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Tipo do documento: Dissertação
Title: Estação Engenho de Dentro: habitação, trabalho e dinâmica social 1855 até 1890
Other Titles: Engenho de Dentro station: housing, work and social dynamics 1855 to 1890
Authors: Silva, Yolanda Lopes de Melo da
Orientador(a): Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Primeiro membro da banca: Souza, Robério Santos
Segundo membro da banca: Campos, Pedro Henrique Pedreira
Terceiro membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Keywords: Urbanização;Trabalho e Liberdade;Urbanization;Work and Freedom
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 18-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Yolanda Lopes de Melo da. Estação engenho de dentro: habitação, trabalho e dinâmica social 1855 até 1890. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: O objetivo central desta pesquisa consistiu em analisar a interação entre o desenvolvimento da ferrovia e o processo de urbanização no Rio de Janeiro, com uma atenção particular voltada ao estudo do processo de urbanização ocorrido em Engenho de Dentro. O período abrangido, de 1855 a 1890, proporcionou uma visão da concepção de modernidade e progresso que cercava a implementação das ferrovias no Brasil, com foco especial na Estrada de Ferro D. Pedro II e na construção da oficina de reparo e manutenção em Engenho de Dentro. A criação da oficina impulsionou um notável crescimento populacional nessa localidade, que, por sua vez, gerou a edificação e o surgimento de habitações diretamente vinculadas ao processo de urbanização. Essas residências desempenharam um papel crucial ao abrigar os trabalhadores da Estrada de Ferro D. Pedro II. A análise profunda desse processo proporcionou uma oportunidade para compreender as dinâmicas sociais e as vidas dos trabalhadores nesse novo contexto, caracterizado pela introdução do trabalho livre, o que refletiu diretamente na questão da liberdade.
Abstract: The central aim of this research was to analyze the interplay between railway development and the urbanization process in Rio de Janeiro, with particular attention focused on studying the urbanization process that occurred in Engenho de Dentro. The period spanning from 1855 to 1890 provided insight into the conception of modernity and progress surrounding the implementation of railways in Brazil, with a special emphasis on the Dom Pedro II Railway and the construction of the maintenance and repair workshop in Engenho de Dentro. The establishment of the workshop spurred notable population growth in this locality, subsequently giving rise to the construction and emergence of housing directly tied to the urbanization process. These residences played a crucial role in accommodating the workers of the Dom Pedro II Railway. A thorough analysis of this process offered an opportunity to comprehend the social dynamics and lives of workers in this new context, characterized by the introduction of wage labor, which directly reflected the issue of freedom.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19345
Appears in Collections:Mestrado em História

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