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Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão escolar no Ensino Superior: um estudo de caso no curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Morrinhos do IF Goiano
Other Titles: Dropout in Higher Education: A case study in the Bachelor's Degree in Agronomy at the Morrinhos Campus of IF Goiano
Authors: Gonçalves, Fábio Carlos Felício
Orientador(a): Goulart, Silvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Rosa Filho, Sebastião Nunes da
Keywords: Ensino Superior;Evasão;Rede Federal de Ensino Superior Público;IF Goiano/Morrinhos;Bacharelado em Agronomia;Higher Education;Dropout;Federal Public Higher Education;Bachelor's Degree in Agronomy
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GONÇALVES, Fábio Carlos Felício Gonçalves. Evasão no Ensino Superior: um estudo de caso no curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Morrinhos do IF Goiano. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: A evasão escolar é um problema enfrentado por muitas instituições de ensino superior no Brasil, como constataram estudos e pesquisas implementados ao longo das quatro últimas décadas (Dore, 2013; Freitag, 1980; Maciel et al., 2019; Queiroz, 2006; Silva Filho, 2007), inclusive por órgãos governamentais nacionais e estrangeiros (BRASIL, 2014a; UNICEF, 2021). Reflexo desse problema também pode ser percebido no curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Morrinhos, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A compreensão dos fatores que levam os estudantes a abandonarem seus cursos e a identificação de estratégias eficazes para combater a evasão são essenciais para melhorar a qualidade da Educação Superior e promover a formação profissional adequada, constituindo-se nos objetivos desta pesquisa. O estudo foi conduzido por meio de uma revisão de literatura sistemática, abrangendo uma variedade de fontes acadêmicas, incluindo periódicos, teses e dissertações. A pesquisa bibliográfica foi realizada em diversas bases de dados renomadas, como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Os resultados obtidos revelaram que a evasão no curso de Bacharelado em Agronomia no Brasil apresenta uma natureza multifacetada, sendo influenciada por uma interação complexa de fatores individuais, acadêmicos e institucionais. Esses achados são consistentes com a realidade observada no IF Goiano, Campus Morrinhos. Como estratégias, sugere-se a implementação de programas de tutoria entre alunos mais experientes e os ingressantes, visando criar um ambiente de apoio e encorajamento mútuo. Adicionalmente, a promoção de eventos acadêmicos, workshops e palestras focadas nas diversas oportunidades profissionais relacionadas à Agronomia podem reforçar a motivação dos estudantes. Concluímos que há a necessidade de desenvolver abordagens holísticas para enfrentar a evasão no curso de Bacharelado em Agronomia no IF Goiano Campus Morrinhos. Os desafios associados à evasão exigem a colaboração entre estudantes, professores, orientadores e instituições para implementar estratégias eficazes e sustentáveis que promovam um ambiente acadêmico favorável à permanência e ao sucesso dos alunos.
Abstract: School dropout is a problem faced by many higher degree education institutions in Brazil, as shown by studies and research implemented over the last four decades (Dore, 2013; Freitag, 1980; Maciel et al., 2019; Queiroz, 2006; Silva Filho, 2007), including by national and foreign government bodies (BRASIL, 2014a; UNICEF, 2021). A reflection of this problem can also be seen in the Bachelor's degree in Agronomy at the Morrinhos Campus, at the Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Understanding the factors that lead students to abandon their courses and identifying effective strategies to combat dropout rates are essential to improving the quality of Higher Education and promoting adequate professional training, constituting the objectives of this research. The study was conducted through a systematic literature review, covering a variety of academic sources, including journals, theses and dissertations. The bibliographical research was carried out in several renowned databases, such as Scopus, Web of Science and Google Scholar. The results obtained revealed that dropout rates in the Bachelor's degree in Agronomy in Brazil have a multifaceted nature, being influenced by a complex interaction of individual, academic and institutional factors. These findings are consistent with the reality observed at IF Goiano, Campus Morrinhos. As strategies, it is suggested the implementation of mentoring programs between more experienced students and newcomers, aiming to create an environment of mutual support and encouragement. Additionally, the promotion of academic events, workshops and lectures focused on the various professional opportunities related to Agronomy can reinforce student motivation. We conclude that there is a need to develop holistic approaches to combat dropout rates in the Bachelor of Agronomy course at IF Goiano Campus Morrinhos. The challenges associated with dropout require collaboration between students, teachers, advisors and institutions to implement effective and sustainable strategies that promote an academic environment favorable to student retention and success.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19408
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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