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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária concomitante e/ou subsequente do IF Goiano – Campus Urutaí e a inserção no mundo do trabalho
Título(s) alternativo(s): The graduates of the concurrent and/or subsequent Agricultural Technician Course at IF Goiano – Urutaí Campus and their insertion into the workforce
Autor(es): Guerino, Flávia Cristina de Oliveira
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Souza, Nadia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Paiva, Denize Carvalho
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Jane Rangel Alves Barbosa
Palavras-chave: Técnico em Agropecuária;Educação Profissional e Tecnológica;egresso;trabalho;Agricultural Technician;Professional and Technological Education;graduate;work
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 21-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: GUERINO, Flávia Cristina de Oliveira. Os egressos do Curso Técnico em Agropecuária concomitante e/ou subsequente do IF Goiano - Campus Urutaí e a inserção no mundo do trabalho. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Resumo: Os estudos sobre os egressos têm ganhado destaque, pois possibilitam entender os caminhos traçados por esses discentes após encerrar o vínculo com a instituição ou o curso, possibilitando também à instituição a oportunidade de repensar suas práticas e direcionar suas ações. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo analisar o perfil dos egressos da turma de matriculados em 2013 que concluíram o curso em 2015 do Curso Técnico em Agropecuária Concomitante e/ou Subsequente do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e sua inserção no mundo trabalho. O curso é um dos mais antigos e mais procurados da instituição. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado aos egressos. Os resultados permitiram analisar o perfil socioeconômico dos egressos e entender sua trajetória acadêmica e profissional, contextualizando os dados, a partir de suas percepções. O estudo abordou as contribuições do curso para a formação humana e desenvolvimento profissional no mundo do trabalho, entendendo o trabalho como ação exclusivamente humano e como princípio educativo de acordo com os estudos de Frigotto (2009), Antunes (2005), Saviani (2011) e Libâneo (2006). Ao final da pesquisa, concluímos que o curso cumpri o seu papel, ao se aproximar da abordagem sobre o trabalho enquanto princípio educativo e contribuir para a formação profissional e pessoal de seus discentes, proporcionando carreira e ascensão profissional a um número considerável de egressos. Acreditamos que a Política de Acompanhamento de Egressos (PAE) quando bem aplicada, pode contribuir como uma forma de repensar as práticas pedagógicas institucionais.
Abstract: Studies on graduates have gained prominence as they allow for an understanding of the paths taken by these students after they have ended their connection with the institution or the course, also providing the institution with the opportunity to rethink its practices and direct its actions. In this sense, this study aimed to analyze the profile of the graduates from the class enrolled in 2013 who completed the course in 2015 in the Concomitant Technical Course in Agriculture at the Goiano Federal Institute - Urutaí Campus and their insertion into the workforce. The course is one of the oldest and most sought-after at the institution. It was a qualitative, descriptive approach research, using bibliographic research, documentary research, and the application of a semi-structured questionnaire to the graduates. The results allowed us to analyze the socioeconomic profile of the graduates and understand their academic and professional trajectory, contextualizing the data based on their perceptions. The study addressed the contributions of the course to human formation and professional development in the world of work, understanding work as exclusively human action and as an educational principle according to the studies of Frigotto (2009), Antunes (2005), Saviani (2011), and Libâneo (2006). At the end of the research, we concluded that the course seems to fulfill its role by approaching the approach to work as an educational principle and contributing to the professional and personal development of its students, providing career opportunities and professional advancement to a considerable number of graduates. We believe that the Alumni Monitoring Policy (PAE), when well implemented, can contribute as a way to rethink institutional pedagogical practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19405
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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