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dc.contributor.authorAssunção, Fernando Danilo da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-11T22:42:17Z-
dc.date.available2024-12-11T22:42:17Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Fernando Danilo da Silva. Política de capacitação dos Técnico-Administrativos em Educação: o caso do Campus Trindade. 2024, 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19410-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade (IF Goiano) com os servidores Técnico-Administrativos em Educação, especificamente do cargo de Técnico de Laboratório, nas áreas de Edificações e de Eletrotécnica, e que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos futuros Técnicos destas áreas. O objetivo principal foi analisar a política de capacitação para estes Técnicos de Laboratório, observando o equilíbrio entre as demandas institucionais e os interesses dos servidores. Partimos da utilização da pesquisa qualitativa, buscando fundamentação teórica, pela sondagem, levantamento e aprofundamento bibliográfico na área da educação, como forma de compreender as políticas de capacitação e qualificação no mundo do trabalho público. Analisamos documentos e legislações, com o intuito de apresentar o desenvolvimento das políticas públicas ligadas à capacitação para o trabalho no interior das instituições públicas federais de educação. Por fim, ainda como recurso metodológico, coletamos dados junto aos atores sociais no campo estudado, entrevistando os Técnicos em Laboratório e o representante da gestão de pessoas do IF Goiano Campus Trindade com o objetivo de buscar maiores informações que nos permitissem verificar como observam a situação em relação à capacitação e as políticas no contexto institucional. A partir das entrevistas realizadas ficou evidenciado que, apesar da instituição possuir uma política de capacitação evidente, os técnicos administrativos não conseguem usufruir das oportunidades oferecidas, por questões técnicas, financeiras ou pessoais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPCCTAEpt_BR
dc.subjectPolítica de Capacitaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTécnicos-Administrativos em Educaçãopt_BR
dc.subjectTraining Policypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titlePolítica de capacitação dos Técnico-Administrativos em Educação: o caso do Campus Trindadept_BR
dc.title.alternativeTraining policy for Administrative Technicians in Education: the case of Campus Trindadeen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work was carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade (IF Goiano), with Technical-Administrative employees in Education, specifically in the position of Laboratory Technician, in the areas of Buildings and Electrical Engineering and who work directly in the teaching-learning process of future Technicians. of these areas. The main objective was to analyze the training policy for these Laboratory Technicians, observing the balance between institutional demands and the interests of employees. We start from the use of qualitative research, we seek theoretical foundations from the survey and bibliographical deepening in the area of education, as a way of understanding training and qualification policies in the world of public work. We analyzed documents and legislation, with the aim of presenting the development of public policies linked to training for work within federal public education institutions. Finally, still as a methodological resource, we collected data from social actors in the field studied from interviews with Laboratory Technicians and the people management representative at IF Goiano Campus Trindade with the aim of seeking further information that would allow us to verify how they observe the situation in relation to training and policies in the institutional context. From the interviews carried out it was evident that, despite the institution having an evident training policy, administrative technicians are sometimes unable to take advantage of the opportunities offered.en
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.advisor1IDCPF 790.646.397-87pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesNão informado.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pace, Ângela Ferreira-
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.referee2Souza, Marco Antônio Ferreira de-
dc.contributor.referee3Dias, Marco Antonio Harm-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1357857555379585pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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