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dc.contributor.authorOliveira, Gisele da Conceição Castro de-
dc.date.accessioned2024-12-16T19:17:28Z-
dc.date.available2024-12-16T19:17:28Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationCASTRO, Gisele da Conceição. Agenda 2030 em uma perspectiva local: interseccionalidades e práticas afroafetivas na educação não formal. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19536-
dc.description.abstractEste estudo se ocupa em analisar três lideranças negras femininas que estão à frente de organizações da sociedade civil e atuam na Baixada Fluminense e que têm dentro de suas práticas educativas (educação não formal), dialogado e auxiliado no cumprimento da redução das desigualdades estando essas práticas em consonância com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo busca ainda analisar a educação não formal e o conceito de interseccionalidade (COLLINS, 2021) presente nesta abordagem. E ainda o tema afeto, a partir das ações dessas mulheres, dentro de uma perspectiva afrocentrada, sendo traduzido então como “Afroafeto”. Este tema/conceito será orientado a partir do trabalho dessas lideranças. Para além da significação desta palavra, esta pesquisa busca apresentar o Afroafeto como tecnologia social utilizada no combate às desigualdades presentes neste território.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAgenda 2030 da ONUpt_BR
dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
dc.subjecteducação não formalpt_BR
dc.subjectafroafetopt_BR
dc.subjectlideranças negraspt_BR
dc.subjectUN 2030 Agendapt_BR
dc.subjectnon-formal educationpt_BR
dc.subjectafroaffectpt_BR
dc.subjectblack leadershippt_BR
dc.titleAgenda 2030 em uma perspectiva local: interseccionalidades e práticas afroafetivas na educação não formalpt_BR
dc.title.alternative2030 Agenda from a local perspective: intersectionalities and Afroaffective practices in non-formal educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study is concerned with analyzing three black female leaders who are at the head of civil society and labor organizations in the Baixada Fluminense and who have, within their educational practices (non-formal education), dialogued and assisted in the fulfillment of the reduction of inequalities these practices in line with some of the Sustainable Development Goals (SDGs) 2030 Agenda of the United Nations (UN). The study also seeks non-formal education and the concept of intersectionality present in this approach. The theme of affection was selected, based on the actions of these women, within an Afro-centered perspective, being then translated as “Afroaffection”. This theme/concept will be guided by the work of these leaders. In addition to the meaning of this word, this research seeks to present Afroaffection as a social technology used to combat the inequalities present in this territoryen
dc.contributor.advisor1Malachias, Rosangela-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0102-5352pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701701513806977pt_BR
dc.contributor.referee1Malachias, Rosangela-
dc.contributor.referee2Santos, Patrícia Elaine Pereira dos-
dc.contributor.referee3Baião, Jonê Carla-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2234307382585194pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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