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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX) |
Other Titles: | Ways of improvement, areas of conflicts : rural property in the region of Alagoinhas during implementation of the Bahia and São Francisco Railway and the brench to Timbó (second half of the nineteenth century) |
Authors: | Santana, Antonio Hertes Gomes de |
Orientador(a): | Martins, Monica de Souza Nunes |
Primeiro membro da banca: | Silva, Marcio Antonio Both da |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Pedro Parga |
Terceiro membro da banca: | Reis, Thiago de Souza dos |
Quarto membro da banca: | Popinigis, Fabiane |
Quinto membro da banca: | Martins, Monica de Souza Nunes |
Keywords: | Melhoramento da agricultura;propriedade rural;Alagoinhas;ferrovia |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Issue Date: | 16-Sep-2022 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | SANTANA, Antonio Hertes Gomes de. Caminhos do melhoramento, espaços de conflitos : a propriedade rural na região de Alagoinhas durante a implantação da ferrovia Bahia ao São Francisco e do ramal ao Timbó (segunda metade do século XIX). 2022. 189 f. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022. |
Abstract: | Esta tese busca analisar o contexto de transformações socioeconômicas ocorridas na região baiana de Alagoinhas, durante a segunda metade do século XIX, sobretudo a partir do suposto melhoramento da agricultura proporcionado pela implantação da primeira ferrovia na província, com seu prolongamento até a localidade do Timbó. A principal preocupação da pesquisa é compreender os conflitos motivados pelos diferentes entendimentos a respeito dos direitos de propriedade, especificamente a propriedade rural, uma vez que muitos agentes sociais (proprietários e autoridades) disputavam pela terra ou acreditavam em uma maior valorização imobiliária e riqueza individual a partir da chegada da ferrovia. Levando em consideração que muitos dos conflitos pela propriedade rural estariam direta ou indiretamente relacionados à chegada da ferrovia, foi necessário investigá-los tendo como referência a recorrente ideia de melhoramento da agricultura. O recorte temporal compreende os últimos anos da década de 1850 até o final da década de 1880 e os principais marcos desse período foram a realização dos registros paroquiais de terras na região, que coincidiram com o início das obras da ferrovia, com a proposição de algumas posturas locais relacionadas aos usos da terra para as diferentes atividades econômicas, além da intensificação dos debates parlamentares sobre a necessidade de prolongamentos ferroviários visando incentivar tanto o aumento da produção agrícola, da riqueza individual e da província, quanto o valor da propriedade rural. |
Abstract: | This thesis intends to analyze the context of socioeconomic transformations that occurred in the region of Alagoinhas, Bahia, during the second half of the nineteenth century, mainly from the presumed improvement of agriculture provided by the implementation of the first railroad in the province and branch to Timbó. The main concern of the research is to understand conflicts motivated by the different understanding about property rights, mostly rural property, since many social agents (landowners and authorities) disputed land or believed in greater appreciation of rural properties and individual wealth from implementation of the railroad. Supposing that many conflicts over rural property would be related, directly or indirectly, to implementation of the railroad, it was necessary to investigate them with reference to the recurring idea of improving agriculture. The time delimitation comprise the last years of the 1850s to the end of the 1880s, and the main events of this period were transactions of parish land registers in the region that coincided with the beginning of the construction works of the railroad, with propositions of some local laws related to land uses for different economic activities, besides intensification of parliamentary debates on the need to build rail extensions to encourage an increase in agricultural production, individual or provincial wealth and value of rural property. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19417 |
Appears in Collections: | Doutorado em História |
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