Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19367
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência do/a pedagogo/a na formação continuada e na atuação dos/as docentes no contexto de uma escola do campo: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The influence of the pedagogue on the continuing education and performance of teachers in the context of a rural school: a case study
Autor(es): Zen, Elisangela Toretta
Orientador(a): Sanchez, Liliane Barreira
Primeiro membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Segundo membro da banca: Costa, Adriana Alves Fernandes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Fernando Bonadia de
Palavras-chave: Pedagoga;Formação Continuada Docente;Escola do Campo;Pedagogue;Continuing Teacher Training;Country School
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 10-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: ZEN, Elisangela Toretta. A influência do/a pedagogo/a na formação continuada e na atuação dos/as docentes no contexto de uma escola do campo: um estudo de caso. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: A pesquisa em questão investiga o impacto do/a pedagogo/a na formação continuada e na prática dos/as professores/as que trabalham em escolas localizadas em áreas rurais. Seu objetivo é explorar os desafios e as oportunidades enfrentadas pelo/a pedagogo/a neste contexto, estudando o caso do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER/Vila Pavão), do Espírito Santo, para compreender o papel deste profissional como parte das políticas públicas educacionais. Além disso, busca-se uma compreensão mais ampla do papel do/a pedagogo/a, visando seu reconhecimento e valorização como sujeito corresponsável pelo processo formativo no espaço escolar (de alunos e professores). O estudo analisa a contribuição do/a pedagogo/a para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as, levando em consideração as especificidades do contexto rural. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de “estudo de caso”, a pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas e questionário como instrumentos de coleta de dados, envolvendo tanto pedagogos/as quanto discentes. A partir do referencial teórico, são discutidos aspectos relacionados à formação e atuação pedagógica, com o intuito de entender a influência do trabalho do/a pedagogo/a na educação do campo, destacando suas funções e atividades específicas no contexto do CEIER de Vila Pavão. Nas considerações finais, são elencados alguns desafios da docência, refletindo sobre como o/a pedagogo/a pode contribuir para superá-los, tendo em vista uma prática profissional dos/as pedagogos/as mais engajada e comprometida com a formação continuada e a atuação docente.
Abstract: The research in question investigates the impact of the pedagogue on the continuing education and practice of teachers who work in schools located in rural areas. Its objective is to explore the challenges and opportunities faced by pedagogue in this context, studying the case of the Integrated State Center for Rural Education (CEIER/Vila Pavão) of Espírito Santo to understand the role of this professional as part of public educational policies. Furthermore, we seek a broader understanding of the role of the pedagogue, aiming at their recognition and appreciation as a subject co-responsible for the training process in the school space (of students and teachers). The study analyzes the contribution of the pedagogue to the professional development of teachers, taking into account the specificities of the rural context. Using a qualitative approach and the “case study” method, the research uses semi-structured interviews and a questionnaire as a data collection instrument, involving both pedagogues and students. From the theoretical framework, aspects related to pedagogical training and performance are discussed, with the aim of understanding the influence of the pedagogue’s work on rural education, highlighting their specific functions and activities in the context of CEIER de Vila Pavão. In the final considerations, some challenges of teaching are listed and how the pedagogue can contribute to overcoming them, with a view to a professional practice of pedagogue that is more engaged and committed to continued training and teaching.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19367
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Elisangela Toretta Zen.Pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.