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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunidade Quilombola e prática extensionista: uma discussão a partir do projeto “Farinhando” do IF Goiano na comunidade Brejão (Campos Belos-GO)
Otros títulos: Quilombola community and extension practice: a discussion based on the “Farinhando” project of IF Goiano in the Brejão community (Campos Belos-GO)
Autor: Marques, Gleno Pereira
Orientador(a): Carvalho, Igor Simoni Homem de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Igor Simoni Homem de
Segundo membro da banca: Paiva, Liz Denize Carvalho
Terceiro membro da banca: Lucena, Wellington Machado
Quarto membro da banca: Fernandez, Annelise Caetano Fraga
Quinto membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Palabras clave: Comunidades Quilombolas;Práticas extensionistas;Projeto Farinhando;Quilombola Communities;Extension practices;Flouring Project
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-may-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: MARQUES, Gleno Pereira. Comunidade Quilombola e prática extensionista: uma discussão a partir do projeto “Farinhando” do IF Goiano na comunidade Brejão (Campos Belos-GO). 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Resumen: As comunidades quilombolas são constituídas principalmente por descendentes de africanos escravizados que conseguiram escapar da escravidão no Brasil durante a era colonial. Esses grupos se estabeleceram em regiões isoladas e frequentemente de difícil acesso, buscando refúgio e autonomia. Dentre as atividades que se podem promover como elo entre a sociedade e a cultura quilombola, estão as práticas extensionistas. A extensão universitária é uma atividade acadêmica realizada por instituições de ensino superior para levar o conhecimento produzido na universidade para além dos seus muros, atingindo a comunidade externa. Dessa forma, esse estudo teve como objetivo discutir o projeto Farinhando enquanto prática extensionista e pedagógica do IF Goiano Campus Campos Belos. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e fundamentado em base bibliográfica, com base nos estudos de Freire (1968); Souza (2015); Gadotti (2017); Silva (2018), Santos (2015); Oliveira e D’Abadia (2014), entre outros. Os dados foram coletados mediante a visita técnica e realização de rodas de conversa presencialmente na Comunidade Quilombola Brejão no final de 2023. Como resultados do estudo, os dados coletados sobre o projeto permitiram compreender que se trata de uma idealização do IF Goiano que visa realizar uma troca de saberes compartilhando o conhecimento técnico com a comunidade quilombola Brejão, visando melhorar a qualidade de vida dos mesmos com a possibilidade de geração de renda. As rodas de conversa produziram um rico material que expõe a percepção dos moradores da comunidade sobre sua característica cultural quilombola, a percepção dos participantes do projeto e de como o mesmo agregou conhecimento técnico em suas vidas e a percepção das estudantes bolsistas que demonstraram satisfeitas com a participação no projeto, afirmando que agregou muita experiência prática ao seu currículo profissional. Conclui-se que os cursos de extensão universitária em projetos de extensão, como o que foi realizado na comunidade quilombola Brejão, representam um caminho importante para a construção de relações mais justas, equitativas e solidárias entre a academia e a sociedade, contribuindo para uma educação mais relevante, engajada e transformadora.
Abstract: Quilombola communities are mainly made up of descendants of enslaved Africans who managed to escape slavery in Brazil during the colonial era. These groups settled in isolated regions that were often difficult to access, seeking refuge and autonomy. Among the activities that can be promoted as a link between quilombola society and culture are extension practices. University extension is an academic activity carried out by higher education institutions to take the knowledge produced at the university beyond its walls, reaching the external community. Therefore, this study aimed to discuss the Farinhando project as an extension and pedagogical practice at IF Goiano Campus Campos Belos. The research was carried out through a case study, with a qualitative approach, and based on a bibliographical base, based on studies by Freire (1968); Souza (2015); Gadotti (2017); Silva (2018), Santos (2015); Oliveira and D’Abadia (2014), among others. The data was collected through a technical visit and face-to-face conversation circles at the Quilombola Brejão Community at the end of 2023. As a result of the study, the data collected about the project allowed us to understand that it is an idealization of the IF Goiano that aims at an exchange of knowledge sharing technical knowledge with the Brejão quilombola community, aiming to improve their quality of life with the possibility of generating income. The conversation circles produced rich material that exposes the perception of the community's residents about their quilombola cultural characteristic, the perception of the project participants and how it added technical knowledge to their lives and the perception of the scholarship students who demonstrated satisfaction with the participation in the project, stating that it added a lot of practical experience to his professional CV. It is concluded that university extension courses in extension projects, such as the one carried out in the Brejão quilombola community, represent an important path towards building fairer, more equitable and supportive relationships between academia and society, contributing to an education more relevant, engaged and transformative.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19525
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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