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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19634
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Gestão educacional à luz da gestão do conhecimento: um estudo no Campus Avançado Ipameri - IF Goiano |
Other Titles: | Educational management in the light of knowledge management: A study at the Advanced Campus Ipameri - IF Goiano |
Authors: | Abreu, Isabel Carvalho |
Orientador(a): | Cupolillo, Amparo Villa |
Primeiro coorientador: | Dias, Marco Antônio Harms |
Primeiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
Segundo membro da banca: | Pace, Ângela Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Guimarães, Ítalo José Bastos |
Keywords: | Compartilhamento de informação;Comunicação;Gestão da educação;Reprodução cultural;Information sharing;Communication;Education management;Cultural reproduction |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 5-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | ABREU, Isabel Carvalho. Gestão educacional à luz da gestão do conhecimento: um estudo no Campus Avançado Ipameri - IF Goiano, 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa teve como problema central discutir, de forma interdisciplinar, as possibilidades da gestão do conhecimento na gestão educacional, por meio do estudo de caso de uma das doze unidades integrantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no Campus Avançado Ipameri. Sua principal motivação partiu da constatação de que durante os processos seletivos alguns candidatos desconheciam informações importantes acerca dos cursos do Campus Avançado Ipameri - IF Goiano, inclusive o fato de ser uma instituição de caráter público. Diante disso, houve o interesse e a curiosidade de, a partir de uma investigação sociológica, compreender os motivos de tais situações, os quais têm na gestão do conhecimento elementos teóricos importantes para reflexão acerca do problema. É seu objetivo geral analisar como se processam as informações institucionais educacionais estratégicas pontualmente no Campus Avançado Ipameri - IF Goiano, à luz das concepções de educação e reprodução cultural, no âmbito da gestão do conhecimento. Como objetivos específicos, buscou-se aprofundar estudos acerca da educação como elemento de transformação e reprodução cultural, identificando nessas teorias elementos que auxiliem a compreensão do problema de pesquisa. Investigou-se também o fluxo de informações associadas à qualidade educacional que circulam entre a comunidade do Campus Avançado Ipameri, de forma a identificar, aí, os processos de gestão de conhecimento vinculados à educação e à reprodução cultural. Por fim, fez-se a relação da gestão do conhecimento na Administração Pública no âmbito da educação. Optou-se pela abordagem qualitativa da pesquisa, com finalidade aplicada, sob a metodologia de estudo com caráter exploratório-descritivo. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista dirigida aos gestores, bem como a pesquisa documental. Quanto à técnica de análise de dados, aplicou-se a análise de conteúdo, visando compreender como lidar com as comunicações para além dos seus significados. Como referencial teórico, primou-se pela perspectiva da educação como reprodução cultural, na concepção de Bourdieu, especialmente a compreensão histórica e os sentidos da educação profissional no Brasil, e uma educação libertadora como contraponto, de acordo com Paulo Freire, bem como o compartilhamento de informações, por meio da explicitação, segundo Nonaka e Takeuchi, para melhor aproveitamento da experiência dos servidores e divulgação do que o Campus tem a oferecer para a comunidade local. Para tanto, partiu-se do pressuposto de que a gestão do conhecimento surge como importante prática no processo de melhoria e aperfeiçoamento dos processos que lidam com a informação. Após a pesquisa, acredita-se que as ações de gestão do conhecimento no Campus Avançado Ipameri podem levar a uma melhora da comunicação com a comunidade por meio do compartilhamento de dados estratégicos de forma mais interativa com a comunidade. Observou-se também que os desafios estão, além dos limites oriundos da cultura social, ligados ao número restrito de servidores, na motivação pessoal destes e na falta de profissional especializado para a comunicação, como jornalista ou publicitário, conforme pontuado nas respostas dos entrevistados. |
Abstract: | This research had as its central problem to discuss, in an interdisciplinary way, the possibilities of knowledge management in educational management, through the case study of one of the twelve units forming part of the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano, at the Ipameri Advanced Campus. Its main motivation came from the observation that during the selection processes some candidates were unaware of important information about the courses at the Advanced Campus Ipameri - IF Goiano, including the fact that it is a public institution. Given this, there was an interest and curiosity to, based on a sociological investigation, understand the reasons for such situations, which in knowledge management have important theoretical elements for reflection on the problem. Its general objective is to analyze how strategic educational institutional information is processed on a specific basis at the Ipameri Advanced Campus - IF Goiano, in light of the concepts of education and cultural reproduction, within the scope of knowledge management. As specific objectives, we sought to deepen studies on Education as an element of cultural transformation and reproduction, identifying in these theories elements that help to understand the research problem. The flow of information associated with educational quality that circulates among the Ipameri Advanced Campus community was also investigated, in order to identify the knowledge management processes linked to education and cultural reproduction. Finally, a list of knowledge management in Public Administration within the scope of education was made. We opted for a qualitative research approach, with an applied purpose, using an exploratory-descriptive study methodology. The data collection technique used was interviews directed to managers, as well as documentary research. As for the data analysis technique, content analysis was applied, aiming to understand how to deal with communications beyond their meanings. As a theoretical reference, emphasis was placed on the perspective of education as cultural reproduction, in Bourdieu's conception, especially the historical understanding and meanings of professional education in Brazil, and a liberating education as a counterpoint, according to Paulo Freire, as well as sharing of information, through explanation, according to Nonaka and Takeuchi, to better utilize the experience of employees and disseminate what the Campus has to offer to the local community.To this end, we started from the assumption that knowledge management emerges as an important practice in the process of improving and perfecting processes that deal with information. After the research, it is believed that knowledge management actions at the Ipameri Advanced Campus can lead to improved communication with the community through the sharing of strategic data in a more interactive way with the community. It was also observed that the challenges are, beyond the limits arising from social culture, linked to the restricted number of employees, their personal motivation and the lack of specialized professionals for communication, such as journalists or advertisers, as highlighted in the interviewees' responses. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19634 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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