Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19642
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Narrativas sobre o tempo da experiência docente ao final de ciclo de vida profissional no IF Goiano: o que viver quando a porta da sala de aula se fecha? |
Other Titles: | Narratives about the time of teaching experience at the end of the professional life cycle at IF Goiano: what to experience when the classroom door closes? Narrativas sobre el tiempo de la experiencia docente ai final dei ciclo de vida profesional en el IF Goiano: iqué vivir coando se cierra la puerta dei aula? |
Authors: | Nóbrega, Maria de Fátima Lucimara Santos |
Orientador(a): | Costa, Adriana Alves Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Costa, Adriana Alves Fernandes |
Segundo membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Terceiro membro da banca: | Gomes, Juaciara Barrozo |
Quarto membro da banca: | Alves, Luiza de Oliveira |
Quinto membro da banca: | Prado, Guilherme do Val Toledo |
Keywords: | Narrativas;Tempo;Experiências;Programa de Preparação para Aposentadoria;Formação Docente;Narratives;Time;Experiences;Retirement Preparation Program;Teacher Education;Tiempo;Experiencias;Programa de Preparación para la Jubilación;Educación Docente |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 6-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | NÓBREGA, Maria de Fátima Lucimara Santos. Narrativas sobre o tempo da experiência docente ao final de ciclo de vida profissional no IF Goiano: o que viver quando a porta da sala de aula se fecha? 2024. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como tema as narrativas sobre o tempo da experiência docente. Meu objetivo principal foi conhecer e analisar as narrativas sobre o tempo da experiência de professoras de licenciatura, acima de 55 anos, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano (IF-Goiano ). Escolhi a abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, de cunho biográfico e autobiográfico, audiogravadas e transcritas, realizadas com três professoras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano, com recortes de idade e área de formação. Os achados foram agrupados em núcleos de significação, propondo-se a identificar os diversos sentidos construídos pelas docentes durante o processo de investigação. Os sentidos e significados extraídos das narrativas apontaram para 04 (quatro) núcleos e 05 (cinco) subnúcleos, considerando as reflexões sobre tempo, experiência e formação. Os resultados indicaram para a importância de considerar as trajetórias de vida e formação como moldes para as abordagens dos programas de preparação para aposentadoria, levando em consideração as complexidades individuais e coletivas de cada um; bem como a necessidade de encarar a transição para a aposentadoria como uma prática constante, não apenas como formalidade legal, e sim um cuidado social que deve ser abordado e reforçado de maneira contínua. Como uma educação para a aposentadoria ao longo de toda vida funcional da docente e não só de forma emergente, como no período que antecede o aposento. |
Abstract: | This research explores narratives about the experience of time in teaching. The main objective was to understand and analyze the narratives about the experience of female teachers, aged over 55, at the Goiano Federal Institute of Science and Technology (IF-Goiano ). A qualitative approach was chosen, utilizing semi-structured interviews with a biographical and autobiographical focus. These interviews were audio-recorded, transcribed, and conducted with three teachers from IF-Goiano, representing different age groups and fields of study. Findings were grouped into cores of significance, aiming to identify the various meanings constructed by the teachers during the research process. The senses and meanings extracted from the narratives pointed to four cores and five sub-cores, considering reflections on time, experience, and education. Results indicated the importance of considering life trajectories and education as molds for retirement preparation programs, taking into account individual and collective complexities; as well as the need to view retirement transition as a constant practice, not just a legal formality, but a continuous social care that should be addressed and reinforced. This suggests an education for retirement throughout the teacher's entire professional life, rather than just as an emergent issue preceding retirement. Esta investigación explora las narrativas sobre la experiencia del tiempo en la ensefianza. El objetivo principal fue comprender y analizar las narrativas sobre la experiencia de las profesoras, mayores de 55 anos, en el Instituto Federal de Ciencia y Tecnología Goiano (IF-Goiano ). Se eligió un enfoque cualitativo, utilizando entrevistas semiestructuradas con un enfoque biográfico y autobiográfico. Estas entrevistas fueron grabadas en audio, transcritas y realizadas con tres profesoras de IF-Goiano, representando diferentes grupos de edad y áreas de estudio. Los hallazgos se agruparon en núcleos de significado, con el objetivo de identificar los diversos significados construidos por las profesoras durante el proceso de investigación. Los sentidos y significados extraídos de las narrativas apuntaron a cuatro núcleos y cinco subnúcleos, considerando reflexiones sobre el tiempo, la experiencia y la formación. Los resultados indicaron la importancia de considerar las trayectorias de vida y la formación como moldes para los programas de preparación para la jubilación, teniendo en cuenta las complejidades individuales y colectivas; así como la necesidad de ver la transición a la jubilación como una práctica constante, no solo como una formalidad legal, sino como un cuidado social continuo que debe ser abordado y reforzado. Esto sugiere una educación para la jubilación a lo largo de toda la vida profesional del docente, en lugar de ser solo un tema emergente antes de la jubilación. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19642 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024 - Maria de Fátima Lucimara Santos Nóbrega.pdf | 4.7 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.