Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZen, Elisangela Toretta-
dc.date.accessioned2024-12-10T16:40:09Z-
dc.date.available2024-12-10T16:40:09Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationZEN, Elisangela Toretta. A influência do/a pedagogo/a na formação continuada e na atuação dos/as docentes no contexto de uma escola do campo: um estudo de caso. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19367-
dc.description.abstractA pesquisa em questão investiga o impacto do/a pedagogo/a na formação continuada e na prática dos/as professores/as que trabalham em escolas localizadas em áreas rurais. Seu objetivo é explorar os desafios e as oportunidades enfrentadas pelo/a pedagogo/a neste contexto, estudando o caso do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER/Vila Pavão), do Espírito Santo, para compreender o papel deste profissional como parte das políticas públicas educacionais. Além disso, busca-se uma compreensão mais ampla do papel do/a pedagogo/a, visando seu reconhecimento e valorização como sujeito corresponsável pelo processo formativo no espaço escolar (de alunos e professores). O estudo analisa a contribuição do/a pedagogo/a para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as, levando em consideração as especificidades do contexto rural. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de “estudo de caso”, a pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas e questionário como instrumentos de coleta de dados, envolvendo tanto pedagogos/as quanto discentes. A partir do referencial teórico, são discutidos aspectos relacionados à formação e atuação pedagógica, com o intuito de entender a influência do trabalho do/a pedagogo/a na educação do campo, destacando suas funções e atividades específicas no contexto do CEIER de Vila Pavão. Nas considerações finais, são elencados alguns desafios da docência, refletindo sobre como o/a pedagogo/a pode contribuir para superá-los, tendo em vista uma prática profissional dos/as pedagogos/as mais engajada e comprometida com a formação continuada e a atuação docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPedagogapt_BR
dc.subjectFormação Continuada Docentept_BR
dc.subjectEscola do Campopt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subjectContinuing Teacher Trainingpt_BR
dc.subjectCountry Schoolpt_BR
dc.titleA influência do/a pedagogo/a na formação continuada e na atuação dos/as docentes no contexto de uma escola do campo: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of the pedagogue on the continuing education and performance of teachers in the context of a rural school: a case studyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe research in question investigates the impact of the pedagogue on the continuing education and practice of teachers who work in schools located in rural areas. Its objective is to explore the challenges and opportunities faced by pedagogue in this context, studying the case of the Integrated State Center for Rural Education (CEIER/Vila Pavão) of Espírito Santo to understand the role of this professional as part of public educational policies. Furthermore, we seek a broader understanding of the role of the pedagogue, aiming at their recognition and appreciation as a subject co-responsible for the training process in the school space (of students and teachers). The study analyzes the contribution of the pedagogue to the professional development of teachers, taking into account the specificities of the rural context. Using a qualitative approach and the “case study” method, the research uses semi-structured interviews and a questionnaire as a data collection instrument, involving both pedagogues and students. From the theoretical framework, aspects related to pedagogical training and performance are discussed, with the aim of understanding the influence of the pedagogue’s work on rural education, highlighting their specific functions and activities in the context of CEIER de Vila Pavão. In the final considerations, some challenges of teaching are listed and how the pedagogue can contribute to overcoming them, with a view to a professional practice of pedagogue that is more engaged and committed to continued training and teaching.en
dc.contributor.advisor1Sanchez, Liliane Barreira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-2940pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131pt_BR
dc.contributor.referee1Sanchez, Liliane Barreira-
dc.contributor.referee2Costa, Adriana Alves Fernandes-
dc.contributor.referee3Oliveira, Fernando Bonadia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0143271179901380pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Elisangela Toretta Zen.Pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.