Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarques, Gleno Pereira-
dc.date.accessioned2024-12-16T18:05:21Z-
dc.date.available2024-12-16T18:05:21Z-
dc.date.issued2024-05-31-
dc.identifier.citationMARQUES, Gleno Pereira. Comunidade Quilombola e prática extensionista: uma discussão a partir do projeto “Farinhando” do IF Goiano na comunidade Brejão (Campos Belos-GO). 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19525-
dc.description.abstractAs comunidades quilombolas são constituídas principalmente por descendentes de africanos escravizados que conseguiram escapar da escravidão no Brasil durante a era colonial. Esses grupos se estabeleceram em regiões isoladas e frequentemente de difícil acesso, buscando refúgio e autonomia. Dentre as atividades que se podem promover como elo entre a sociedade e a cultura quilombola, estão as práticas extensionistas. A extensão universitária é uma atividade acadêmica realizada por instituições de ensino superior para levar o conhecimento produzido na universidade para além dos seus muros, atingindo a comunidade externa. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo discutir o projeto Farinhando enquanto prática extensionista e pedagógica do IF Goiano Campus Campos Belos. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e fundamentado em base bibliográfica, com base nos estudos de Freire (1968); Souza (2015); Gadotti (2017); Silva (2018), Santos (2015); Oliveira e D’Abadia (2014), entre outros. Os dados foram coletados mediante a visita técnica e realização de rodas de conversa presencialmente na Comunidade Quilombola Brejão no final de 2023. Como resultados do estudo, os dados coletados sobre o projeto permitiram compreender que se trata de uma idealização do IF Goiano que visa realizar uma troca de saberes compartilhando o conhecimento técnico com a comunidade quilombola Brejão, visando melhorar a qualidade de vida dos mesmos com a possibilidade de geração de renda. As rodas de conversa produziram um rico material que expõe a percepção dos moradores da comunidade sobre sua característica cultural quilombola, a percepção dos participantes do projeto e de como o mesmo agregou conhecimento técnico em suas vidas e a percepção das estudantes bolsistas que demonstraram satisfeitas com a participação no projeto, afirmando que agregou muita experiência prática ao seu currículo profissional. Conclui-se que os cursos de extensão universitária em projetos de extensão, como o que foi realizado na comunidade quilombola Brejão, representam um caminho importante para a construção de relações mais justas, equitativas e solidárias entre a academia e a sociedade, contribuindo para uma educação mais relevante, engajada e transformadora.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectComunidades Quilombolaspt_BR
dc.subjectPráticas extensionistaspt_BR
dc.subjectProjeto Farinhandopt_BR
dc.subjectQuilombola Communitiespt_BR
dc.subjectExtension practicespt_BR
dc.subjectFlouring Projectpt_BR
dc.titleComunidade Quilombola e prática extensionista: uma discussão a partir do projeto “Farinhando” do IF Goiano na comunidade Brejão (Campos Belos-GO)pt_BR
dc.title.alternativeQuilombola community and extension practice: a discussion based on the “Farinhando” project of IF Goiano in the Brejão community (Campos Belos-GO)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherQuilombola communities are mainly made up of descendants of enslaved Africans who managed to escape slavery in Brazil during the colonial era. These groups settled in isolated regions that were often difficult to access, seeking refuge and autonomy. Among the activities that can be promoted as a link between quilombola society and culture are extension practices. University extension is an academic activity carried out by higher education institutions to take the knowledge produced at the university beyond its walls, reaching the external community. Therefore, this study aimed to discuss the Farinhando project as an extension and pedagogical practice at IF Goiano Campus Campos Belos. The research was carried out through a case study, with a qualitative approach, and based on a bibliographical base, based on studies by Freire (1968); Souza (2015); Gadotti (2017); Silva (2018), Santos (2015); Oliveira and D’Abadia (2014), among others. The data was collected through a technical visit and face-to-face conversation circles at the Quilombola Brejão Community at the end of 2023. As a result of the study, the data collected about the project allowed us to understand that it is an idealization of the IF Goiano that aims at an exchange of knowledge sharing technical knowledge with the Brejão quilombola community, aiming to improve their quality of life with the possibility of generating income. The conversation circles produced rich material that exposes the perception of the community's residents about their quilombola cultural characteristic, the perception of the project participants and how it added technical knowledge to their lives and the perception of the scholarship students who demonstrated satisfaction with the participation in the project, stating that it added a lot of practical experience to his professional CV. It is concluded that university extension courses in extension projects, such as the one carried out in the Brejão quilombola community, represent an important path towards building fairer, more equitable and supportive relationships between academia and society, contributing to an education more relevant, engaged and transformative.en
dc.contributor.advisor1Carvalho, Igor Simoni Homem de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8292-7827pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9076416889597788pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Igor Simoni Homem de-
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho-
dc.contributor.referee3Lucena, Wellington Machado-
dc.contributor.referee4Fernandez, Annelise Caetano Fraga-
dc.contributor.referee5Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3155968069419730pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Gleno Pereira Marques.pdf2.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.