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dc.contributor.authorGonçalves, Flávio Pinho-
dc.date.accessioned2024-12-19T18:43:20Z-
dc.date.available2024-12-19T18:43:20Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Flávio Pinho. O Quilombo da Tapera como território negro na cidade de Petrópolis/RJ e sua relevância para o ensino escolar da Geografia no âmbito da Lei 10.639/2003. 2024. 207 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19619-
dc.description.abstractA dissertação intitulada 'O Quilombo da Tapera como território negro na cidade de Petrópolis/RJ e sua relevância para o ensino escolar da Geografia no âmbito da Lei 10.639/2003' analisou, como objetivo geral, a importância do diálogo entre o Quilombo da Tapera/Petrópolis/RJ e a Escola Municipal Teodoro Machado naquilo que envolve o quilombo como território negro de resistência/existência e o ensino escolar da Geografia no âmbito da Lei 10.639/2003. Nos objetivos específicos o estudo mapeou os fatores Geo-Históricos que permitem na práxis do ensino da Geografia as estratégias e os caminhos de resistências adotados pelos quilombolas do Tapera enquanto demonstração de uma consciência geográfica de resistência/existência. Na mesma direção buscou identificar possíveis manifestações de preconceitos, racismo, estereotipias, marginalizações e violências em relação às crianças e adolescentes quilombolas em uma das escolas em que estudam; além de verificar, num terceiro objetivo específico, as condições ou elementos histórico-culturais que levam a processos de invisibilidade da cultura negra quilombola dos remanescentes do Quilombo da Tapera, considerando os espaços escolares que ocupam e a cidade que transitam. Como metodologia, o estudo utilizou de procedimentos de pesquisa qualitativa em Geografia que, por meio da pesquisa bibliográfica, de campo e realização de questionários, entrevistas semiestruturadas e de registro fotográfico, contribuiu para apresentar e analisar os dados sob as perspectivas teórico-crítica e afrodiaspóricas. Com isso o estudo permitiu identificar como as práticas pedagógicas dos professores de Geografia se relacionam com o atendimento da Lei 10.639/2003 e condições identitárias de afirmação de direitos humanos e educacionais fundamentais para o avanço democrática, plural e cultural dessa comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.titleO Quilombo da Tapera como território negro na cidade de Petrópolis/RJ e sua relevância para o ensino escolar da Geografia no âmbito da Lei 10.639/2003pt_BR
dc.title.alternativeQuilombo da Tapera as a black territory in the city of Petrópolis/RJ and its relevance for Geography school teaching within the scope of Law 10,639/2003en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe dissertation entitled 'The Quilombo da Tapera as a black territory in the city of Petrópolis/RJ and its relevance for the school teaching of Geography within the scope of Law 10.639/2003', analyzed, as a general objective, the importance of the dialogue between the Quilombo da Tapera Tapera/Petrópolis/RJ and the Teodoro Machado Municipal School and the CIEP Cândido Portinari in what involves the quilombo as a black territory of resistance/existence and the school teaching of Geography within the scope of Law 10.639/2003. In the specific objectives, the study mapped the Geo-Historical factors that allow in the praxis of teaching Geography the strategies and resistance paths adopted by the Tapera quilombolas as a demonstration of a geographic awareness of resistance/existence. In the same direction, it sought to identify possible manifestations of prejudice, racism, stereotypes, marginalization and violence in relation to quilombola children and adolescents in the schools they study; in addition to verifying, in a third specific objective, the conditions or historical-cultural elements that lead to processes of invisibility of the black quilombola culture of the remnants of Quilombo da Tapera, considering the school spaces they occupy and the city they transit through. As a methodology, the study used qualitative research procedures in Geography which, through bibliography and field research and questionnaires, semi-structured interviews and alternative forms of photographic/image recording, contributed to present and analyze the data under the theoretical-critical perspective. Thus, the study allowed identifying how the pedagogical practices of Geography teachers are related to compliance with Law 10.639/2003 and identity conditions for the affirmation of human and fundamental educational rights for the democratic, plural and cultural advancement of this community.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959221310519854pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Geny Ferreira-
dc.contributor.referee2Montezuma, Rita de Cássia Martins-
dc.contributor.referee3Richter, Monika-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2719728131018811pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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