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dc.contributor.authorGuerino, Flávia Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-12-10T19:23:09Z-
dc.date.available2024-12-10T19:23:09Z-
dc.date.issued2024-05-21-
dc.identifier.citationGUERINO, Flávia Cristina de Oliveira. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária concomitante e/ou subsequente do IF Goiano - Campus Urutaí e a inserção no mundo do trabalho. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19405-
dc.description.abstractOs estudos sobre os egressos têm ganhado destaque, pois possibilitam entender os caminhos traçados por esses discentes após encerrar o vínculo com a instituição ou o curso, possibilitando também à instituição a oportunidade de repensar suas práticas e direcionar suas ações. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo analisar o perfil dos egressos da turma de matriculados em 2013 que concluíram o curso em 2015 do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante e/ou Subsequente do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e sua inserção no mundo trabalho. O curso é um dos mais antigos e mais procurados da instituição. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado aos egressos. Os resultados permitiram analisar o perfil socioeconômico dos egressos e entender sua trajetória acadêmica e profissional, contextualizando os dados, a partir de suas percepções. O estudo abordou as contribuições do curso para a formação humana e desenvolvimento profissional no mundo do trabalho, entendendo o trabalho como ação exclusivamente humano e como princípio educativo de acordo com os estudos de Frigotto (2009), Antunes (2005), Saviani (2011) e Libâneo (2006). Ao final da pesquisa, concluímos que o curso cumpri o seu papel, ao se aproximar da abordagem sobre o trabalho enquanto princípio educativo e contribuir para a formação profissional e pessoal de seus discentes, proporcionando carreira e ascensão profissional a um número considerável de egressos. Acreditamos que a Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) quando bem aplicada, pode contribuir como uma forma de repensar as práticas pedagógicas institucionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTécnico em Agropecuáriapt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectegressopt_BR
dc.subjecttrabalhopt_BR
dc.subjectAgricultural Technicianpt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectgraduatept_BR
dc.subjectworkpt_BR
dc.titleOs egressos do Curso Técnico em Agropecuária concomitante e/ou subsequente do IF Goiano – Campus Urutaí e a inserção no mundo do trabalhopt_BR
dc.title.alternativeThe graduates of the concurrent and/or subsequent Agricultural Technician Course at IF Goiano – Urutaí Campus and their insertion into the workforceen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherStudies on graduates have gained prominence as they allow for an understanding of the paths taken by these students after they have ended their connection with the institution or the course, also providing the institution with the opportunity to rethink its practices and direct its actions. In this sense, this study aimed to analyze the profile of the graduates from the class enrolled in 2013 who completed the course in 2015 in the Concomitant Technical Course in Agriculture at the Goiano Federal Institute - Urutaí Campus and their insertion into the workforce. The course is one of the oldest and most sought-after at the institution. It was a qualitative, descriptive approach research, using bibliographic research, documentary research, and the application of a semi-structured questionnaire to the graduates. The results allowed us to analyze the socioeconomic profile of the graduates and understand their academic and professional trajectory, contextualizing the data based on their perceptions. The study addressed the contributions of the course to human formation and professional development in the world of work, understanding work as exclusively human action and as an educational principle according to the studies of Frigotto (2009), Antunes (2005), Saviani (2011), and Libâneo (2006). At the end of the research, we concluded that the course seems to fulfill its role by approaching the approach to work as an educational principle and contributing to the professional and personal development of its students, providing career opportunities and professional advancement to a considerable number of graduates. We believe that the Alumni Monitoring Policy (PAE), when well implemented, can contribute as a way to rethink institutional pedagogical practices.en
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Nadia Maria Pereira de-
dc.contributor.referee2Paiva, Denize Carvalho-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Jane Rangel Alves Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409561744334418pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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