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Tipo do documento: Dissertação
Title: Agenda 2030 em uma perspectiva local: interseccionalidades e práticas afroafetivas na educação não formal
Other Titles: 2030 Agenda from a local perspective: intersectionalities and Afroaffective practices in non-formal education
Authors: Oliveira, Gisele da Conceição Castro de
Orientador(a): Malachias, Rosangela
Primeiro membro da banca: Malachias, Rosangela
Segundo membro da banca: Santos, Patrícia Elaine Pereira dos
Terceiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Keywords: Agenda 2030 da ONU;Baixada Fluminense;educação não formal;afroafeto;lideranças negras;UN 2030 Agenda;non-formal education;afroaffect;black leadership
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: CASTRO, Gisele da Conceição. Agenda 2030 em uma perspectiva local: interseccionalidades e práticas afroafetivas na educação não formal. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: Este estudo se ocupa em analisar três lideranças negras femininas que estão à frente de organizações da sociedade civil e atuam na Baixada Fluminense e que têm dentro de suas práticas educativas (educação não formal), dialogado e auxiliado no cumprimento da redução das desigualdades estando essas práticas em consonância com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo busca ainda analisar a educação não formal e o conceito de interseccionalidade (COLLINS, 2021) presente nesta abordagem. E ainda o tema afeto, a partir das ações dessas mulheres, dentro de uma perspectiva afrocentrada, sendo traduzido então como “Afroafeto”. Este tema/conceito será orientado a partir do trabalho dessas lideranças. Para além da significação desta palavra, esta pesquisa busca apresentar o Afroafeto como tecnologia social utilizada no combate às desigualdades presentes neste território.
Abstract: This study is concerned with analyzing three black female leaders who are at the head of civil society and labor organizations in the Baixada Fluminense and who have, within their educational practices (non-formal education), dialogued and assisted in the fulfillment of the reduction of inequalities these practices in line with some of the Sustainable Development Goals (SDGs) 2030 Agenda of the United Nations (UN). The study also seeks non-formal education and the concept of intersectionality present in this approach. The theme of affection was selected, based on the actions of these women, within an Afro-centered perspective, being then translated as “Afroaffection”. This theme/concept will be guided by the work of these leaders. In addition to the meaning of this word, this research seeks to present Afroaffection as a social technology used to combat the inequalities present in this territory
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19536
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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