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Tipo do documento: Dissertação
Título: Política de capacitação dos Técnico-Administrativos em Educação: o caso do Campus Trindade
Título(s) alternativo(s): Training policy for Administrative Technicians in Education: the case of Campus Trindade
Autor(es): Assunção, Fernando Danilo da Silva
Orientador(a): Cupolillo, Amparo Villa
Primeiro coorientador: Pace, Ângela Ferreira
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Souza, Marco Antônio Ferreira de
Terceiro membro da banca: Dias, Marco Antonio Harm
Palavras-chave: PCCTAE;Política de Capacitação;Educação;Técnicos-Administrativos em Educação;Training Policy;Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 2-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: ASSUNÇÃO, Fernando Danilo da Silva. Política de capacitação dos Técnico-Administrativos em Educação: o caso do Campus Trindade. 2024, 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade (IF Goiano) com os servidores Técnico-Administrativos em Educação, especificamente do cargo de Técnico de Laboratório, nas áreas de Edificações e de Eletrotécnica, e que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos futuros Técnicos destas áreas. O objetivo principal foi analisar a política de capacitação para estes Técnicos de Laboratório, observando o equilíbrio entre as demandas institucionais e os interesses dos servidores. Partimos da utilização da pesquisa qualitativa, buscando fundamentação teórica, pela sondagem, levantamento e aprofundamento bibliográfico na área da educação, como forma de compreender as políticas de capacitação e qualificação no mundo do trabalho público. Analisamos documentos e legislações, com o intuito de apresentar o desenvolvimento das políticas públicas ligadas à capacitação para o trabalho no interior das instituições públicas federais de educação. Por fim, ainda como recurso metodológico, coletamos dados junto aos atores sociais no campo estudado, entrevistando os Técnicos em Laboratório e o representante da gestão de pessoas do IF Goiano Campus Trindade com o objetivo de buscar maiores informações que nos permitissem verificar como observam a situação em relação à capacitação e as políticas no contexto institucional. A partir das entrevistas realizadas ficou evidenciado que, apesar da instituição possuir uma política de capacitação evidente, os técnicos administrativos não conseguem usufruir das oportunidades oferecidas, por questões técnicas, financeiras ou pessoais.
Abstract: This work was carried out at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Trindade (IF Goiano), with Technical-Administrative employees in Education, specifically in the position of Laboratory Technician, in the areas of Buildings and Electrical Engineering and who work directly in the teaching-learning process of future Technicians. of these areas. The main objective was to analyze the training policy for these Laboratory Technicians, observing the balance between institutional demands and the interests of employees. We start from the use of qualitative research, we seek theoretical foundations from the survey and bibliographical deepening in the area of education, as a way of understanding training and qualification policies in the world of public work. We analyzed documents and legislation, with the aim of presenting the development of public policies linked to training for work within federal public education institutions. Finally, still as a methodological resource, we collected data from social actors in the field studied from interviews with Laboratory Technicians and the people management representative at IF Goiano Campus Trindade with the aim of seeking further information that would allow us to verify how they observe the situation in relation to training and policies in the institutional context. From the interviews carried out it was evident that, despite the institution having an evident training policy, administrative technicians are sometimes unable to take advantage of the opportunities offered.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19410
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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