder sobre o papel do registro diante de um cenário atípico, enquanto estávamos atravessados pela ameaça à vida, pelo luto constante durante a pandemia e pela continuidade do atendimento às crianças da creche de modo remoto. O registro faz parte das atribuições docentes, no entanto, buscamos redimensionar essa ferramenta como instrumento metodológico capaz de produzir memórias e conhecimento, de maneira a contribuir para a formação continuada de professoras/professores da Educação Infantil e para o registro histórico do momento da pandemia. Pretendemos, através das análises das histórias de vida, ressaltar o compromisso ético político das professoras com seu trabalho e com a garantia do direito à educação em um momento desafiador que foi o da pandemia do Covid 19. O referencial teórico da pesquisa se constrói através do debate sobre identidade profissional feitos por Paulo Freire, Sonia Kramer e Lea Tiriba. O campo empírico foi composto pelos registros realizados ao longo de 2021 na e no pós pandemia, por sete docentes da CrecheMunicipal Prof.a Danielle Batista da Silva, localizada em Itaguaí, estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, elegemos a concepção teórico-metodológica das narrativas, conforme descrita por Abrahão, por se tratar de uma metodologia que consiste em relatar experiências vivenciadas e ser uma ferramenta de formação e de construção identitária docente. A pesquisa compartilha as experiências do autor as histórias de outras professoras da creche durante a pandemia, enfatizando a importância de documentar esses tempos e formar experiências a partir deles. No contexto da pandemia, descreve o medo e a preocupação, assim como os desafios de realizar uma pesquisa de mestrado e de continuar o trabalho como professor de creche durante o ensino remoto. O texto encerra com a reflexão sobre o impacto da pandemia na vida de profesoras/professores da Educação Infantil e a necessidade de decifrar suas consequências e prejuízos.
Abstract: The proposal for this research was to analyze the experiences of kindergarten teachers along the Covid 19 Pandemic through life stories. We sought to answer about the role of the record in the face of an atypical scenario, as we were struck by the threat to life, the constant mourning during the pandemic and the continued care of kindergarten children remotely. The registration is part of the teaching assignments, however, we seek to redimensionate this tool as a methodological tool capable of producing memories and knowledge, in such a way as to contribute to the continued training of teachers/teachers of Childhood Education and to the historical record of the moment of the pandemic. We intend, through the analyses of life stories, to highlight the political ethical commitment of the teachers to their work and with the guarantee of the right to education in a challenging time that was that of the Covid 19 pandemic. The theoretical reference of the research is built through the debate on professional identity by Paulo Freire, Sonia Kramer and Lea Tiriba. The empirical field was made up of the records carried out throughout 2021 on and after the pandemic, by seven teachers from the Municipal Creche Prof. Danielle Batista da Silva, located in Itaguaí, Rio de Janeiro state. Methodologically, we chose the theoretical-methodological conception of narratives, as described by Abrahão, because it is a methodology that consists of reporting experienced experiences and being a tool for training and teaching identity construction. The research shares the author’s experiences with the stories of other kindergarten teachers during the pandemic, emphasizing the importance of documenting those times and forming experiments from them. In the context of the pandemic, it describes the fear and concern, as well as the challenges of conducting a master’s research and continuing to work as a kindergarten teacher during distance learning. The text concludes with the reflection on the impact of the pandemic on the life of teachers/teachers of Childhood Education and the need to decipher its consequences and losses.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19323
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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