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dc.contributor.authorFaria, Elaine da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-09T17:52:46Z-
dc.date.available2024-12-09T17:52:46Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.citationFARIA, Elaine da Silva. O estudo do gênero textual propaganda por meio de jogos linguísticos manipuláveis. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19350-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe o estudo do gênero textual propaganda por meio de jogos linguísticos manipuláveis, com a intenção de ampliar a competência linguística dos aprendizes a partir do gênero e desenvolver a capacidade comunicativa utilizando uma abordagem metodológica da linguística ativa. O envolvimento dos alunos com o gênero textual propaganda, leva para a análise da influência do imperativo e a utilização da tipologia injuntiva, presente nas regras dos jogos e em diversos contextos sociais. A proposta didática apresentada, se apoia na aplicação dos jogos, para materializar a abordagem linguística ativa e concretizar o aprendizado a respeito do gênero, fortalecendo as habilidades de leitura, escrita e oralidade. Como pilar, a pesquisa se apoia em Pilati (2017), Kishimoto (2011), Coneglian e Oliveira (2019), Marcuschi (2008), Travaglia (2006) e outros autores que contribuem para o entendimento da pesquisa. A metodologia aplicada propõe a apresentação do gênero textual propaganda, do modo imperativo e da tipologia injuntiva através de circuito de aprendizagem, análise de propagandas multimodais, aplicação de jogos linguísticos manipuláveis para alunos do fundamental II. O ensino do gênero textual propaganda por meio de jogos linguísticos manipuláveis, parte da hipótese de que a estrutura do gênero não é tão facilmente assimilada pelos alunos, necessitando de estudo metodológico ativo, fixação, análise e prática, para que seja internalizada e colocada em uso de forma adequada e consciente, respeitando as características do gênero e sua funcionalidade. Desta forma, a leitura do gênero torna-se mais eficiente e sua escrita mais crítica e consciente, bem como as aulas mais atrativas. Os estudantes protagonizam seu aprendizado, melhoram a interação com a turma, fortalecem os conhecimentos sobre os usos da língua, ampliam a capacidade comunicativa, e o domínio da língua.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectJogos linguísticospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectLanguage gamespt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleO estudo do gênero textual propaganda por meio de jogos linguísticos manipuláveispt_BR
dc.title.alternativeThe study of the propaganda textual genre through manipulable linguistic gamesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research proposes the study of the advertising textual genre through manipulative linguistic games, with the intention of expanding the linguistic competence of learners based on the genre and developing communicative capacity using a methodological approach to active linguistics. The students' involvement with the propaganda textual genre leads to the analysis of the influence of the imperative and the use of the injunctive typology, present in the rules of games and in various social contexts. The didactic proposal presented is based on the application of games, to materialize the active linguistic approach and implement learning about the genre, strengthening reading, writing and speaking skills. As a pillar, the research is based on Pilati (2017), Kishimoto (2011), Coneglian and Oliveira (2019), Marcuschi (2008), Travaglia (2006) and other authors who contribute to the understanding of the research. The methodology applied proposes the presentation of the propaganda textual genre, the imperative mood and the injunctive typology through a learning circuit, analysis of multimodal advertisements, application of manipulable linguistic games for elementary II students. Teaching the propaganda textual genre through manipulative linguistic games is based on the hypothesis that the structure of the genre is not so easily assimilated by students, requiring active methodological study, fixation, analysis and practice, so that it is internalized and put into use appropriately and consciously, respecting the characteristics of the genre and its functionality. In this way, reading the genre becomes more efficient and your writing becomes more critical and conscious, as well as the classes more attractive. Students take the lead in their learning, improve interaction with the class, strengthen their knowledge of the uses of the language, expand their communicative capacity and mastery of the language.en
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fernando Augusto de Lima-
dc.contributor.referee3Pereira, Marli Hermenegilda-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3104-9950pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0731099498301068pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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