Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19614
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Implicações do Programa Nacional de Assistência Estudantil para o estudante do IF Goiano Campus Posse |
Other Titles: | Implications of the National Student Assistance Program for IF Goiano Campus Posse students |
Authors: | Castro, Forlan Marques Lemes de |
Orientador(a): | Gonçalves, Sílvia Maria Melo |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Silvia Maria Melo |
Segundo membro da banca: | Damasceno, Allan Rocha |
Terceiro membro da banca: | Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva |
Keywords: | Assistência Estudantil;Educação;Políticas Públicas;Student Assistance;Education;Public policy |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 1-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CASTRO, Forlan Marques Lemes de. Implicações do Programa Nacional de Assistência Estudantil para o estudante do IF Goiano Campus Posse. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa trouxe como discussão a relevância do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no IF Goiano Campus Posse, tendo como objetivo geral investigar como os discentes atendidos pelo PNAES avaliam os impactos em sua vida acadêmica. Nos objetivos específicos, buscamos identificar a condição socioeconômica, assim como investigamos a satisfação e verificamos as propostas de mudanças para o Programa. Para atingirmos nossos objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, exploratória e também bibliográfica devido ao levantamento de informações. Esta pesquisa, com referência ao PNAES no Campus Posse do IF Goiano, teve como participantes 68 estudantes, representando uma amostragem de 75,5% do público contemplado com os benefícios viabilizados pelos PNAES no ano de 2023 na Instituição. O instrumento de coleta de dados foi um questionário misto com perguntas sequencialmente dispostas acerca da temática. Como procedimento, aplicamos o questionário aos estudantes que se dispuseram a participar da pesquisa. Posteriormente, organizamos as informações obtidas em planilhas e tabelas com geração de gráficos para realização da análise dos dados. Com descrição das informações em categorias e sistematização dos conteúdos obtidos, identificamos elementos que influenciaram nos impactos da vida acadêmica dos discentes e no nível de satisfação a partir da avaliação realizada pelos estudantes sobre o PNAES. As respostas obtidas a partir da aplicação dos questionários foram categorizadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Este estudo apontou que, apesar das ações de assistência estudantil do Campus Posse necessitarem de aprimoramentos, existe uma avaliação positiva do papel do PNAES pelos estudantes durante sua trajetória acadêmica, uma vez que contribui financeiramente com as despesas que possuem, viabilizando a permanência e êxito. |
Abstract: | This research discussed the relevance of the National Student Assistance Program (PNAES) at IF Goiano Campus Posse, with the general objective of investigating how students served by PNAES evaluate the impacts on their academic life. In the specific objectives, we seek to identify the socioeconomic condition, as well as, we investigate satisfaction and verify proposed changes to the Program. To achieve our objectives, we used qualitative, exploratory and bibliographical research as a methodology due to the collection of information. This research, with reference to the PNAES at the Posse Campus of IF Goiano, had 68 students as participants, representing a sample of 75.5% of the public covered by the benefits made possible by the PNAES in the year 2023 at the Institution. The data collection instrument was a mixed questionnaire with sequentially arranged questions about the topic. As a procedure, we applied the questionnaire to students who were willing to participate in the research, later we organized the information obtained in spreadsheets and tables with generation of graphs to perform data analysis. With description of the information in categories and systematization of the content obtained, we identified elements which influenced the impacts on the students' academic life and the level of satisfaction based on the evaluation carried out by the students on the PNAES. The responses obtained from the application of the questionnaires were categorized according to Bardin's content analysis. This study pointed out that, although Campus Posse's student assistance actions need improvements, there is a positive evaluation of the role of PNAES by students during their academic career, as it contributes financially to their expenses, enabling their permanence and success. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19614 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Forlan Marques Lemes de Castro.Pdf | 6.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.